Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de São Paulo a produzir vídeos com celulares
Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação
Acontece em São Paulo, até 02 de outubro, o projeto Cultura Videomaker, idealizado pela Numen Produtora, com patrocínio da BP Bunge Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A proposta é capacitar 90 jovens de baixa renda para a produção de vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição.
O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, realizada pela Rede Conhecimento Social em parceria com o IBOPE Inteligência, que ouviu 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, em 2019, e evidenciou o quanto a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.
Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual, promover a inclusão digital, melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral, além de ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. A programação do projeto inclui a realização de palestras, oficinas de audiovisual e um evento de encerramento, com a exibição de vídeos documentários produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.
Na etapa São Paulo, iniciada em 15 de agosto, o projeto é direcionado a jovens atendidos por instituições parceiras, como Associação Helen Drexel, Centro de Assistência Social e Formação Profissional (Ciap – São Patrício) e Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA).
Até o final do ano, o Cultura Videomaker deve passar também pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP) e Pedro Afonso (TO), oferecendo a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos.
“Não há dúvidas de que a internet e os canais digitais democratizaram a forma como as pessoas consomem e produzem conteúdo. Ter domínio sobre este tema e entender as oportunidades que ele pode gerar no futuro é algo que pode fazer toda a diferença. A decisão de apoiar o projeto se deu justamente por considerá-lo como um excelente começo para que os jovens se desenvolvam na cultura audiovisual digital, garantindo assim diferenciais significativos para o seu desenvolvimento e qualificação profissional”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
Programação Cultura Videomaker
São Paulo: de 15 de agosto a 02 de outubro
Palestra “A Produção no Audiovisual
A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que aconteceu no dia 15 de agosto, nas dependências do NAIA e CIAP São Patrício. A ideia foi de introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas.
Oficina de produção de vídeos
Onde: Associação Helen Drexel. Rua Filinto Gomes Silva, 42 – Brooklin
Quando: 19 de agosto a 02 de setembro (aos sábados)
Como: uma turma com jovens da instituição
Onde: CCA – NAIA. Rua Ribeiro do Vale, 120 – Brooklin
Quando: 21 de agosto a 01 de setembro (segunda a sexta)
Como: duas turmas vespertinas com jovens da instituição
Onde: Ciap – São Patrício. Av. Francisco Rodrigues, 435 – Vila Constança
Quando: 28 de agosto a 12 de setembro (segunda a sexta)
Como: três turmas vespertinas com jovens da instituição
Evento de encerramento do projeto
Quando: 02 de outubro das 14h às 16h
Onde: CEU Jaçanã. Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira
Quanto: Entrada gratuita
Como: exibição de vídeos produzidos pelos alunos do curso e setlist de DJ.
Sobre a BP Bunge Bioenergia
A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável. Para mais informações, visite o site da empresa clicando aqui.
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Voltar: http://www.jornalrol.com.br