Artigo de José Otávio Vasques Ayres: 'Como manter a higiene de ouvidos, nariz e garganta?'
DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES – ‘COMO MANTER A HIGIENE DE OUVIDOS, NARIZ E GARGANTA???
ATENÇÃO !!!
Muitas vezes, na ilusão de estarmos realizando procedimentos para uma melhor higiene,
acabamos prejudicando nosso organismo. Vejamos o que é adequado:
OUVIDOS – A limpeza deve ocorrer somente até onde conseguimos enxergar . Não devemos colocar nada dentro do canal auditivo. Não usar cotonetes e nem outros objetos. A cera não é sujeira, possui funções de defesa do ouvido: evita o ressecamento da pele, tem substâncias que protegem de infecções bacterianas e micoses. Protege contra insetos, por ser pegajosa e pelo odor que os repele. Os ouvidos geralmente são “autolimpantes” : jogam a cera para fora. Quando há uma falha desta eliminação e ocorre um grande acúmulo de cera, a audição pode ficar comprometida. Neste caso deverá ser removida, sendo sempre com um otorrinolaringologista. NÃO coloque sabão, sabonete, óleo, hidratante ou outras substâncias dentro dos ouvidos !! Cera não é sujeira, é proteção!!
NARIZ – Nunca coloque objetos dentro da cavidade nasal. Não introduza dedos, cotonetes, lenço, algodão, papel, etc. A pele de dentro do nariz não está preparada para receber atrito, então estes objetos são muito prejudiciais. A higiene deve ser feita com a instilação de soro fisiológico várias vezes ao dia, especialmente em períodos de ar mais seco e exposição a ambientes com ar condicionado. É aplicar o soro e assoar o nariz. Isto evita a formação de crostas e se por ventura já houver crostas, a lavagem vai retira-las. As BOMBINHAS DE SUCÇÃO são frequentemente usadas para aspirar a secreção nasal de crianças pequenas, que não conseguem assoar o nariz, mas DEVEM SER EVITADAS. O seu uso promove uma pressão negativa dentro das fossas nasais, que é transmitida para os seios da face e ouvidos médios. Esta pressão negativa favorece a sinusite bacteriana e a otite média bacteriana.
GARGANTA – O melhor hábito para um bom funcionamento da garganta é tomar muita água, o dia todo e aos poucos. Ela vai lubrificar e proteger. Evite o uso de pastilhas e sprays de qualquer natureza. Se houver necessidade de gargarejo para ajudar a eliminar secreções, use soro fisiológico ou água morna com um pouquinho de sal. Não pigarreie . Não utilize para gargarejos: Limão, vinagre, própolis ou medicamentos de enxague bucal. A maçã é um bom alimento para ajudar o funcionamento das pregas vocais.
DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES
OTORRINOLARINGOLOGISTA
Fonte de imagem = Internet