Neurociência e ambiente científico são os destaque da 'Ciência é um Show'
Experiência com impulsos nervosos e espaço interativo
mostram como a ciência está ligada ao cotidiano
Trabalhar em experiências didáticas que aproximam a ciência do cotidiano causam impacto direto na educação e um dos grupos que têm trabalhado para tornar isso realidade é o Ciência em Show. Por meio de cursos, shows, palestras e produtos, o trio de cientistas facilita o aprendizado científico e prendem a atenção do “espectador” de maneira descontraída.
Durante os quatro dias de evento, eles irão mostrar como a utilização de estratégias cênicas e lúdicas no processo educativo ajudam a aproximar jovens, adultos e crianças da ciência.
“A principal novidade será a exposição de um novo experimento focado na neurociência, que demonstrará de forma simples algumas questões propostas pela área que estuda o sistema nervoso. Imagine controlar os movimentos de outra pessoa com a própria mente…”, antecipa Wilson Namen, o Wil, que junto aos cientistas Daniel Ângelo e Gerson Julião, formam o Ciência em Show.
O grupo realizará palestras e workshops ancorados na dissertação de mestrado de Gerson Julião, intitulada “Diálogos Científicos”. “O foco será a importância da prática na construção do processo cognitivo da criança e no poder do diálogo como facilitador na construção do conhecimento científico. O nosso workshop enfatiza a importância do movimento “maker” e faz as pessoas botarem a mão na massa”, garante Gerson.
Science Place Museum
Outra grande atração do Ciência em Show na Bett Educar é o Science Place Pocket Museum, um ambiente projetado pelo arquiteto e designer gráfico Rodrigo Ohtake. No local, o público poderá interagir com diversos experimentos e vivenciar a ciência.
“A ideia do Science Place surgiu da nossa constante reflexão de como a ciência ocupa todos os espaços e de como podemos torná-la mais evidente na vida de todos. Esse projeto mostra um circuito para visitar e se encantar com a ciência. O Rodrigo Ohtake aceitou o desafio logo de cara e, com seu talento e criatividade, projetou esse excepcional ambiente. Sua imersão no DNA do Ciência em Show foi tão intensa que nenhuma vírgula do projeto inicial proposto por ele foi alterada”, conta Wil.