Estudantes conhecem um pouco da História de Porto Feliz
Os estudantes dos 8ºs anos de EMEF Coronel Esmédio tiveram uma experiência enriquecedora: puderam compartilhar da experiência, das lembranças e das informações de pessoas ligadas a entidades próximas à unidade escolar
Com o objetivo de produzir conhecimento para subsidiar as redações da Olimpíada de Língua Portuguesa, os professores Carlos Carvalho Cavalheiro (História) e Fabiana Gutierrez Ruiz de Almeida criaram o projeto “Memórias do entorno”.
Os estudantes foram instados a entrevistar moradores, comerciantes, diretores de clubes, maestros de Bandas entre outros, e o resultado desse trabalho foi a produção de pequenos vídeos-documentários.
Os entrevistados foram: Jorge Savioli, diretor do Esporte Clube União; Jorge Brasílio, proprietário do Bar do Jorge; Márcia Castelucci, Diácono Silvio Buzzo e Mara, da Irmandade de São Benedito; o diretor financeiro do Esporte Clube Operário Araritaguaba; os Maestros Ricardo de Macedo Ghiraldi (Banda Bandeirantes) e Joelson dos Santos Gomes (Banda União); Márcia Castelucci, proprietária do Antiquário Monções; José Dumont, proprietário do Armazém São Judas Tadeu; os proprietários do restaurante Belini e Ivan Sampaio do GRES Acadêmicos da Barra.
O projeto iniciou-se em abril deste ano e durante todo o primeiro semestre ocorreram as entrevistas.
Utilizando os recursos da sala de informática da escola ou recursos próprios os estudantes editaram as entrevistas e transformaram em vídeos curtos.
Com isso, o conhecimento das memórias do entorno da escola – que se localiza na região central da cidade – puderam ser compartilhadas entre os estudantes, reforçando o vínculo com a comunidade e permitindo o florescimento do sentimento de cidadania e de pertencimento comunitário.
As informações coletadas serviram ainda de subsídio para a composição de textos que concorrem dentro da Olimpíada de Língua Portuguesa.