Os escritores Carlos Cavalho Cavalheiro e Rodrigo Petit receberão neste final de semana a premiação do FEMUP (Festival de Música e Poesia de Paranavaí), no Paraná
Residentes em Sorocaba, ambos são professores da rede pública. Carlos Cavalheiro exerce suas funções como professor de História em Porto Feliz. Rodrigo Petit, como professor de Filosofia em Sorocaba.
Carlos teve seu conto “Shakespeare Caboclo” selecionado nesta edição do FEMUP que já completa 50 anos de existência. Rodrigo foi selecionado pela poesia “Ser Humano: A saga épica de nossa espécie”. Além da premiação, constante do troféu “Barriguda”, os dois terão seus trabalhos publicados numa coletânea do Festival e, ainda, terão seus escritos vertidos para uma dramatização que ocorrerá no dia 21 de novembro.
Quem fará a declamação do poema de Petit será José Valdir da Silva Junior. Já a leitura dramática do conto de Cavalheiro será realizada pela Cia Oficinas, com direção de Rosi Sanga.
O FEMUP é um dos mais importantes festivais nacionais de música, poesia e conto. Aberto a qualquer escritor que domine a língua portuguesa, este ano recebeu inscrição até do Japão.
O Troféu `Barriguda’ tem a notoriedade e o `status’ de troféus como o Kikito (para o Festival de Cinema de Gramado). Este ano, os sorocabanos concorreram com poetas e contistas de todas as regiões do Brasil e até com cidadãos brasileiros residentes no Exterior. Ao todo, foram 1.378 inscrições, divididas em 646 poemas, 455 contos e 277 músicas de 354 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e Japão. Para celebrar o Jubileu de Ouro do Femup, perto de completar 50 edições em 49 anos, o festival vai entregar aos vencedores o Troféu `Barriguda’ na cor dourada.
Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a ter mais de um representante no Festival. Outras duas cidades que alcançaram mais de um representante foram Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Na categoria Música, Fase Nacional, foram selecionadas 12; na Fase Regional, com participação exclusiva de cidades da região de Paranavaí, também foram selecionadas 12 músicas. Na categoria Poesia, Fase Nacional, foram selecionados nove poemas (incluindo o de Rodrigo Petit); na fase Regional, foram selecionadas 3 poesias. Na categoria Conto, Fase Nacional, foram 5 contos, incluindo o de Carlos Cavalheiro; na fase Regional, 3.
O FEMUP ocorrerá dos dias 19 a 21 de novembro, com apresentações artísticas e culturais. O evento é gratuito.
Artigo de Pedro Novaes: 'Meu golpe'
Pedro Israel Novaes de Almeida – ‘MEU GOLPE’
Pedro Novaes
Minha carreira militar foi iniciada e concluída ao receber o Certificado de Dispensa de Incorporação, por excesso de contingente.
Caso fosse forçado a cumprir o serviço militar obrigatório, certamente acabaria transferido para algum quartel, por insubordinação. Ou desligado precocemente, por documentada falta de vocação.
Na verdade, tenho pendor para a carreira, mas tal tendência foi voluntariamente descartada, pelo gigantesco período necessário à patente de general. Tenho a certeza de que seria um ótimo general, e péssimo ocupante de qualquer hierarquia inferior.
Agradeço aos céus por não ser um general, pois hoje estaria exilado, preso ou governando. Sequer esperaria pelo clamor popular ou desordem institucional, para reunir a tropa e marchar para as sedes de poder.
Pensando bem, é fácil tomar o poder pela força das armas. Basta o cerco, a detenção dos responsáveis e a nomeação dos novos dirigentes.
Seria aplaudido por todos, e saudado como herói, ao afirmar que acabaria na marra com a corrupção, demitiria de imediato os apadrinhados e implantaria uma Comissão Geral de Inquérito, para punir exemplarmente os desonestos e usurpadores do erário.
Sinto arrepios ao saber dos milhares de cargos que devem ser supridos, para que as administrações funcionem. O número de pessoas em quem confio cegamente não chega a dez.
Acabaria responsável pelas atitudes de pessoas nomeadas, que sequer conheço, e temo que continue governando, sem desconfiar que os males que justificaram o golpe recrudesceram, no lodaçal do monstro chamado Poder. O pessoal do Gabinete poderia filtrar as informações que chegassem, e poderia ser transformado em bobo da corte, ditador que julga ditar mas no fundo é ditado.
É, de fato, fácil tomar o poder. Difícil é descobrir o que fazer com ele.
Deus foi sábio ao impedir que fosse um general, ou detentor de outra patente, com poder e meios para conspirar. Na verdade, o único exército capaz de assumir o poder, e conduzi-lo, é o povo.
Mas o tal povo vota, vota, mas não assume o tal poder. Nos últimos 515 anos, foram raros e breves os períodos em que esteve, de fato, representado.
Não creio que a população seja tão desonesta quanto muitos dos que elege. Nosso sistema político e eleitoral opera no sentido de premiar os que pouco ou nada representam.
Não é aplicável, ao Brasil, o dito de que “cada povo tem os governos que merece”. Ninguém, nem os brasileiros, merece ser roubado e viver em ambiente de pouca educação, saúde e segurança, da federação ao município.
Vivemos mais uma crise, e torço para que sofra sérios agravamentos, pois só o fundo do poço, quando o teatro político deixar de ter efeitos e audiência, permite e incentiva o surgimento de líderes natos.
O autor é engenheiro agrônomo e advogado, aposentado.
Ronaldo Academy promove seleção de jovens para jogar futebol e estudar nos Estados Unidos
Primeira seletiva do programa, realizado em parceria com a empresa de intercâmbio esportivo e educacional 2SV, acontece no dia 21 de novembro, em Campinas
A Ronaldo Academy – rede de escolas de futebol do ex-jogador Ronaldo em parceria com o empresário Carlos Wizard Martins – realiza no próximo dia 21 de novembro, em Campinas, a primeira seletiva do Programa Estudante Atleta Internacional, que tem o objetivo de selecionar jovens entre 14 e 21 anos que tenham interesse em jogar futebol e estudar nos Estados Unidos por meio de bolsas de estudos.
Promovido pela escola em parceria com a 2SV Sports &Education, empresa especializada em intercâmbio esportivo/educacional que já integrou mais de 700 jovens a universidades e High Schools americanas, o programa tem como objetivo oferecer ao jovens a possibilidade de uma formação ao mesmo tempo acadêmica e esportiva, modelo educacional que é utilizado com grande sucesso nas instituições de ensino norte-americanas.
“Sabemos que o número de jovens que atuam em categorias de base que efetivamente se tornam jogadores profissionais de futebol é muito pequeno. Formar o aluno para ser não apenas um atleta, mas um cidadão, é a nossa missão na Ronaldo Academy”,afirma Rafael Bertani, CEO da rede.
“O modelo norte-americano de ensino possibilita ao jovem ter uma formação educacional forte em uma área de sua escolha enquanto se desenvolve como atleta, garantindo a ele um outro caminho a seguir caso sua carreira como atleta não tenha sequência. É essa oportunidade que queremos dar aos jovens brasileiros por meio da parceria com a 2SV Sports”, completa.
O Programa
A seletiva do Programa Estudante Atleta Internacional avaliará aspectos técnicos relacionados à prática do futebol e também o nível de conhecimento do jovem em relação à língua inglesa.
Os jovens selecionados serão convidados a participar de um programa intensivo de preparação na Ronaldo Academy, que inclui treinamentos técnicos e também o ensino de inglês, para que o estudante esteja apto a conseguir a nota mínima necessária no TOEFL (Test of English as a Foreign Language), certificado de proficiência exigido pelas instituições de ensino norte-americanas.
Para participar da 1ª seletiva do programa internacional de Atletas Estudantes da Ronaldo Academy acontece a partir das 9h, na Ronaldo Academy Campinas, localizada na Rua Walter Schimidt 374, Jd. Santa Cândida. As inscrições custam R$ 150,00 e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (19) 3722-5072.
SERVIÇO
Seletiva para o Programa Estudante Atleta Internacional Ronaldo Academy
Local: Ronaldo Academy Campinas
Rua Walter Schimidt 374, Jd. Santa Cândida
Horário: 9h
Inscrições:R$ 150,00. Devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (19) 3722-5072.
Artigo de Celio Pezza: 'Estado Islâmico (EI ou ISIS)
Crônica # 289 – Celio Pezza – Estado Islâmico (EI ou ISIS)
Celio Pezza
Após os atentados em Paris que mataram até o momento 129 pessoas e deixaram centenas de feridos, o grupo radical islâmico EI assumiu toda a responsabilidade e disse que esse ataque é só o início da tempestade.
Esse grupo radical foi criado a partir de um braço iraquiano da Al-Qaeda, passou a controlar áreas da Síria e do Iraque e restaurou a formação de um califado, onde as regras de vida são rígidas e baseadas na antiga lei islâmica chamada sharia.
Em seguida, vários grupos terroristas muçulmanos não aceitaram o califado e o próprio EI, se tornando seus inimigos.
A principal receita do grupo vem da venda de petróleo, com uma receita aproximada de US$ 3 milhões por dia.
Outra fonte de renda é a cobrança de impostos nas regiões em que controlam.
Para os militantes do EI, todos que não seguem sua doutrina, são seus inimigos, mesmo que sejam muçulmanos.
Desde julho de 2014, o EI vem publicando a revista Dabiq em várias línguas, onde mostra a guerra do estado islâmico como sendo a continuação de uma batalha medieval sagrada entre cristãos e muçulmanos, onde os “cruzados” modernos são os povos ocidentais.
Em uma das revistas, eles mostram a bandeira islâmica hasteada no Vaticano e deixam claro que Roma é um dos grandes inimigos.
Dentro de sua teologia, existe o Final dos Tempos, da mesma forma que o Apocalipse cristão e a batalha final entre o Bem e o Mal, a ser travada em Dabiq, que é uma região ao norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia.
De acordo com a crença islâmica, tudo vai se concretizar a partir da invasão americana na Síria.
Neste momento, de acordo com suas profecias, grande parte dos muçulmanos que hoje estão divididos e não apoiam o EI, irão se juntar em um só exército, para combater os “cruzados”.
Dentro dessa ótica, o EI espera e quer essa invasão, pois aí terá a chance de se cumprir a profecia sobre a união dos muçulmanos ao seu novo califado.
Serão poucos anos de batalhas dentro da Síria como nunca se viu e no final os muçulmanos sairão vitoriosos.
Eles serão liderados por um Mahdi, um líder religioso que irá aparecer no início do conflito.
Interessante que essa guerra santa do EI é contra o cristianismo ocidental e não contra Jesus, a quem respeitam e acreditam que será um futuro aliado do islamismo.
O ex-presidente xiita do Irã, Ahmadinejad, é um dos que acredita nessas profecias e está comprometido em preparar o caminho para esse Mahdi e colocar em suas mãos tudo o que estiver disponível, inclusive armamentos nucleares.
O papa Francisco, após os atentados em Paris, disse com muito conhecimento que, diante dos fatos, será inevitável uma terceira guerra mundial e infelizmente, o motivo será religioso.
Célio Pezza / Novembro, 2015
Abertas inscrições nas EMEIs e EMEIFs para ano letivo de 2016
Inscrições até o dia 25 de novembro
Estão abertas até o dia 25 próximo as inscrições para EMEIs e EMEIFs do município de Itapetininga para o ano letivo de 2016.
As inscrições são para crianças de 4 meses a 5 anos, berçário 1 e 2, Maternal 1 e 2, 1ª e 2ª etapa da pré-escola, em período integral e parcial.
As inscrições para transferências e novos alunos serão efetuadas através do SIMEI (Sistema Integrado de Monitoramento da Educação de Itapetininga) e contará com critérios específicos.
Os pais ou responsáveis devem ir à Unidade Escolar mais próxima de sua residência ou através da internet no Portal da Educação: www.portal.escolasimples.com.br/itapetininga no item Central de Vagas. O responsável deverá preencher um cadastro para ter acesso ao portal.
Os documentos necessários para a inscrição são certidão de nascimento da criança; comprovante de residência; comprovante de trabalho, se possuir; comprovante de renda, se possuir; cartão programa Bolsa Família e certidão de nascimento de outros filhos menores de 14 anos, se possuir.
Serão três processamentos, sendo que o primeiro será no dia 16 a 25 de novembro de 2015. A divulgação da listagem será no dia 30/11/2015. As matrículas devem ser feitas de 1º a 9 de dezembro. O segundo processamento será no período de 6 a 15 de janeiro de 2016.
Os critérios para classificação são: maior idade da criança; maior quantidade de filhos menores de 14 anos; trabalho – vínculo registrado; trabalho – vínculo autônomo; menor renda per capta e mãe ou responsável legal acima de 40 anos.
Vale ressaltar que as inscrições que não foram atendidas no ano letivo de 2015 serão automaticamente migradas para o ano letivo de 2016, não havendo necessidade de efetuar nova inscrição. As inscrições efetuadas em 2015 terão prioridade no atendimento das vagas, e os pais podem atualizar o cadastro e incluir indicações de mais escolas de seu interesse.
As inscrições para transferências e novos alunos serão efetuadas através do SIMEI (Sistema Integrado de Monitoramento da Educação de Itapetininga) e contará com critérios específicos.
Mais informações podem ser obtidas nesta edição do Semanário Oficial, do dia 18 de novembro de 2015, na Resolução n. 435/2015, onde constam todas as informações necessárias para as inscrições e matrículas.
Cine Clube de Itapetininga apresentará gratuitamente o filme 'Sementes do nosso quintal'
Cine Clube Antonio Ballint, do Instituto Julio Prestes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. apresentará gratuitamente o filme ‘SEMENTES DO NOSSO QUINTAL’, dia 19 de novembro às 19h30
Calorosamente recebido pelo público e premiado pelos internautas na 9.ª edição do Festival du Film d’Éducation na França, o documentário ‘SEMENTES DO NOSSO QUINTAL’ foi autorizado pela diretora Fernanda Heinz a ser exibido e debatido em Itapetininga SP.
Esse documentário é um dos únicos do gênero e foi convidado a integrar o Panorama Largometrajes Internacionales, representando o Brasil junto com diversos filmes brasileiros, no 32.o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay. Foi exibido no Cinema do CIC durante o Seminário Educação e Audiovisual, que é parte da Mostra de Florianópolis
Um terreno acidentado, cheio de árvores e com muito espaço para correr. Sem ambientes fechados definidos, apenas uma grande ‘oca’ circular, inspirada em tribos indígenas do Espírito Santo. Ali, a ordem é experimentar, descobrir, viver.
A princípio pode não parecer, mas trata-se de uma escola. Nada convencional, é verdade, mas muito bem estruturada e com mais de 40 anos de existência. Trata-se da Te-Arte, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo (SP).
A raiz que alimenta tudo isso é a educadora capixaba Thereza Pagani, fundadora da instituição.
Aos 84 anos, ela ainda vai ao trabalho todos os dias e faz questão de manter contato com as 80 crianças e suas famílias que frequentam a escola. Therezita, como é carinhosamente chamada e se envolve tanto com o desenvolvimento de seus alunos que costuma marcar a vida deles para sempre.
‘Sementes do Nosso Quintal’ tem quase duas horas de duração e revela, de maneira sensível e delicada, o dia a dia na escola de Therezita Pagani.
O longa fez parte da 36º Mostra Internacional de São Paulo e foi eleito pelo público o melhor documentário brasileiro. O filme foi lançado na 1.ª Ciranda de Filmes, mostra de cinema sobre a infância e educação que acontece em São Paulo.
A diretora Fernanda Heinz está radiante com o resultado do trabalho. Para ela, o modelo de educação de Therezita – sem salas de aula, com crianças de idades diferentes juntas, com muito espaço para a cultura popular, a arte e a natureza, favorecendo sempre o brincar e a presença da família – deve servir de inspiração Brasil afora. “A Te-Arte é um espaço de crescimento coletivo, que acolhe a vida e as emoções. Sempre dou um exemplo que aconteceu comigo. Em meio a uma crise de choro da minha filha mais velha, eu pedia que ela parasse e a resposta foi ‘mas lá na escola eu posso chorar.”
Após a exibição haverá conversa sobre Educação, especialmente a educação infantil.
O ‘CINE JANELAS’ fica anexo ao Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro, Auditório Abilio Victor, na Praça 9 de Julho, centro da cidade.
O filme está liberado para todas as idades.
Reserva com Angelo Lourival Ricchetti pelo fone 15 3272 7525, pelo celular 15 9 9171 7672 e e-mail aricchetti@yahoo.com
Um novo colunista do ROL: Vinicius Mori Valio
Apresentação do novo colaborador: ele nasceu em Itapetininga, é mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e
estágiou no Departamento de Controle e Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prrefeitura de Itapetininga, foi professor de cursinhos, fez vários cursos de extensão u niversitária, já publicou diversas matérias na área de Meio Ambiente no jornal Correio de Itapetininga, apresentou trabalhos em simpósios internacionais e foi um dos vencedores do Prêmio ‘Professora Dra Dejanira Franceschi de Angellis’ como melhor painel apresentado no II Workshop de Ecotoxicologia Aplicada, realizado na UNESP de Rio Claro em 2007. Trata-se portanto de um expert no assunto Meio Ambiente e que certamente enviará matérias de grande utilidade para nossos leitores (Helio Rubens, editor).
Este é o seu primeiro texto enviado para publicação:
RETRATO DE ALGUNS POLÍTICOS BRASILEIROS
Vou contar aqui uma “estória” ou “história” do que passam os técnicos e/ou intelectuais ao debater obras de infraestrutura, políticas públicas e afins, com políticos que não tem um conhecimento mínimo para ocuparem o cargo.
É POSSÍVEL que tal história tenha ocorrido, todavia é pouco PROVÁVEL que essa estória seja verdadeira, ainda assim, não deixa de ser representativa da realidade acima citada, apesar de demasiadamente exagerada para muitos.
Uma pequena cidade do interior iria construir um novo reservatório de água em função do crescimento populacional e do surgimento de novos bairros mais distantes do atual reservatório e em locais mais altos que a localização deste (não explicarei o porquê, pois não constitui a priori o objetivo deste texto).
O prefeito, político que era, no sentido mais pejorativo da palavra, disse ao engenheiro que queria o novo reservatório no centro da cidade. O engenheiro, ciente dos vastos conhecimentos de seu chefe, tentou simplificar, não falou de perda de carga – necessidade de manutenção da pressão mínima interna na rede – carga hidráulica, etc, e simplesmente disse que o reservatório não podia ser construído nesse local devido à lei da gravidade, o chefe do executivo considerando ipsis litteris a declaração do engenheiro, respondeu:
“E quem é que aprovou essa lei? Vou revogá-la e pronto!”