EJA DE ITAPETININGA – ABERTAS INSCRIÇÕES

Abertas inscrições para novas turmas do EJA

A Secretaria Municipal da Educação abrirá inscrições para novas turmas das salas de Educação de Jovens e Adultos do dia 28 de janeiro a 2 de fevereiro.

Para efetuar a inscrição, a pessoa deverá ter no mínimo 15 anos e entregar nas escolas cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado. 

As inscrições serão realizadas nas unidades escolares relacionadas abaixo:

  • EMEF Evanilde Shirley de Oliveira Majewsky (Vila Prado);
  • EMEF Rosa Badin Vieira (Jardim Sangrilá);
  • EMEF Selma Neli Pranches de Oliveira (Vila Bandeirantes);
  • EMEF Adriana Porto Rocha (Distrito do Morro do Alto);
  • EMEF Zarife Yared (Centro);
  • EMEF Hilda Weiss Trench (Vila Belo Horizonte);
  • EMEF Maria Cecília Rolim Nalesso (Jardim Fogaça);
  • EMEF Francisco Fabiano Alves (Central Parque 4L).

Informamos ainda que as inscrições continuam durante o ano, para os interessados em concluir o Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º ano, que antes era chamado de 1ª à 4ª série). As aulas começam no dia 9 de fevereiro as quais serão realizadas no período noturno.

 

Sobre a Educação de Jovens e Adultos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa porque envolve dimensões que transcendem a questão educacional. Até uns anos atrás, essa educação resumia-se à alfabetização como um processo compreendido em aprender a ler e escrever. O professor que se propõe a trabalhar com adultos deve refletir criticamente sobre sua prática, tendo também uma visão ampla sobre a sala de aula, sobre a escola em que vai trabalhar. Tem que ampliar suas reflexões sobre o ensinar, pensando sobre sua prática como um todo.

Frequentemente o próprio aluno busca na escola um lugar para satisfazer suas necessidades particulares, para integrar-se à sociedade letrada, da qual não pode participar plenamente quando não domina a leitura e a escrita. Um novo pensar sobre a educação de jovens e adultos traz para o âmbito escolar questões relativas ao processo histórico do aluno. Existem muitos motivos que levam esses adultos a estudar, como, exigências econômicas, tecnológicas e competitividade do mercado de trabalho. Vale destacar, que outras motivações levam os jovens e adultos para a escola, por exemplo, a satisfação pessoal, a conquista de um direito, a sensação da capacidade e dignidade que traz autoestima e a sensação de vencer as barreiras da exclusão!

 

Mais informações através do telefone 15 3272 6916 – ramal 230/231.