Angolano vence concurso internacional de literatura

Jovem angolano, Ismaél Mateus Wandalika vence concurso internacional de literatura no Brasil

Ismaél Wandalika

O jovem angolano Ismaél Mateus Wandalika se classificou em 3º lugar na categoria Poesia Internacional, com o poema LUANDA, na 6° Edição do Varal Literário, organizado pela Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, e em parceria com a Academia Divinópolis de Letras – ADL.

De acordo com a Câmara Municipal de Divinópolis, as obras foram avaliadas pela Academia Divinopolitana de Letras (ADL), com base nos seguintes critérios: originalidade, técnica de escrita literária, sensibilidade e criatividade artística.

No cômputo geral, o 6.º edição do Varal Literário Internacional apurou 18 vencedores, distribuídos por várias categorias, nomeadamente poesia e crónica, nacionais e internacionais.

Os premiados representam sete países, nomeadamente Angola, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Chile, Inglaterra (Reino Unido) e Moçambique, num universo de quase 600 obras submetidas ao concurso e, dentre elas, a obra Luanda, de Soldado Wandalika (Ismael Mateus Wandalika) foi selecionado e o mesmo conquistou o 3° lugar nesse magno concurso de literatura internacional.

O prêmio representa a valorização da cultura nacional angolana. Mais uma vez vez Angola está sendo valorizada, representada por um filho seu além fronteiras e, desta vez, por meio da poesia/literatura.

O honroso 3º lugar na classificação: Luanda!

LUANDA

Os dias aceleram os batimentos dos cérebros
‎Entre os olhares de esperança!
‎Esperam dias de glórias
‎De mãos dadas com incerto destino
‎Reinventam o clima para que a respiração flua na ação das vidas nas vias diárias!
‎O futuro assobia os ares que sustentam os peitos

‎Luanda
‎Terra do cidadão impaciente
‎Do
‎Privilegiado imigrante
‎Do
‎mais velho que olha distante
‎Das
‎Crianças que crescem prematuramente
‎Do
‎Moto Boy desordeiro
‎Do
‎Profeta que tem extorquido o dinheiro
‎Única capital de Angola, centro de tudo
‎Acolhedora por excesso, terra de negro

‎Luanda diversa
‎Socialmente desequilibrada
‎Uns dormem com fome
‎Outros por preguiça não comem
‎É Luanda dos guetos na vertical
‎Cidade escolhida para vencer na vida
‎Onde os seus correm atrás da vida mesmo sem nenhum pedaço de vida…

‎Luanda!

Soldado Wandalika

CEO do projeto lusófono internacional Poetas da ilusão

Biografia de Ismaél Wandalika

Soldado Wandalika
Soldado Wandalika

Natural de Luanda (Angola), e mais conhecido no meio artístico como Soldado Wandalika, é Gestor Administrativo, poeta, escritor, declamador, músico, compositor e agente cultural. Iniciou sua carreira literária como poeta declamador em 2006.

Em 2020 lançou o primeiro EP, intitulado General de Guerra, composto por duas músicas e quatro poemas. Tem três músicas e um videoclipe disponibilizado nas plataformas digitais e no YouTube. Participou da Antologia Poema Sem Vogal, no Brasil.

É colaborador da Rádio Cultura Angola no programa Manhã De Prosa e trabalhou na Rádio Cazenga, como agente cultural. Como poeta, colaborou com a Rádio Eclésia, dando voz ao espaço Palco das Artes. Tem colaborações artísticas com artistas do México, Moçambique, e do Brasil. Autor do livro Kuduro Poético. (Kuduro).

É CEO do projeto internacional Poetas Da Ilusão, composto por brasileiros, moçambicanos e angolanos e mentor do projeto comunitário Meu Bairro Meu Centro Cultural.

Voltar

Facebook