‘Culinária Literária e outras reflexões poéticas’
‘Culinária Literária e outras reflexões poéticas’, de Silvio Antônio de Almeida, pela Editora Viseu.
Resenha do Livro ‘Culinária Literária e outras reflexões poéticas’
Um livro que se mostra em duas fases:
- A fase mais afetiva, que fala sobre a infância do autor, como ele via a força de sua mãe, a afetuosidade do pai, que amava política e amava ler.
- Fala de seus amigos, de suas aventuras.
RESENHA
Uma narrativa particular, que nos leva para um lugar muito bonito, até mesmo em nossas lembranças mais fecundas e nos traz um quentinho no coração.
E parte mais reflexiva do livro, escrita de uma forma mais rebuscada, cheia de nuances e sentimentos, fala sobre o mundo, as dificuldades dos que vivem à margem da sociedade. Mas fala também de amor e solidão.
Este livro foi escrito em plena pandemia de covid-19, e traz em sua escrita reflexiva muito do que todos nós passamos…
Um livro para ser saboreado no que mais nos envolve, e degustado com calma nas reflexões que têm sabores novos e distintos.
Uma escrita interessante, pungente e muito intensa.
Super recomendo!!
Leiam!!!
Assista a resenha no canal @OQUELI no YouTube
SOBRE A OBRA
Um livro escrito durante a pandemia de covid 19, que fala sobre infância e reflexões sobre o que viveu neste período.
O Autor sempre havia nutrido a vontade de escrever uma obra, e nesta fase pandêmica, se viu inspirado, por tudo que estava acontecendo ao seu redor, e pelas lembranças, a colocar no papel tudo que se passava em seu coração.
Alguns contos são autobiográficos, com situações de sua infância e relatos que foi acumulando na memória.
Também há relatos de situações vividas na ditadura militar e outros tantos contos dispersos de situações várias do cotidiano.
SINOPSE DO LIVRO
(Fonte: AMAZON)
O gosto de um bom alimento depende de seu tempero e de seu preparo, das temperaturas adequadas e, principalmente, do estado de espírito do mestre-cuca.
O aroma e o sabor vivificam a alma e o corpo que consomem as iguarias; as essências finas oferecem o despertar dos sentidos ao prazer de degustar um alimento saudável, além de oferecerem energia suficiente para a lida diária.
Substâncias incorporadas ao calor do fogo devem ser especiais, como uma osmose primordial de transubstanciação.
Todo processo de mistura é detalhadamente escolhido em um transe de satisfação pessoal entre o sal e o açúcar, usado conforme o prato inebria os sentidos e sacia o corpo.
Assim como o alimento, um bom livro depende de toda a alquimia das palavras que, associadas, encantam a alma e o espírito, levando o leitor a uma visão abrangente e crítica e instigando-o a não absorver qualquer essência que venha a confundir sua formação como ente e como ser.
Esta duplicidade entre corpo e espírito precisa do equilíbrio salutar para ter vida em plenitude.
Temos grandes escritores em nossa cultura que alimentam nossos devaneios com o conhecimento e entretenimento de bons livros, então é como estar em uma mesa repleta de manjares salutares.
Essas circunstâncias se interpenetram na formação do indivíduo como células do corpo social, pois a sociedade, sem as virtudes da individualidade, não formaria a civilização em todo o seu sentido humano.
Espero contribuir, de alguma forma, para saciar sua fome de justiça, no imaginário fértil da evolução que transgrida o lugar-comum da vida.
Jamil.
SOBRE O AUTOR
Silvio Antônio de Almeida nasceu na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, no fundo do Vale do Paraíba, em julho de 1959.
Trabalha a 45 anos como radiologista, produzindo imagens para interpretação médica.
Amante da literatura, sempre escreveu contos e resenhas.
Leitor assíduo, acredita que a leitura oferece a liberdade e igualdade que um povo precisa.
Para ele, da mesma forma que o alimento da força e energia para a vida, a leitura também nos nutre, dando-nos inspiração e alento para a alma.