Artigo de Carlos Cavalheiro sobre Patrimônio é publicado em revista da UNESP

Na edição de julho de 2023, na qual o artigo do professor Carlos Cavalheiro foi publicado, o título da capa foi “Mundo do trabalho e trabalhadores na escrita sobre o patrimônio cultural”

Foto que mostra operários da fábrica N. S. da Ponte, em Sorocaba, transformada em Shopping Center
Foto enviada por Carlos Cavalheiro, e que compõe um artigo seu, publicado na página do Centro de Memória Operária de Sorocaba.

https://www.memoriaoperariasorocaba.com.br/post/as-condi%C3%A7%C3%B5es-de-vida-dos-oper%C3%A1rios

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, que leciona História na rede pública municipal de Porto Feliz (SP), teve seu artigo publicado este mês em revista científica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis. O artigo foi publicado na Revista História e Cultura (ISSN: 2238-6270 – Qualis A3).

Intitulado “Quando a fábrica se converteu em Shopping Center: patrimônio e memória dos trabalhadores de Sorocaba/SP”, o artigo, de acordo com a própria revista, “discorre, tomando como recorte espacial a cidade de Sorocaba no interior de São Paulo, sobre o patrimônio cultural dos trabalhadores, bem como tenta compreender a produção de articulações que contribuem para a constituição de uma memória emancipadora da classe operária a partir de estratégias que abarcam, inclusive, a constituição de patrimônios imateriais”.

A História e Cultura, atenta às pesquisas e ao debate acadêmico desenvolvido na área de História e em áreas afins, publica textos inéditos de autoria de doutores, mestres e pós-graduandos stricto sensu, redigidos em português, espanhol, francês e inglês. Além de artigos para dossiês, a revista recebe contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, entrevistas, resenhas e traduções.

“A discussão no texto parte da realidade do uso dos patrimônios para outros fins que não os estabelecidos em sua origem. Assim, as antigas fábricas têxteis, em estilo inglês, são aproveitadas como hipermercados ou shopping center, invisibilizando, de certa maneira, a função original do prédio e toda a potência de memória que ele carrega, como a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida”, esclarece o professor e historiador.

Carlos Carvalho Cavalheiro

Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e leciona História na rede pública municipal de Porto Feliz. É licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). É escritor, Historiador, pesquisador de cultura popular e produtor de vídeos. Colaborador dos jornais Tribuna das Monções, ROL (Região On Line) e do Portal de Notícias culturais “Marimba Selutu”, de Angola. Acadêmico correspondente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos em Ciências, Letras e Artes) e acadêmico efetivo da Academia Independente de Letras.

O artigo pode ser lido por meio do link: https://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/index

Voltar: http://www.jornalrol.com.br