Academia de Letras do Brasil – MG
Fundação da Academia de Letras do Brasil – MG,
Seccional Zona da Mata Mineira

No dia 20 de junho de 2026, às 16 h, será realizada a solenidade de fundação da Academia de Letras do Brasil – MG, Seccional Zona da Mata Mineira, em evento oficial no Shopping de Manhuaçu. A presidência da nova seccional ficará a cargo do escritor Comendador Fabrício Santos, nomeado em Belo Horizonte pelo presidente da ALB-MG, Dr. Mauro Moraes.
A instituição nasce com 40 membros fundadores, além de 17 membros honorários e 3 membros honorários internacionais, consolidando-se como um espaço de valorização da literatura e da cultura regional, com representatividade em diversas cidades da Zona da Mata e também em países estrangeiros.
Distribuição dos membros por cidades:
| Cidade | Membros |
| Manhuaçu | 16 |
| Ipanema | 6 |
| Conceição de Ipanema | 5 |
| Lajinha | 4 |
| Caratinga | 4 |
| Reduto | 3 |
| Ponte Nova | 2 |
| Simonésia | 2 |
| Santana do Manhuaçu | 2 |
| Manhumirim | 1 |
| Ouro Preto | 1 |
| Chalé | 1 |
| Divino | 1 |
| Santa Margarida | 1 |
| Mutum | 1 |
| Carangola | 1 |
| Muriaé | 1 |
| Pocrane | 1 |
| Alvarenga | 1 |
| Luisburgo | 1 |
| Bom Jesus do Galho | 1 |
| Rio Piracicaba | 1 |
Representação Internacional:
- Estados Unidos – 1 membro honorário
- Cuba – 1 membro honorário
- Portugal – 1 membro honorário
A criação da seccional representa um marco para a literatura mineira, ampliando o alcance da !Academia de Letras do Brasil” e fortalecendo o intercâmbio cultural entre escritores locais e internacionais. O evento promete reunir autoridades, intelectuais e admiradores da arte literária, celebrando a diversidade e a riqueza cultural da região.
ALB-MG-ZMM
https://www.instagram.com/p/DZEd-0vNk2-/?igsh=MWQxMW8yODkzOGhhaA==