Sonia Moreira: 'Certeza de impunidade!'

Sonia Moreira
Sonia Moreira

Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com – ‘Certeza da impunidade!’

 

O que leva um ser humano a reincidir no erro?Alguns dirão ser genético, outro que é um produto do meio em que vive, também podemos dizer ser oportunista, sim, ao ver a facilidade não conseguem se controlar.

O que me refiro são os políticos atuais de nossa república, é tão fácil burlar as leis para esses senhores feudais modernos, seus asseclas, seguidores fiéis, encontram tangentes em cada crime cometido, os doutores em data vênias, conseguem explicar o inexplicável.

A plebe ultimamente tende a se unir para um levante popularesco, aliado a falta de conhecimento prévio das pautas bombas com cronômetros ajustados aos interesses escusos da malandragem, seguem com discursos fanáticos.

Volto a perguntar o que leva um ser humano, agora filtrando e separando o joio do trigo, o que leva um político a reincidir nos crimes por anos seguidos? Resposta: Certeza da impunidade, nada vai acontecer, continuarão com seus privilégios, e os valores surrupiados do povo, já foram doados a amigos laranja, que vendem o nome por quantias vultosas, não só os nomes vendem a liberdade, há quem dirá que substitui com muito grado o padrinho político na cadeia, e sem querer as benesses das supostas delações premiadas.

A certeza da impunidade leva o cidadão comum, a acreditar que tudo pode, o exemplo podre de nossa política contamina a sociedade, há em empresas tipos como esses, roubam, enganam, mentem descaradamente e saem ilesos, assim como na política.

O problema de todo esse cenário macabro, está lá atrás, há mais de 500 anos, começou errado, tudo era feito em torno da casa grande, todos eram das senzalas que com o suor do rosto propiciavam o luxo dos barões e nobres apadrinhados pelo império emprestado da Europa.

Hoje os caciques, presidentes de senado, câmara de deputados, desfrutam de um luxo absurdo, desde caviares a aviões do exército, usam simplesmente como taxi, e o querosene é pago pela plebe, benefícios concedidos por força da caneta de uma constituição tupiniquim, feita exclusivamente para privilegiar somente quem tem a conta corrente em paraísos fiscais.

O mais engraçado é usarem literalmente o ditado popular que diz: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco” Ao serem pinçados pelo braço da lei, correm a defender o seu “Olho”. A procura pelas saídas magistrais se assemelha a corrida de “Formula um” Tamanho a velocidade com que se encontram as falhas na interpretação de nossas leis tupiniquins.

Certeza da impunidade! Talvez somente nesse plano físico, quero acreditar que exista algo, ou algum lugar que esses senhores serão tratados como seres humanos iguais, não haverá carteiradas, seus sobrenomes herdados não farão diferença, os discursos inflamados de pastores, crentes no criador, data vênia não lhes servirá de nada, usam a religião cristã, e esquece o maior ensinamento de seu fundador, Amor ao próximo!

Certeza de impunidade? Ou a quase certeza que temos somente essa vida pra viver?

L’impunité pour assurer!

 

Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com