Dia do Folclore comemorado em Itapetininga
Neste dia 23 a prefeitura de Itapetininga comemorou no Centro Cultural o Dia do Folclore, com brincadeiras e prêmio às melhores fantasia das crianças
O Largo dos Amores foi palco de ‘contação’ de histórias, brincadeiras com personagens folclóricos, premiação para melhor fantasia do folclore e muito mais.
Houve o lançamento da segunda edição do livro ‘Lendas de Itapetininga e Região’, com exposição de personagens, artigos folclóricos e autógrafos das autoras.
As autoras Luciane Camargo e Maria Nunes da Costa Menk (foto)organizaram a ‘Terça Cultural do Folclore de Itapetininga’, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga. Crianças vestidas com roupas dos personagens do livro se apresentaram em bonito evento cultural.
Sobre as autoras:
Maria Nunes da Costa Menk
Maria Nunes da Costa Menk nasceu em Tatuí, Estado de São Paulo, em 1949. Cresceu na cidade vizinha de Itapetininga, onde vive até hoje. Licenciada em Português, Inglês, Pedagogia e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, estreou na literatura com a publicação do livro Lendas de Itapetininga (2002). Alguns anos depois, escreveu o livro Eleição, Momento Sublime da Democracia (2004) e Lendas de Itapetininga e Região (2014), em parceria com Luciane Camargo, dando continuidade ao trabalho literário cultural que começou ainda como professora. Atuou durante vinte e cinco anos na Rede Municipal de Itapetininga e seis anos na Rede Estadual. Filha de Benedito Nunes da Costa, ex-combatente, e de Odila de Oliveira Costa.
Luciane Camargo
Luciane Camargo nasceu em Itapetininga, Estado de São Paulo, em 1985. Cresceu na mesma cidade e se mudou para São Paulo quando ingressou na Faculdade de Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o curso de Tradução e Interpretação pela Associação Alumni e pós-graduação em Interpretação de Conferência pela Universidade Gama Filho (UGF), atual Estácio. Morou nos Estados Unidos de 2006 a 2007, onde teve a oportunidade de estudar na Universidade de Harvard, e, durante alguns meses, morou na Itália no ano de 2011. Em 2014, de volta à Itapetininga, lançou o livro Lendas de Itapetininga e Região em parceria com Maria Nunes da Costa Menk. Além de trabalhar ativamente como tradutora, está engajada em projetos culturais da cidade que envolvem o Folclore.
Saiba mais sobre o Projeto Lendas de Itapetininga e Região
Dando seguimento ao trabalho desenvolvido em parceria no livro Lendas de Itapetininga e Região (2014), Maria Nunes da Costa Menk e Luciane Camargo se uniram mais uma vez para publicar novamente o livro Lendas de Itapetininga, inicialmente escrito em 2002 e agora reescrito pelas duas autoras e com novas ilustrações desenvolvidas por Magno Almeida Cunha. O livro traz 38 lendas e contos de Itapetininga ilustrados para colorir e despertar ainda mais o interesse em crianças e adultos.