Sonyah Moreira: 'Santo Graal'
Sônyah Moreira – SANTO GRAAL
Podemos dizer, categoricamente, aonde chegaremos como seres humanos? Ao olhar através do espelho que reflete nossa imagem, vemos um mundo assolado por tragédias e destruição. As doenças consideradas extintas e as epidemias controladas estão voltando, e com força inimaginável, tamanha é a nossa incapacidade diante de tais fatos. E, neste caminhar incerto, pensamos que em voltar, como civilização, à Idade da Pedra.
Os cientistas firmam ser impossível determinar até quando existiremos este espaço, esta ‘casa’ no universo, da qual, diga-se de passagem, somos péssimos inquilinos, pois destruímos tudo à nossa volta, emporcalhamos ruas, extinguimos floresta se dizimamos espécimes muito mais antigas do que nós. E promovemos esta desconstrução sem o menor pudor, o que nos leva atualmente ao limiar da escuridão profunda. O fim está próximo! Realmente! Alguém bate à porta, na ânsia de ser atendido e adentrar em nossos corações, negros pela ganância e amor ao poder e ao dinheiro. Ele, porém, tenta, de alguma forma, nos chamar à razão!
Qual é a origem desta loucura que toma conta de seres tão divinamente esculpidos, dotados de inteligência ímpar?
Talvez, a loucura de pensar que somos melhores do que nosso Criador, que possuímos um poder ilimitado? Buscamos fórmulas para nos mantermos vivos o maior tempo possível. Para tanto, criamos técnicas ultrassofisticadas como a de animação suspensa, visando a volta à vida futuramente, relembrando, de certa forma, o desastroso experimento do Dr. Victor Frankenstein.
Com estas considerações, não temos a menor intenção de confrontar os credos religiosos. O objetivo é tão somente o de questionar os atos humanos, trazendo-os à luz da razão, uma vez que, sem esta, a grande coletividade humana continuará no histórico torpor, sujeita, portanto, às forças pertencentes exclusivamente ao mundo material.
Imperioso se faz, contudo, o regresso à Casa da Razão, regresso este que pode ser longo e doloroso, porém, imprescindível para a humanidade que, nesse árduo processo, deve recomeçar pelos primeiros, mas contínuos passos.
Semelhante ao início da jornada pelo deserto escaldante, as provações e tentações serão muitas, porém, mister se faz manter o ânimo. É um caminho repleto de dores e quedas. Todavia, também semelhante ao caminho do Gólgota, onde as dores humanas estoicamente suportadas abrirão o Portal Divino.
E nesse mundo dos sonhos humanos, da plena alegria e paz; nesse Shangri-la e iremos beber no Cálice Sagrado o Elixir da Vida Eterna, pois teremos encontrado, finalmente, o SANTO GRAAL!
Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com