CAMPUS PARTY – CULTURA DO SÉCULO 21
Cultura do século 21 tem muito a ver com a Campus Party, diz ministro
A participação de Juca Ferreira na noite de abertura da 8ª edição da Campus Party Brasil é uma sinalização da importância que a cultura digital terá em sua segunda gestão no Ministério da Cultura. (Fotos de Thaís Mallon) |
3.2.2015 – 22:41
Com o retorno de Juca Ferreira, o Ministério da Cultura (MinC) voltou a apostar fortemente no potencial da internet. Na noite de terça-feira (3/2), o ministro demonstrou seu empenho no desenvolvimento da cultura digital no Brasil e participou da cerimônia de abertura da 8ª edição da Campus Party Brasil, um dos principais eventos mundiais do segmento.
“A internet tem a ver com o futuro e com o desenvolvimento cultural do Brasil”, disse Juca Ferreira, em seu discurso. O ministro ainda visitou as instalações do evento e se disse impressionado com suas dimensões.
“Este evento tem uma importância cultural enorme. A cultura do século 21 tem muito a ver com o que está acontecendo aqui. Essa possibilidade de criação em rede, essa possibilidade que a criatividade se realize a partir da internet e possibilite associar a participação de muita gente”, ressaltou.
A Campus Party Brasil é considerado o evento de internet mais importante do mundo na área de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.
Durante cinco dias, milhares de internautas passam pela Campus, seja como visitantes ou “campuseiros”, como são chamados os participantes que acampam dentro das instalações da Campus Party e aproveitam por dias a conexão do evento, que neste ano chegará a 50 Gb. Em edições anteriores, o número de acampados já chegou a oito mil e o de visitantes superou a marca de cem mil.
O Ministério da Cultura apoia a realização da Campus Party por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A edição deste ano acontece de 3 a 8 de janeiro e chama “Da Terra à Lua” em homenagem aos 150 anos de publicação do livro de mesmo nome do visionário escritor Julio Verne.
Ao todo, a Campus oferece 600 horas de atividades entre palestras, oficinas, workshops e atividades especiais para os campuseiros, além da área Open Campus, que trará diversas atrações gratuitas para o público.