João Francisco Lopes: 'Universitários brasileiros desinformados?'

João Francisco Lopes: ‘Universitários brasileiros desinformados?’

Há falta de interesse, por parte dos universitários brasileiros, no sentido de saber a formação acadêmica dos seus futuros professores, ao realizarem matricula para os cursos de graduação. Tal desinteresse é facilmente constatado e dificilmente perguntam sobre a qualidade dos cursos nos quais estão efetivando a matricula.

Talvez o privilégio de chegarem a esse estágio da vida acadêmica seja o motivo da falta desse tipo de preocupação.

Portanto, é necessário informar que a legislação federal  exige que somente 1/3 do corpo docente seja composto por professores portadores de cursos de pós-graduação a nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Infelizmente, este professor provavelmente não seja o único, mas todos os outros que concluíram os cursos de pós-graduação citados e não favorecidos pela atual legislação, ou seja, 2/3 desses docentes ficam prejudicados para conseguirem atribuição de aulas nas faculdades brasileiras.  Nesse caso, podemos dizer que são prováveis “desempregados do ensino”.  Um absurdo, mas é nossa realidade!

Tal situação pode prejudicar a qualidade do ensino superior?

Opino que sim, pois quanto maior a dedicação e preparação do professor para entrar numa sala de aula são, pela lógica, melhor para o graduando.

Por outro lado, a atual lei federal não estimula aqueles que pretendem ingressar no magistério.

Será que existe algum interesse por parte das nossas autoridades nessa questão?

 

Prof. João Francisco Lopes.

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

Pós-graduado (Especialização) em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo