Após 14 anos Itapetininga retoma Festival de Teatro
VI Festi acontecerá entre os dias 9 e 14 de outubro
A Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Grupo Teatral Tapanaraca retomam o Festival de Teatro de Itapetininga – Festi.
O evento será entre os dias 9 e 14 de outubro, com apresentações gratuitas todas as noites, a partir das 20h, no Centro Cultural e Histórico ‘Brasílio Ayres de Aguirre’.
O secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga, Mauricio Hermann, fala da importância em apoiar um evento como este. “É muito importante essa parceria entre o Poder Público e os grupos de teatro da cidade. A ideia é fazer do Centro Cultural um espaço democrático para toda a comunidade”. Hermann ainda diz que o objetivo do VI Festi é valorizar e fortalecer o teatro regional, além de estimular a cidade a presenciar um evento cultural
Fábio Jurera, diretor do Tapanaraca e idealizador da retomada do projeto, lembra que desde 1994 aconteciam festivais de teatro esporadicamente, mas há mais de dez anos eles não ocorrem mais. “O festival já existia, mas o formato é novo, algo inédito na cidade. Apesar disso, temos a ideia da continuidade”, explica.
De acordo com Jurera, a seleção dos espetáculos foi feita levando-se em conta a identidade teatral e grupos que tinham trabalho a mostrar. O VI Festi também contará com três jurados muito bem conceituados, com um olhar técnico e estético e muitos anos de experiência.
As cinco peças inscritas receberão premiações nas categorias de melhor ator/atriz coadjuvante, ator/atriz revelação, melhor maquiagem, figurino, iluminação, sonoplastia, direção e melhor espetáculo. Além disso, os atores egrupos receberão prêmios especiais.
A cerimonia de premiação será na sexta-feira, às 20h, iniciando-se com a apresentação de encerramento. O Festi terá sua identidade na premiação. “O troféu será em formato de ferradura, em referência à tradição tropeira da cidade”, conta Fábio.
Conheça os espetáculos que participarão do VI Festi:
Manifesto do Subconsciente – Cia Studio 8 Encena (Itapevi)
O Pequeno Príncipe – Quatro Cantos (Quadra)
Vestido de Chita – Grupo Engenhoca Teatral (Sorocaba)
Malévola de Oz – Grupo Estrelas da Imaginação (São José dos Campos)
A Velha Amorosa – Cia das Bocas/Cia Ai dos Dois (São José do Rio Preto)
Festejo
Paralelamente ao Festi, acontecerá o Festival Jovem – Festejo, voltado para os estudantes. Os cinco espetáculos serão à tarde, às 15h.
O Centro Cultural fica no Largo dos Amores, s/n. Telefone 3273-4523.