Cataratas: esplendor do Iguaçu

José Antonio Torres

Crônica ‘Cataratas: esplendor do Iguaçu’

José Antonio Torres
José Antonio Torres
Cataratas do Iguaçu
-Gerada em 11 de junho de 2026, às 08:06h.

E Deus criou o mundo!
Embora tenha espalhado beleza e harmonia por todo o nosso lindo Planeta azul, parece que Ele quis agraciar, particularmente, a terra do Cruzeiro do Sul. Aí, então, pintou magnífica tela, embelezada por lindas matas ricas em fauna e flora. Nelas se destacam as Cataratas do lguaçu.

Certamente que há belezas em inúmeras outras regiões, mas nenhuma se compara a esta, que as Cataratas do Iguaçu nos proporcionam. Ao contemplá-las, nosso coração conecta-se de imediato à energia emanada de suas quedas d’água. 0 som por elas emitido, acalenta o nosso coração de tal forma, que nos encontramos plenamente irmanados com a magnificência de sua beleza. Nos sentimos como que envolvidos por uma aura de magia e encantamento sem par e contagiados por essa pujante demonstração da portentosa Natureza, que nos mostra a importância de preservá-la e com ela aprender.

Suas impressionantes 275 quedas d’água, brincando e bailando com o Rio Iguaçu, causam um deslumbramento tal, que ficará para sempre marcado, de forma indelével, nos corações, espíritos e lembranças de todos que as contemplarem.

Em épocas de estiagem – poucas chuvas – suas águas caem em filetes, como se a chorar por não poderem demonstrar sua força e sua nobre beleza. Mas basta que o céu, pesaroso pela tristeza da gigante, deixe cair seu pranto em forma de chuva, que as Cataratas do Iguaçu retomam o seu viço e desfraldam o seu véu prateado sobre o abismo, encantando, até mesmo, aqueles de coração endurecido.

Sua vista é tão majestosa, que Deus deve ter pensado ser injusto que elas fizessem parte apenas de um país. Assim sendo, resolveu que seriam compartilhadas entre dois povos irmãos. E assim, Brasil e Argentina, então, deram-se as mãos.

Aos que vão visitá-las, não há como não se emocionarem. Ao se aproximarem e o cantar de suas águas escutarem, logo o coração dispara e um sorriso se vê aflorar. Nem o mais duro de coração fica imune à sua esplendorosa beleza.

Pelo lado brasileiro, temos o Parque Nacional do Iguaçu e, pelo lado argentino, temos o Parque Nacional Iguazú.
A área compreendida entre os dois parques possui impressionante extensão. São 600 mil hectares de uma beleza deslumbrante!

Se em qualquer lugar, após uma chuva, quando o sol abre as cortinas de nuvens e lança seus raios dourados sobre a terra, lindo arco-íris se descortina aos nossos olhos, nas Cataratas do Iguaçu esse presente nos é concedido a qualquer hora do dia e uma beleza indescritível se forma diante de nós.

Há quem diga que a prateada lua cheia, em namoro com as gotículas das quedas d’água, um arco-íris formou, e a Natureza, assim, nos abençoou. 0 arco-íris se torna a moldura perfeita para a tela mais linda por nenhum pintor jamais criada.

As Cataratas do Iguaçu nos mostram, com sua imensa força e poder, o quanto somos frágeis e o quanto ainda temos que aprender para apreciá-las e interagir com a energia mística que ali reside, e poder sentir o pulsar do coração das águas que ali estão margeadas por verdes matas. Um lugar único, onde se realiza a plena comunhão do homem com a Natureza.

Em lugar tão especial, não poderia faltar uma lenda. E ela existe. A lenda dos índios Caigangues fala do amor de Tarobá e Naipi, linda filha do cacique. Naipi seria consagrada a um deus chamado Mboi. Acontece que Naipi e Tarobá fugiram em uma piroga pelo rio, no dia marcado para a cerimônia de consagração ao deus, que tinha a forma de uma serpente. Enfurecido pela ofensa, ele se entranhou na terra e, revirando seu corpo em fúria, abriu uma gigantesca fenda que deu origem às Cataratas. Suas águas, então, envolveram a Piroga de Tarobá e Naipi, atirando-a do precipício.

Diz ainda a lenda que uma das rochas centrais das Cataratas seria a representação de Naipi, e que uma palmeira, debruçada à beira do abismo, sobre a garganta do rio, seria representação de Tarobá. Embora seja uma lenda, a história inunda de magia e encantamento o exuberante lugar.

A história do jovem casal de índios que se amavam e perderam a vida, mas não abriram mão do amor que possuíam. Quem sabe as quedas d’água das Cataratas do Iguaçu não signifìquem o choro de Tarobá e Naipi por não terem conseguido vivenciar seu grande amor? Ou, talvez, representem a abundância desse amor que, mesmo tendo sido interrompido, jorra através de suas águas, derramando-se pelo rio, para inundar o coração de outros jovens apaixonados…

As Cataratas do Iguaçu exalam e inspiram amor. Elas nos mostram magia e vigor. Transmitem o amor da natureza por nós e nos encantam com a sua inigualável beleza.

José Antonio Torres

Voltar

Facebook




Capão Bonito vai acelerar  plano para desenvolver o turismo

Com suporte técnico da UFSCar, cidade quer apresentar plano já em 2018

 

Capão Bonito desde o início deste ano vem acelerando as ações visando se credenciar como “Município de Interesse Turístico” e a elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Turismo detalhado e abrangendo vários setores é uma ferramenta fundamental nesta meta.

Na semana passada, uma reunião no gabinete municipal discutiu os primeiros passos para elaboração desse plano que deve ser apresentando já em 2018.

Participaram da reunião o professor, coordenador do Laboratório de Cartografia e um dos líderes do Programa Futuro Cientista do Campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sorocaba – Ismail Barra Nova de Melo, o diretor da Etec “Dr. Celso Charuri” – Alison César Sudário de Freitas, a coordenadora do curso de Turismo Receptivo da Etec – profª. Christina Beatriz (Bia), o assessor de governo – Francisco Lino, Paulo Honorato Mendes e Renato Heber (Departamento de Cultura) e o assessor de imprensa Wagner Santos.

Antes da reunião foram apresentados slides com as potencialidades turísticas de Capão Bonito, com destaque para os investimentos concretizados nos últimos anos e o ecoturismo, turismo de aventura e religioso.

Segundo o assessor Francisco Lino, o objetivo do prefeito Marco Citadini é seguir o exemplo de Cerquilho e com suporte da Fundação de Apoio Institucional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) um dos programas da Universidade Federal São Carlos (UFSCar) concretizar o Plano de Turismo local.

Segundo o prof. Ismail Barra Nova de Melo, o plano elaborado em Cerquilho tem três etapas: inventário, diagnóstico e desenvolvimento turístico.

“Será preciso um inventário turístico e o levantamento de todas as estruturas e recursos disponíveis no município que possam ter relação ou uso para o turismo. A elaboração do plano deve durar aproximadamente 1 ano e será um diagnóstico e uma avaliação técnica dos recursos para traçar ações que levem ao desenvolvimento turístico de Capão Bonito. Já o desenvolvimento turístico estará ligado à elaboração de projetos com base no inventário e no diagnóstico, visando realizar a atividade turística de forma organizada”, explicou Ismael de Melo, que elogiou a atitude de Capão Bonito em querer se organizar para desenvolver um setor que pode contribuir muito com o desenvolvimento do município.

Quem também aprovou a proposta foram os representes da Etec – diretor Alison de Freitas e professora Christina Beatriz, pois a instituição há vários anos proporciona um elogiado Curso de Turismo que também a partir de agora credenciará seus formandos automaticamente a serem guias turísticos.

“Estamos à disposição tanto da prefeitura como da UFSCAR para manter uma parceria  e contribuir com a elaboração deste plano que será também importante para nossa instituição”, comentou o diretor Alison de Freitas.

A prefeitura também não descarta buscar apoio da iniciativa privada para acelerar o Plano de Turismo devido a limitação orçamentária neste ano.

“O turismo movimenta 56 outros setores da economia no Estado de São Paulo e tem uma pujança impressionante. Falta, no entanto, os dados objetivos, os números, para podermos fazer prognósticos, prospecções, pensar o turismo em longo prazo. Capão Bonito, por exemplo, está próximo de parques estaduais importantes como Intervales, Carlos Botelho, PENAP (Parque Nascentes do Paranapanema) e PETAR (Parque Turístico do Alto Ribeira), precisamos aproveitar essa posição estratégica no cinturão verde do estado”, destacou o assessor Francisco Lino.

“Após a elaboração do plano e sua apresentação, o nosso próximo passo será também sistematizar os dados levantados e torná-los públicos, em site e plataforma física, para que todos tenham acesso, numa comunicação fácil e de simples entendimento”, acrescentou o assessor de imprensa – Wagner Santos.

Município de interesse turístico – O Governo do Estado de São Paulo sancionou em 2015 um mecanismo de apoio aos municípios, por meio da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 11/2013, e do Projeto de Lei Complementar nº 32/12, onde, exceto as 70 Estâncias Turísticas já existentes, todos os municípios do Estado podem concorrer para credenciamento de Municípios de Interesse Turístico a serem habilitados para receberem recursos do Fundo de Melhoria previsto no artigo 146 da Constituição do Estado.

Para que um município possa estar se credenciando é necessário atender vários critérios: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turístico; além do Plano Municipal de Turismo, por exemplo.

Capão Bonito apresenta boas chances para se tornar um Município de Interesse Turístico.

“Devido aos grandes investimentos públicos em mobilidade urbana, cito como exemplo a nova entrada da cidade, e dos novos negócios privados como hotéis e restaurantes, Capão Bonito se credencia hoje como um importante município de turismo em todo o Estado de São Paulo. Temos um Parque Estadual das Nascentes do Rio Paranapanema e um diversificado pacote de roteiros turísticos, tanto no setor de Ecoturismo como no Turismo Religioso”, destaca o prefeito Marco Citadini (PTB), que participou de uma audiência recentemente na Secretaria Estadual de Turismo, onde apresentou oficialmente a intenção da cidade de pleitear a classificação.




II Seminário dos municipios turisticos será em Julho em Barra Bonita

BARRA BONITA RECEBE O II SEMINÁRIO DOS MUNICIPIOS DE INTERESSE TURISTICO
O turismo detém hoje suficientes argumentos para se transformar no maior indutor do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Acredita-se que isso ocorra com a formalização dos municípios de interesse turístico.
Geração de emprego e renda como uma economia em constante crescimento, a atividade turística vem passando por marcantes transformações, especialmente na inclusão social.
Por isso, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional e a Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve SP – realizam em Barra Bonita, no próximo dia 3 de julho, o segundo encontro “Turismo como fator de desenvolvimento econômico”.
Segundo o deputado Herculano Passos, presidente da Frentur, frente do Congresso Nacional que congrega mais de 250 deputados e senadores, vários aspectos da vida social no município sofrerão transformação com a regulamentação da lei dos municípios de interesse turístico. A conservação da natureza, a defesa do patrimônio cultural, o apoio à economia e à micro e pequena empresa, são setores citados pelo deputado federal paulista.
O presidente da ABIHSP, Bruno Omori, concorda com esse posicionamento. “O turismo é uma atividade transversal e propõe uma capacidade importante de estimular a diversificação das atividades produtivas”. disse.
Para o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, a lei sancionada pelo governador Alckmin, as oportunidades de financiamento oferecidas pela Desenvolve SP e o interesse demonstrado pelos agentes públicos, “certamente irão definir um crescimento sustentável nos municípios, com resultado direto na qualidade de vida das pessoas”, afirma.
O 2º seminário vai nortear a conduta dos prefeitos e secretários dos municípios que podem ser enquadrados na nova lei. Serão basicamente dois temas: “Posso ser município de interesse turístico. E agora? – Serei Município de Interesse Turístico – Então o que fazer?
A programação completa do evento está disponível no site da Uvesp – www.uvesp.com.br

 




Noticias sobre turismo

As Cavernas de Iporanga

     Uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil está no município de Iporanga que, por sinal, é um dos destaques em toda aquela belíssima região do Estado de São Paulo.

     Em Iporanga, reconhecida internacionalmente, se permite explorar cavernas e grutas formadas há milhões de anos, contendo rios e cachoeiras subterrâneas, salões e galerias. Algumas de suas formações são únicas em todo o mundo.

     Iporanga também é o portão de entrada do “Petar”, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Toda a região foi reconhecida pela Unesco como reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Informações: Fone (15) 3556-1420. Visite Iporanga. Você vai adorar! 

     Na foto: “Casa da Pedra”, caverna com 215 metros de altura.

Rural  no  Vale         

      Para deixar você informado de tudo que há de Turismo Rural no Vale do Paraíba, a‘Fundação Fórmula Cultural’ criou e lançou na internet um portal contendo informações sobre a citada região.

     Reuniram, assim, todos os atrativos das áreas rurais da região, a começar por Pindamonhangaba, de forma que você possa se orientar sabendo onde estão os hotéis, pousadas e restaurantes, bem como onde há lazer, divertimentos e aventuras.

     É algo que veio para ajudar a todos. Consulte: www.ecotrip.org.br

‘Sabores’  em  Taubaté

     A quinta etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo foi realizado em Taubaté, após a reunião do gabinete Itinerante do Secretário Estadual de Turismo Roberto de Lucena.

     Reunião de manhã e competição gastronômica à tarde, uma receita que vem dando certo. Conforme relatado por Maristela Bignardi: “-Os pratos vencedores em Taubaté usaram e abusaram dos produtos da terra, como: pinhão, queijo, cachaça, doce de leite, e macadâmia. Esses foram alguns dos ingredientes que fizeram a festa dos quatro vitoriosos”.

     Recentemente, tivemos as etapas do “Sabor de São Paulo” em Presidente Prudente e em São José do Rio Preto. As próximas etapas serão nas cidades Araçatuba (02/6) e Jundiaí (30/6).

     Na foto de Leonardo Costa: Os vencedores da gastronomia em Taubaté.

Gabinete  Itinerante

     As próximas cidades que serão atendidas pelo Gabinete Itinerante da Secretaria de Turismo do Estado, comandado pelo Secretário Roberto de Lucena serão: Presidente Prudente às 14 horas do dia 01 de Junho; Araçatuba às 10 horas do dia 02 de Junho; e, Jundiaí no dia 30 de Junho.

     Roberto de Lucena leva junto com ele todos os principais diretores de departamentos da Secretaria Estadual, de forma a aproximar o governo e conhecer as demandas das regiões administrativas que têm as citadas cidades como sedes.

     É uma boa oportunidade para que os assuntos de turismo venham contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso Interior.

Cajuru  e a  sua  natureza

     Um município que procura despertar-se no turismo é Cajuru, localizado no nordeste do Estado de São Paulo. A cidade que já teve o nome de São Bento do Cajuru, procura adequar-se à nova legislação de turismo, com a vontade política e o interesse da sua sociedade.

     O município é farto em belezas naturais, iniciando por suas 70 cachoeiras e quedas d’águas. Há locais ideais para trilhas, com visita às grutas e observação da fauna e flora da região.

     Como outras cidades do mesmo porte, o município precisa ter um Comtur atuante e interessado no progresso sustentável, aproveitando o que tenha de potencial e criando eventos e atrativos para captação de turistas. Visite Cajuru!    

    Na foto de Rubens Chiri: A Cachoeira do Mangue, em Cajuru, ótima para banhos.

Destinos  Turísticos

     A ‘Competitividade e a inovação em destinos turísticos’ é o tema da apresentação de Ana Clévia Guerreiro no dia da abertura do Congresso do Turismo Paulista, em 24 de junho. Ela é pós graduada e Mestre em gestão de negócios de Turismo.

     No dia seguinte (25), o tema ‘As cidades criativas’ tem tido muitas inscrições. A apresentação será por Sara Souza, diretora de relacionamento do São Paulo Convention Bureau, ela é formada em marketing e em gestão comercial. Estas são duas das 20 apresentações do citado Congresso. Inscreva-se ainda hoje: www.amitur.org.br

     As inscrições são totalmente grátis.