Resenha do Livro: ‘Torre Global – O Demente’

Capa do livro 'Torre Global - O Demente'
Capa do livro ‘Torre Global – O Demente’

Resenha do livro ‘Torre Global – O Demente’
do autor Roberto C Véras J, pela Editora Pandorga.

Este livro conta a estória de um homem desmemoriado, que é levado para o Presidio de Gibraltar e lá permanece por 20 anos.

Nesse período de estágio no presídio, ele começa a ter flashes de memória e visões do futuro.
Foi transferido para o manicômio em Lisboa, lá se descortina toda a história de sua vida.

E ele se lembra da Torre Global, um edifício que foi construído no deserto de Omã, num país chamado Fajar, todo idealizado por um Sultão.

Mas nosso desmemoriado, Snemed, já trabalhou por um longo período da sua vida dentro da torre. E foi crucial para várias mudanças e decisões que foram tomadas lá.

Só que em dado momento o Sultão pediu para ele ir embora.

O que acontece com Snemed e a Torre Global,? Só lendo.

Um livro cheio de detalhes de ambientação, ações e tudo mais.

Tem uma narrativa sobre economia, nações e sobre a forma como se lida com o dinheiro. E conta sobre a ascensão e queda de um homem.

SOBRE A OBRA

Roberto afirma que suas inspirações foram Carlos Castañeda, e o que ele descreve como os quatro inimigos do homem de conhecimento, Aldous Huxley e Yuval Harari.

O livro faz parte de uma série, e o escritor comentou, que a ideia desta série veio de insights que ocorreram em 2002 e foram colecionadas com a possibilidade de se tornarem roteiros de filmes.

À medida em que as ideias foram se entrelaçando, e ganhando inspiração na própria realidade tecnológica que nos cerca, o enredo se fundiu em um único fio condutor dando origem aos cinco livros.

Cada livro do série contará a história de um personagem sob o contexto macro e distópico da Torre Global.

  • O primeiro livro, ‘O Demente‘, conta a história de Snemed, um executivo de finanças que sonha conquistar um posto de poder na Torre, mas fracassa em sua missão.
  • O segundo livro, já em fase de edição, chamará ‘A Predestinada‘ e contará a história de Helga Kpöff, a chanceler da Alemanha da década de 2040.

Nesta obra, que apesar de ficção, tem a dimensão de uma pesquisa multidisciplinar, o autor procurou conectar suas áreas de interesse. Torre Global é o resultado das ideias que coleciona desde 2002.

Um livro completo, excelente! Leiam!!

Assista a resenha no canal Lee Oliveira no YouTube

Resenha no Canal YouTube “O Que Li por Lee Oliveira”

SINOPSE DO LIVRO

(Fonte: Editora Pandorga)

Com os seus truques, a noção individual cria infindáveis percepções reais. E é justamente neste plano emulado da realidade, nestes sonhos acordados, que podemos fazer uma jornada pelos nossos meandros.

Você já imaginou um sistema monetário destituído de influência política? Seria isso possível? Para um sultão do Oriente Médio a resposta a essa última pergunta é afirmativa.

Com esse projeto em mente, o grande magnata, portanto, vai criar o virtualismo, mas a fim de que esse cumpra seu papel sem qualquer tipo de contaminação pelo atual e decadente governo vigente, ele funda Fajar, um país no deserto de Omã, local escolhido como hospedeiro do inovador sistema.

Todavia, como se isso já não fosse demais, o sultão construiu um prédio high-tech que proporciona as experiências mais luxuosas e extraordinárias do mundo: a Torre Global!

Aí que mora a beleza da tour global. ela é mágica. como disse, tem vida própria. ela permite que a mente mude de plano e empreenda mágicas da percepção.

A Torre se torna um dos mais visitados pontos turísticos dos milionários, que gastam descontroladamente suas riquezas no novo país, fazendo com que o sistema do virtualismo se fortaleça, seu fluxo desconcentre a renda e mude a ordem e a lógica econômica mundial.

Mas com o que o mundo não contava é que a inteligência artificial da Torre pudesse penetrar tão profundamente na vida das pessoas, tornando-se o mais perfeito modo de controle social.

Mas será realmente tão perfeito assim? Tal interferência tecnológica terá consequências sem volta para a humanidade!

SOBRE O AUTOR

Roberto C Véras J, nascido na cidade de São Paulo, e com 40 anos, desde jovem o autor se interessou por temas ligados ao desenvolvimento humano, sobretudo do ponto de vista espiritual e social.

Roberto C Véras J
Roberto C Véras J

Suas principais referências são Carlos Castañeda, com a sabedoria do xamanismo tolteca, e Aldous Huxley, através de seus ensaios e de sua consagrada distopia, ‘Admirável Mundo Novo‘.

Formado em administração, com o estudo ‘Discurso ecológico empresarial: transição ideológica ou racionalidade econômica?‘, e pós-graduado em jornalismo com a monografia ‘O mito do herói e o jogador de futebol contemporâneo‘.

O autor é hoje sócio da ComBio, onde atua como diretor de sustentabilidade, após onze anos à frente da área financeira.

É, também, conselheiro do Sistema B, conselheiro da UNESCO-SOST Transcriativa, e esteve na COP-26, em Glasgow, e na COP-27, em Sharm el-Sheik, no Egito, participando em ambas as vezes de painéis sobre transição energética e economia circular.

Está presente nas redes socias Instagram e Linked In.

SUAS OBRAS

Torre Global – O Demente

Livro Torre Global – O Demente

Editora Pandorga

ONDE ENCONTRAR O LIVRO


Resenhas da colunista Lee Oliveira