Artigos sobre a Revolução de 1932 repercutem na região

Revolução C0nstitucionalista de 1932 estudada na região

colaborador_cavalheiro-copyOs artigos do professor Carlos Carvalho Cavalheiro sobre a participação de Porto Feliz na Revolução Constitucionalista de 1932, publicados pelo jornal eletrônico ROL – Região On Line e pelo jornal impresso ‘Tribuna das Monções’, de Porto Feliz, repercutiram na região.
Em Itapetininga, os artigos foram alvo da atenção do Núcleo MMDC de Itapetininga, Setor Sul da RC 32 e foram configurados em forma de ensaio e publicados em páginas da internet do Núcleo MMDC: http://mmdc.itapetininga.com.br/veteranos.htm e http://mmdc.itapetininga.com.br/portofeliz32.pdf .
Devido a isso, o professor Carlos Cavalheiro recebeu um diploma de ‘Colaborador Emérito do Núcleo MMDC’ de Itapetininga Setor SUL (foto).
Os artigos repercutiram pelo fato de que a história da Revolução Constitucionalista nas cidades ainda ser um assunto pouco estudado, conforme salientou o professor e historiador Jefferson Biajone.
Segundo o pr0fessor e historiador Carlos Cavalheiro, “muitos fatos relacionados à Revolução de 32 nas cidades do interior ainda suscitam pesquisas mais aprofundadas e a recuperação dessas histórias alicerçam a memória das cidades”.
Segundo Jefferson Biajone,  um dos maiores especialistas sobre a Revolução Constitucionalista de 32, professor da Fatec de Itapetininga, membro da Academia Itapetiningana de Letras e confrade do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, “o artigo do professor Carlos Cavalheiro mostra que “Porto Feliz presente esteve na RC32 com os melhores de seus filhos alistados no Exército Constitucionalista do Setor Sul, os quais tiveram seu batismo de fogo neste setor”. E encerra cumprimentando o historiador Carlos Cavalheiro “pelo ensaio e em frente para a vitória!”.
Para o presidente do IHGGI, jornalista Helio Rubens, editor do jornal eletrônico ROL – REGIÃO ON LINE, o artigo de Carlos Cavalheiro abriu a possibilidade – incentivada pelo seu instituto! – de professores, historiadores, jornalistas e outros estudiosos estudarem os fatos relacionados à Revolução de 32 ocorridos em em outras cidades da região: “Em Buri, Capão Bonito, Itapetininga e em outras cidades da região ocorreram cenas importantes no campo de luta e foram palco de muita ações heroicas dos paulistas e fatos esses precisam ser registrados, enfatizou, lembrando ainda que “o nosso jornal ROL está com portas abertas para a publicação de artigos relacionados à Revolução Constitucionalista”.