Sônyah Moreira : ''Passando a limpo?'

Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com – ‘Passando a limpo?’

 

Uma parcela significativa de brasileiros deve estar acompanhando o desenrolar das prisões de políticos e empresários da operação “Lava Jato”.

 

Recentemente, noticiou-se que um distinto senhor empresário, viajante do mundo, e que há poucos anos foi considerado um dos homens mais ricos do país, declarou que, daqui pra frente, o Brasil será diferente, e será passado a limpo!

 

Até dá pra imaginar nossa cara de palhaço ao ouvir tal declaração. E nosso nariz, já naturalmente vermelho pela vergonha diante do mundo, por causa de tantas tramoias e corrupção promovidas por senhores como esse, pertencentes a uma parcela ínfima de nosso povo e que nos tratam como seres acéfalos.

 

O que pensam de nós esses milionários de fortunas derivadas de corrupção? Certamente, que somos de fato palhaços, marionetes de seus espetáculos circenses.

 

Há de se indignar cada dia mais, num país em que a maioria de seus palhaços, ops!, quero dizer, de seus habitantes, não tem o mínimo para viver dignamente, nem mesmo com décadas de trabalho, ter que ouvir e ler notícias que em outro país seu povo já teria desencadeado uma guerra civil.

 

E aqui,às vésperas de um evento que nos deixa mais alienados ainda, o Carnaval, vamos aguardando o desenrolar e a desfaçatez desses caras de paus.

 

Quando pensamos que já vimos de tudo, temos mais coisas para nos indignarmos: noticiam os valores das diárias em hotéis de luxo, pagas por seus rebentos em lua de mel, e ainda a preocupação da amada com seus cabelos em tratamento… Que meigo! Os cabelos vão crescer, assim como seu nariz de Pinóquio!

 

Nessa altura dos acontecimentos, nosso nariz vermelho se torna roxo de raiva, pois passou muito longe do mínimo de respeito com uma população acéfala, que poderia tentar mudar esse quadro ridículo, pintado por mãos sujas pelo sangue e lágrimas de um povo inerte aos desmandos de governos corruptos.

 

Até quando? Que país é esse?

 

Um país pelo qual muitos perderam a vida para transformá-lo em nação livre.

 

Um país onde, com suor e sangue, foi abençoado por dimensões continentais.

 

Um país que, em sua miscigenação, tornou-se o lar de muitos outros povos.

Um país chamado Brasil, amado e querido pelo seu povo humilde e subjugado desde seu descobrimento.

 

Brasil, um gigante que aos poucos acorda de seu sono ético, que clama por justiça de verdade, por punições legitimas, a exemplo do confisco de bens dos grandes espoliadores do Bem Público.

 

Brasil, um jovem e gigante país, que ainda tem um longo caminho pela frente, para conquistar a plenitude da democracia e da ética social e política.

 

Passando o Brasil a limpo… Será mesmo?

 

 

Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com