Celso Lungaretti: 'DESERDADOS DA GLOBALIZAÇÃO EM MARCHA: O PIOR AINDA ESTÁ PARA VIR!'

Celso Lungaretti: ‘TRIUNFO DE TRUMP DEVEU-SE À SEDUÇÃO PELO NACIONALISMO POPULISTA’ (extrato)

Por Demétrio Magnoli

 

O brexit não seria aprovado sem os votos das regiões industriais deprimidas de Midlands, antiga fortaleza eleitoral do Partido Trabalhista. Nos EUA agora, como no Reino Unido meses atrás, o homem esquecido segue o demagogo nativista que clama contra o estrangeiro –isto é, o imigrante mexicano ou o exportador chinês.

Uma chaga purulenta infecta a globalização. Hoje, nos EUA, os 1% mais ricos concentram 21% da renda total, perto dos 24% de 1929 e mais que o dobro dos 9% de 1975. A renda média dos 40% mais pobres caiu 8% em relação a 2006. A recuperação econômica significou estagnação ou retrocesso para muitos.

elite política e midiática.

Por Lungaretti 

O PROLETARIADO: ONTEM MOCINHO, HOJE BANDIDO…

Naqui e a íntegra pode ser acessada aqui), o jornalista, sociólogo e geólogo Demétrio Magnoli pisou num calo muito dolorido da esquerda: o engajamento do sujeito revolucionário inicial do marxismo, o proletariado industrial, nas atuais cruzadas do retrocesso, apoiando as piores causas, conforme se constata no papel importante que desempenhou para a aprovação do Brexit e a eleição de Donald Trump.

[Isto para não falarmos no péssimo desempenho dos candidatos do Partido dos Trabalhadores nos municípios industriais da Grande São Paulo, quais sejam Mauá, Guarulhos, Osasco, Santo André e São Bernardo: após os recentes pleitos municipais, nenhum deles conta mais com prefeito petista.]

O aprofundamento deste tema requereria um texto muito mais longo e uma abordagem bem mais teórica do que é aceitável num blogue, mas sintetizarei o que considero mais importante:

  • agora, no entanto, a evolução tecnológica permite dispensarem cada vez mais a força de trabalho humana, além de ser mais vantajoso para o grande capital produzir um sem-número de itens na Ásia (principalmente), o que explica o fechamento de tantas indústrias nos EUA e Europa;