Goethe-Institut seleciona dez projetos para o seu espaço de residência “Goethe na Vila” na Vila Itororó
CHAMADA PARA PROJETOS “GOETHE NA VILA”
Conhecido globalmente por promover a aliança intercultural através do diálogo e do intercâmbio no campo das artes e da cultura, o Goethe-Institut concebeu o “Goethe na Vila”, um espaço para projetos culturais sem fins lucrativos no complexo da Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo.
Com o objetivo de potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados no espaço, o Goethe-Institut São Paulo lança chamada para projetos que se empenhem na dinamização e na experimentação do espaço na “Casa 8” da Vila Itororó, imóvel que integra o complexo que reúne 37 casas construídas na década de 1920.
Serão selecionados 10 projetos que deverão ser executados de fevereiro a dezembro de 2017. O Goethe-Institut oferecerá suporte financeiro de até doze mil reais para cada projeto escolhido, que ativará a casa por um mês. Um júri selecionará esses projetos, a partir do interesse das propostas com a cidade e com as relações que ali se constroem. Os projetos podem abordar e problematizar desde as políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação até narrativas singulares e a maneira como espaço compõe uma dinâmica urbana global e ampla.
Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 28 de agosto de 2016. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. Como resultado do trabalho desenvolvido, os selecionados deverão realizar uma apresentação aberta, gratuita e que fomente a circulação do público pelo espaço Goethe na Vila.
Informações sobre inscrições regulamento e formulário de inscrições podem ser acessados no sitewww.goethe.de/saopaulo/goethenavila.
Vila Itororó
A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. A Vila Itororó foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT. Em 2006 foi decretada área de utilidade pública, tendo sido desapropriada pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais. A restauração da Vila Itororó, iniciada em 2013, é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra. Em 2015 foi assinada uma parceria entre Goethe-Institut, Prefeitura de São Paulo e Instituto Pedra para realizar a chamada para projetos a serem desenvolvidos em 2017.
Goethe-Institut
O Goethe-Institut possui atividades no mundo todo como instituição cultural da República Federal da Alemanha, tendo como missão promover o aprendizado da língua alemã no exterior e fomentar a cooperação cultural. Promove o intercâmbio cultural por meio de eventos nas áreas de cinema, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, unindo suas experiências e ideias com as de parceiros no Brasil.
O Goethe-Institut está presente em mais de 90 países. No Brasil, está presente com cinco institutos, sendo que em São Paulo, desde 1963.
Serviço
Chamada para projetos
“Goethe na Vila”
Período de inscrição: até 28 de agosto de 2016
Inscrição gratuita
Mais informações: www.goethe.de/saopaulo/goethenavila
E-mail: goethenavila@saopaulo.goethe.org