Nova campanha do FSC Brasil mostra como a floresta se transforma em música
‘A Floresta que me Habita’ convida João Camarero, um dos grandes violonistas da MPB atual, para apresentar a cadeia produtiva sustentável do violão
Antes de a música acontecer, existe um show à parte onde o palco principal é a floresta, e os artistas são empreendedores locais da Amazônia. Estamos falando da arte de construir instrumentos musicais a partir de madeiras nativas certificadas FSC, com manejo florestal responsável e desenvolvimento socioambiental.
Esse é o tema do segundo vídeo da campanha ‘A Floresta que me Habita’, criada pelo FSC Brasil como um convite para contemplar a natureza com outros olhos. O objetivo é mostrar para o grande público, consumidores finais, que a floresta está muito mais próxima do que costumamos imaginar e faz parte dos nossos prazeres do dia a dia, como a música.
“Nossa ideia é revelar a potência da economia da floresta e como ela nos proporciona tantas coisas boas na vida. A música é uma das dádivas que recebemos da natureza e é isso que celebramos nesta nova campanha”, afirma Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil.
O vídeo é protagonizado por João Camarero, um dos grandes músicos e violonistas da atualidade, que fala sobre a sua conexão com o instrumento e a música. O mini doc inédito também se passa na OELA Brasil – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – onde são fabricados instrumentos de corda certificados pelo FSC. E retrata ainda as operações da Mil Madeiras Preciosas em Itacoatiara, referência em manejo florestal responsável de produtos madeireiros de florestas nativas no Brasil.
O caminho, como se vê, é longo e começa com a gestão responsável e sustentável das florestas e passa pelas oficinas de luthiers (profissionais especializados na construção de instrumentos musicais) até chegar de fato às mãos dos músicos e instrumentistas.
‘A Floresta que me Habita’ lança luz sobre essa jornada que pouca gente conhece e mostra como a madeira da Amazônia pode tomar forma de violão e se transformar em melodia. Conexão com a natureza, saberes ancestrais, empoderamento de comunidades tradicionais e empreendedorismo formam esse caldo de cultura da floresta manejada com responsabilidade e certificada.
“Com essa campanha, unimos todos os elos da produção responsável de produtos florestais e mostramos que a floresta é também sinônimo de arte, música, cultura e bem-estar. Ela está presente em tudo que apreciamos”, afirma Rodrigo Boro, CCO da FLX Comunicação e idealizador da ‘Floresta que me Habita’.
Para acessar a plataforma completa da campanha, clique aqui https://br.fsc.org/br-pt/a-floresta-que-me-habita/a-floresta-que-me-habita
SOBRE O FSC
É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. O selo FSC é encontrado em milhões de produtos de base florestal. Acompanhe o FSC Brasil no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Website.
Ficha técnica ‘A Floresta que me Habita‘
Agência: FLX Comunicação
Anunciante: FSC Brasil
Título: A Floresta Que Me Habita
Produto: Institucional
CCO: Rodrigo Boro
Diretor de Criação: Rodrigo Boro
Produtora: Candela Filmes
Direção / Fotografia / Edição: Marco Rempel
Operadora de Áudio: Isadora Simeão Carneiro
Aprovação: Daniela Vilela, Flávia Ribeiro
Voltar: http://www.jornalrol.com.br