Sonyah Moreira: 'Religião'
Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com – ‘Religião’
Antes de prosseguir vou esclarecer que respeito todas as religiões ou seitas, no meu humilde entendimento todas levam a um único caminho, seja qual for o nome que queira dar ao divino de sua doutrina.
Especificamente no dicionário Aurélio você irá encontrar as seguintes definições para religião: culto á divindade, doutrina, sagrado, respeito, reverência e escrúpulo.
No popularesco sempre dizemos não discutir sobre religião, sim, não vamos discutir nem doutrinas e muito menos dogmas de qualquer uma delas.
Na verdade me chama atenção o uso inapropriado das crenças que usa o nome de Deus em vão, como se ele tivesse passado uma procuração assinada em cartório por autenticidade (de corpo presente), para falarem em seu nome, ditar regras e até considerar-se amigo intimo, e sentar-se a direita de seu trono.
Que religião é essa que discrimina as pessoas, por suas escolhas, por suas contas bancárias?Que religião é essa que mata em nome de Deus?Invadem países e escravizam pessoas?
Que religião é essa que usa doações de seus fieis para que seus fundadores vivam como faraós egípcios em palácios suntuosos adornados por ouro?
Levar a palavra de Deus, profetizar, evangelizar, tudo isso é louvável sem dúvida, porém, precisa ter escrúpulos, coisa rara em tempos atuais. Exigir de seus seguidores somas vultosas, usando a desculpa que quanto maior a contribuição numerária, maior serão as bênçãos!
Se buscarmos em textos bíblicos, porém, deixando a história de lado e analisando teologicamente, as profecias estão se cumprindo, a cada esquina uma nova religião é fundada, diariamente surgem pastores de ovelhas desgarradas, dizendo-se procuradores com amplos poderes divinos.
Com tudo isso se esqueceu os principais ensinamentos, amar o seu próximo, aceitar o seu semelhante do jeito que ele é não sentir-se superior a ninguém, e por ai vai, fazer o bem sem olhar a quem.
Você encontrará o seu Deus no intimo, que é o seu templo sagrado o coração. Perceba que ele não está perdido, então não precisa ser encontrado, o perdido da história somos nós. Como seres gregários que somos, temos a necessidade da convivência em comunidade, tribo, etc.
Procure em sua religião a essência da fé, em todas elas você encontrará, e jamais imagine que a sua é a perfeita, ela está nesse plano, e é feita por humanos imperfeitos, portanto, não será a melhor, ou a mais correta, digamos que você se adaptou bem, e ela te faz aprimorar sua fé.
Independentemente de sua religião, como disse uma pessoa admirada no mundo inteiro, inclusive por diversas denominações religiosas, e que com muito respeito transcrevo suas palavras.
“O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã.
Faça-o assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus!
“Nunca foi entre você e os outros”
Madre Teresa de Calcutá
Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com