Visita à Fazenda Capoava e museus em Itu
Estudantes da ‘Coronel’ visitam Fazenda Capoava e museus em
Itu (SP)

O Espaço Memória está instalado numa construção de pau a pique em estilo bandeirista, abrigando um grande acervo que ilustra importantes períodos da história paulista e constituindo-se como importante fonte de estudos e pesquisas para historiadores, estudantes e curiosos
Estudantes dos 8ºs e 9ºs anos da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, participaram de uma excursão, no dia 25, quarta-feira, para a cidade vizinha de Itu.
Na programação, iniciada às 9h, os estudantes visitaram o Museu Fama, oportunidade em que conheceram obras de artistas afamados da arte contemporânea como Eduardo Kobra. Grafiteiro e muralista, Kobra é um dos mais destacados artistas contemporâneos. O que poucas pessoas sabem é que ele é brasileiro e de Itu.
Nascido em 1975, o artista ficou conhecido nos anos 2000 por suas intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Dentro do Museu Fama, Kobra tem seu ateliê e sala de exposições. Os estudantes participaram também de uma imersão a partir da obra de José Spaniol, intitulada ‘Tiamm Schuoomm Cash!’, barcos e bambus.
O passeio terminou com a visita à Exposição do Museu Asas de um Sonho, em homenagem a Santos Dumont. Esse museu é um anexo do Museu Fama. De lá os estudantes se dirigiram ao Museu da Convenção Republicana, onde foram recepcionados pela museóloga Aline Zanatta.
Na oportunidade, os estudantes receberam informações sobre o Casarão que abrigou a Convenção Republicana de 1873, da qual participaram fazendeiros de diversas cidades, incluindo Porto Feliz. Também obtiveram informações sobre as monções e sobre a fabricação das canoas chamadas de batelões.
O passeio terminou na Fazenda Capoava, de Itu, onde foram recepcionados pelos monitores Viana e Igor. Após o lauto almoço servido na Fazenda, com direito a sobremesa, os estudantes da escola Coronel conheceram a história da Fazenda e do casarão que é datado de 1750. Visitaram, ainda, o Espaço Memória da Fazenda, destinado a preservação da memória local. Viana discorreu sobre a história da produção cafeeira na região e, em especial, da própria Fazenda Capoava.
O Espaço Memória está instalado numa construção de pau a pique em estilo bandeirista, abrigando um grande acervo que ilustra importantes períodos da história paulista e constituindo-se como importante fonte de estudos e pesquisas para historiadores, estudantes e curiosos.
O auge da visita à Fazenda foi a apresentação dos animais que vivem lá em cativeiro, alguns dos quais resgatados da venda ilegal. Os estudantes puderam ver de perto, ainda, animais que são considerados repulsivos por parte das pessoas. Viana e Igor mostraram que esses animais, como sapos e cobras, são como quaisquer outros. Basta respeitá-los em seus habitats.
Essa atividade faz parte do projeto ‘De Olhos nos Bichos’, criado em 2004 pelo biólogo Ayo Miranda com a missão de propagar a importância da conservação da fauna não somente na Fazenda Capoava, mas também nas propriedades vizinhas e junto à comunidade local. Esse e outros projetos ambientais são realizados por meio da Ecos, empresa de lazer e meio-ambiente.
A Fazenda Capoava de Itu é aberta ao turismo, incluindo o pedagógico com visitas monitoradas para escolas. Além disso, oferece também hospedagem para quem se interessar.
O projeto de excursão dos estudantes da EMEF. Coronel Esmédio para a cidade de Itu foi realizado pelo professor de História da unidade, Carlos Carvalho Cavalheiro, e contou com o apoio da Equipe Gestora da escola.
Fotos da visita












