Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais

Centro Cultural SESI Itapetininga apresenta a
exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais

Exposição Maracatu Rural - A Magia dos Canaviais - Divulgação
Exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais – Divulgação

Fotos aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/19XdeqXTjUEwOdSBXxv7LQT5kD2QwZ8Al?usp=sharing

Mostra com curadoria de Afonso Oliveira faz panorama de uma das mais representativas manifestações da cultura popular brasileira

Entre os dias 6 de setembro e 30 de novembro de 2025, o Centro Cultural SESI Itapetininga apresenta gratuitamente a exposição Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais. A mostra, que conta com audiodescrição e legendas em braile, reúne a produção artística de trabalhadores da Zona da Mata de Pernambuco, representantes desta manifestação que é Patrimônio Cultural Brasileiro, o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto.

O evento de abertura ocorre no dia 5/9, sexta-feira,às 14h30, para grupos de interesse da educação, e duas visitas mediadas estão programada para o dia 6/9, às 10h e às 15h, com o curador Afonso Oliveira, que compartilha informações e curiosidades sobre o Maracatu Rural.

Ambientada em uma cenografia que remete ao território da Zona Canavieira Pernambucana, a exposição apresenta documentos, vídeos, fotografias, objetos, textos, indumentárias e peças de artesanato, além de audiovisuais. São objetos e obras que vão além dos maracatus, e adentram no universo do trabalho, da religião e das influências que o Maracatu Rural exerceu sobre artistas contemporâneos como Chico Science, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Siba.

Com projeto expográfico assinado pela designer pernambucana Júlia Filizola, a exposição conta com mais de 60 fotografias selecionadas, assinadas por diversos fotógrafos pernambucanos como Hans von Manteuffel (alemão/pernambucano), Toni Braga, Pedro Raiz, Ederlan Fábio, Fred Jordão e Afonso Oliveira, além de obras da antropóloga americana Katarina Real que, entre 1950 e 1990, pesquisou sobre o Carnaval do Recife e outras manifestações culturais do Nordeste (suas fotografias foram cedidas pela Fundação Joaquim Nabuco).

Entre os documentos estão troféus, CDs, livros, ferramentas da agricultura, instrumentos e a medalha da Ordem do Mérito Cultural (concedida pelo Ministério da Cultura). Na indumentária, a exposição traz 11 manequins com os figurinos típicos de Caboclos de Lança, Rei, Rainha, Reiamar, Mestre de Apito, Burra, Catirina e Mateus. Destaque também para uma Mesa de Jurema Sagrada, ritual religioso de origem indígena e cultuado por aqueles que fazem o Maracatu Rural, e para o Totem, onde o visitante, de forma interativa, irá conhecer a história e a estética dessa cultura.

O público pode ainda assistir a um documentário produzido especialmente para a exposição, que mostra o Maracatu Rural desde os preparativos, à noite, até as apresentações durante o carnaval. Será exibido também o filme Maracatu Atômico – Kaosnavial (2012), com Jorge Mautner e Mestre Zé Duda, dirigido por Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, produzido na Zona da Mata Pernambucana.

A produção e curadoria Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais é assinada por Afonso Oliveira, que tem uma vivência de mais de 30 anos junto a esta manifestação cultural, já tendo desenvolvido diversos projetos com os maracatus rurais. “Quem visitar a exposição viverá uma experiência marcante e única. O Maracatu Rural vai além do colorido de seus caboclos de lança, é um mergulho na história da formação do povo nordestino. É muito representativo trazer este acervo para São Paulo. Aqui vive uma parte de nós.”

Maracatu Rural – O maracatu rural ou de baque solto é uma manifestação cultural que surgiu no período republicano, na Zona da Mata, em Pernambuco. A partir da festa dos caboclos, personagens de outras brincadeiras foram se juntando e formando-o como conhecemos hoje.

A tradição diz que o primeiro maracatu rural tem local e data de nascimento. O mais antigo foi criado no Engenho Olho d’Água, em Nazaré da Mata, no dia 10 de dezembro de 1914, num sábado, como diz Ernesto Francisco do Nascimento, o mais antigo dos caboclos em atividade e mestre do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba.

O protagonista do maracatu rural é o caboclo de lança, de fantasia exuberante com golas e chapéus coloridos, além dos caboclos de pena, das baianas, do rei e da rainha e das damas de buquê.

O cortejo do maracatu rural é conduzido por instrumentos de percussão (bombo, tarol, mineiro, porca e gonguê), acompanhado por instrumentos de sopro (trombone e trompete), vindo das orquestras de frevo.

O canto é de responsabilidade do Mestre de Apito ou poeta e contra-mestre. Sambas e marchas feitos de improviso mostram a qualidade e prestígio do Mestre perante à população que, durante o carnaval, aguarda ansiosa para ver qual será o melhor.

Durante o carnaval, existem vários encontros de Maracatus, com destaque para os realizados nas cidades de Nazaré da Mata, Aliança e Goiana.

Afonso Oliveira (curador) – Criador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural Coletiva e Comunitária, que tornou-se livro (2009) e já formou 180 produtores culturais.

Afonso Oliveira lançou o projeto Curva do Mundo (2019) com exposição de pinturas, livro de poesias e composições musicadas por diversos artistas brasileiros.

Elaborou, entre 1995 e 2003, com o Governo do Estado de Pernambuco e o Ministério da Cultura, uma política de valorização dos Maracatus pernambucanos; idealizou e coordenou o projeto que tornou Nazaré da Mata, PE, a Terra do Maracatu, e Goiana, PE, a Terra dos Caboclinhos.

Realizou projetos nacionais e internacionais de valorização da cultura popular pernambucana, destaque para a EXPO 2000, em Hanover, Alemanha; turnês europeias com os Maracatus Estrela Brilhante e Maracatu Leão Coroado; ida ao Festival Lincoln Center em Nova Iorque com Selma do Coco, Vanildo de Pombos e Mestre Salustiano.

Coordenou mais de 120 projetos culturais de música, artesanato, cinema, cultura popular, teatro e dança.

A convite do Ministério da Cultura, foi diretor artístico, produtor e curador do Festival Interações que levou mais de 40 atrações para às Paralimpíadas do Rio de Janeiro (2016), coordenador geral do Encontro Nacional das Culturas Populares (2015), em Serra Talhada, e coordenador de programação da TEIA – Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (2008), em Brasília.

Prêmios: Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural – 2017; Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa – Fundação Joaquim Nabuco – 2020; Prêmio Economia Criativa do MinC – 2012; Prêmio Patativa do Assaré do MinC – 2011; Prêmio Tuxauá do MinC – 2010.

Serviço

Exposição: Maracatu Rural – A Magia dos Canaviais

Abertura: 5 de setembro – Sexta, às 14h30

Temporada: 6 de setembro a 30 de novembro de 2025

Dias/horários: Terças-feiras, somente com agendamento. Quarta a sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 13h às 19h.

Visitação gratuita. Classificação: Livre.

Visita mediada: 6/9, sábado, às 10h e às 15h – Com o curador Afonso Oliveira.

Acessibilidade: obras com audiodescrição.

Agendamento escolar e de grupos: cacitapetininga@sesisp.org.br

Centro Cultural SESI Itapetininga

Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco. Itapetininga/SP

Tel.: (15) 3275-7920 | itapetininga.sesisp.org.br | Na rede: @sesisp.itapetininga

Voltar

Facebook




Lugares de memória de Porto Feliz

Passeio cultural evidenciou os lugares de memória de
Porto Feliz (SP)

Passeio cultural nos lugares de memória de Porto Feliz (SP)
Passeio cultural nos lugares de memória de Porto Feliz (SP)

No último dia 28, sábado, ocorreu o Passeio pelos lugares de memória de Porto Feliz, mediado pelo Mestre em Educação e Doutorando em Comunicação e Cultura Professor Carlos Carvalho Cavalheiro. O passeio é uma promoção da Equipe Gestora da EMEF. Coronel Esmédio com vistas à formação dos professores da unidade, bem como para usufruto da comunidade em geral.

Vinte e seis participantes se inscreveram para o passeio, dentre professores e pessoas interessadas. Participaram, além de porto-felicenses, pessoas das cidades de Boituva, São Paulo, Sorocaba, Itu e Salto, o que demonstra o interesse que desperta a história da cidade de Porto Feliz.

Praça da Matriz 'Dr. José Sacramento e Silva'
Praça da Matriz ‘Dr. José Sacramento e Silva

O passeio iniciou-se na Praça da Matriz (Dr. José Sacramento e Silva), defronte ao monumento em homenagem a Cândido Motta. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro evidenciou a qualidade artística do monumento que foi criado e esculpido pelo artista Giulio Starace (Júlio Starace), um famoso escultor italiano, radicado no Brasil na década de 1920 e que se destacou por produzir a obra em mármore de dois amantes na Fonte dos Amores, em Poços de Caldas.

“A obra de Poços de Caldas foi feita em 1929. O monumento a Cândido Motta é anterior, de 1920. Infelizmente, apesar de ser uma escultura realizada por um artista de renome, pouca gente de Porto Feliz sabe disso. E, assim, o monumento sofre vandalismos”, conclui o professor.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Da Praça, o grupo seguiu para o interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Dentro da Igreja puderam apreciar o conjunto de azulejos pintados pelo também italiano Bruno de Giusti. O professor Carlos discorreu sobre as críticas sociais que Bruno inseriu em sua obra e, também, sobre as representações da História oficial da cidade. Na oportunidade, os participantes ouviram, ainda, sobre o restauro das imagens de Nossa Senhora da Penha (primeira padroeira da cidade) e de Nossa Senhora Mãe dos Homens, informações essas passadas por Guilherme Iversen.

Guilherme Iversen

O passeio terminou no Parque das Monções com especial atenção para o Monumento aos Bandeirantes e, também, para a construção da réplica do batelão, feita a partir do tronco do famoso Jequitibá, que foi morto por ato de vandalismo.

Parque das Monções. Monumento aos Bandeirantes
Parque das Monções. Monumento aos Bandeirantes

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realiza passeios culturais como esse desde o início dos anos 2000 em Sorocaba. Criou diversos roteiros temáticos, sendo alguns deles aproveitados pela empresa de turismo pedagógico Educar. Em Porto Feliz, o professor Carlos realiza passeios semelhantes desde 2006, especialmente com seus alunos da EMEF. Coronel Esmédio. Já realizou passeios com temáticas específicas – como sobre a rua da Laje – e abrangentes como generalidades da história local. Também é criador e idealizador da Gincana de História, evento destinado aos estudantes com enigmas sobre a cidade de Porto Feliz.

Voltar

Facebook




8º Encontro Cigano ‘Bênçãos de Sarah’

É um convite à união, ao respeito e à celebração das tradições ciganas, reunindo diferentes grupos étnicos, culturais e religiosos

Abaçai
Abaçai

8º Encontro Cigano ‘Bênçãos de Sarah.
Fazenda São Bernardo – Rafard
Dias 27, 28 e 29 de junho – 9 às 21

O encontro, que celebra Santa Sarah Kali, a protetora do povo cigano, acontecerá em um cenário de grande valor histórico e artístico: a Fazenda São Bernardo – Abaçaí, em Rafard, interior de São Paulo, local de nascimento da icônica artista plástica Tarsila do Amaral.

É um convite à união, ao respeito e à celebração das tradições ciganas, reunindo diferentes grupos étnicos, culturais e religiosos. Com entrada franca, aberto ao público, o evento promete uma experiência imersiva para ciganos, simpatizantes e amantes da cultura em geral.

Caravanas de diversas cidades já confirmaram presença. Grupos procedentes de Campinas, Caraguatatuba, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itanhaém, Mogi Guaçu, Rafard, São Carlos, Santo André e da capital de São Paulo.

• Fogueira Cigana, simbolizando a união e a purificação.

• Expositores: Uma variedade de produtos e artesanatos que refletem a riqueza da cultura cigana.

• Cortejo de celebração a Santa Sarah Kali.

• Apresentações de Danças Ciganas

Beleza e a energia das danças que encantam e envolvem o público.

• Sortilégios (Oráculos).

• Comida Caipira e Cantina.

O 8º Encontro Cigano ‘Bênçãos de Sarah’ vai além da festa; é um espaço para a partilha e o exercício da convivência.

A Fazenda São Bernardo oferece espaço para acampamento com banheiros e chuveiros disponíveis.

Toninho Macedo
21 de junho, 2025

Voltar

Facebook




16ª Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional

A 16ª Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional, com o tema ‘França-Brasil’, está sendo apresentada no hall de entrada da Câmara Municipal de Sorocaba (SP)

Cartaz da 16ª Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional
Cartaz da 16ª Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional

A Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional, idealizada e tendo por curador o artista plástico Hamilton Vieira, ora em sua 16ª edição, e este ano com o tema ‘FRANÇA-BRASIL’, contando com o apoio da Câmara Municipal de Sorocaba, Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Gabinete de Leitura Sorocabano, do professor e escritor André Mascarenhas e de empresas brasileiras e internacionais, e realizada pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA, está sendo apresentada ao público no hall de entrada da Câmara Municipal de Sorocaba (SP) até o dia 13 de junho de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, quando se reuniram em Paris em junho de 2023, decidiram organizar a temporada França/Brasil em 2025, visando alavancar as relações bilaterais entre países, fortalecendo as ações conjuntas, os desafios sociais, políticos e ecológicos. Aproveitando a ocasião, também serão apresentadas as riquezas artísticas e culturais em ambas as nações. 

Esta temporada da Exposição será estruturada em três grandes desafios:

  1. Clima e Transição Ecológica;
  2. Diversidade Social e
  3. Diálogo com a África e Democracia.

A agenda os eventos desta temporada poderá ser obtida nos seguintes saites e linques:

bresilfrance2025.com   –   https://bresilfrance2025.com   –   https://francabrasil2025.com

A exposição destaca o belo estado do Pará (Brasi)l, cuja capital, Belém, será a sede da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, segundo anúncio da ONU em 18 de maio de 2023, e a França, celebrando os 200 anos de relações diplomáticas com o Brasil. Haverá uma homenagem aos Emirados Árabes Unidos que, em 2024, comemorou 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Serão apresentados cartazes, fotos, textos e informações destes três países, para mostrar aos visitantes a cultura, a arte e os destinos turísticos desses três países.

Serviço

Evento: 16ª Exposição Iconográfica de Turismo Cultural Internacional

Tema: França – Brasil

Data: até o dia 13 de junho de 2025, de segunda a sexta-feira

Horário: das 9h às 16h

Local: Hall de entrada da Câmara Municipal de Sorocaba (SP)

Endereço: Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Alto da Boa Vista – Sorocaba (SP)

Mais informações: pelo WhatsApp: (15) 99171-8060 ou pelo e-meio: hvproducoes@gmail.com

Voltar

Facebook




Daniel Bruson

Oferece oficinas online e gratuitas de animação 

Daniel Bruson
Daniel Bruson

Serão dois encontros que acontecerão na próxima semana: um de Roteiro e Storyboard e outro de Direção de Arte

Visando compartilhar experiências de seus processos criativos, o diretor e roteirista sorocabano Daniel Bruson conduzirá uma oficina de Roteiro e Storyboard na próxima terça-feira (08) e outra de Direção de Arte na quarta-feira (09), ambas às 19h, online e gratuitas.

A ação é promovida por meio de seu mais recente projeto, Núcleo de Desenvolvimento de Animações e as vagas são limitadas.

Daniel Bruson, que atua como diretor de animação, roteirista, animador e artista gráfico, é reconhecido por explorar em seus trabalhos as misturas possíveis entre animação feita à mão e técnicas digitais.

Ele será responsável por ministrar as duas oficinas que acontecerão na próxima semana.

Na Oficina de Roteiro e Storyboard, que acontecerá na terça-feira (08), das 19h às 22h, Daniel vai demonstrar o processo de criação de roteiros e storyboards para audiovisual, suas funções dentro da produção, técnicas de escrita criativa, desenho e especificidades de cada formato, tudo com exemplos práticos de abordagens possíveis.

E no encontro de Direção de Arte, marcado para quarta-feira (09), das 19h às 21h, o diretor vai compartilhar exemplos práticos de trabalhos próprios e de outras pessoas, e o processo de elaboração da direção de arte para um filme de animação, por meio de esboços iniciais, artes conceituais, model sheets de personagens, desenhos de cenários, pesquisas de cores, texturas, atmosferas e outras referências, sempre com o foco na história a ser contada.

Daniel Bruson afirma estar empolgado para compartilhar suas experiências, como erros e acertos em projetos anteriores, além de exemplos práticos dele e de coisas que o inspiraram.


“Não sou perito em nada disso, mas a ideia do Núcleo é exatamente compartilhar esses processos, então essas oficinas também são a chance de ouvirmos o público e assim criarmos juntos um ambiente de aprendizado coletivo”

Daniel Bruson


Oficina de Daniel Bruson
Oficina de Daniel Bruson

Ao lado de Daniel, também integram o Núcleo de Desenvolvimento de Animações: Eliete Della Violla, artista, designer e educadora independente, e Talita Annunciato, doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), escritora e desenhista.

O Núcleo visa o desenvolvimento de três curtas-metragens (um de Daniel, um de Talita e outro de Eliette), mas que em sua primeira e atual etapa, direciona os esforços para pesquisa, roteiros, storyboards, direção de arte e dimensionamento, de modo que os projetos dos três filmes fiquem prontos para serem produzidos no futuro.

A equipe envolvida também inclui Sttefania Mendes na Produção Administrativa, Veronica Heidemann na Produção Executiva, Natasha Amaral na Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais, Rafa Lobotomia no Design e Pêu Ribeiro na Assistência de Animação.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas por meio do formulário e as vagas são limitadas a 20 pessoas por encontro, que serão preenchidas por ordem de inscrição @nucleodanimacao

A ação faz parte da programação do Núcleo de Desenvolvimento de Animações, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, por meio do Edital 14/2023 – Apoio às pequenas e microempresas audiovisuais


Voltar

Facebook




Comenda do Mérito Histórico e Cultural Giuseppe Garibaldi

A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO E CULTURAL GIUSEPPE GARIBALDI é uma condecoração criada pela FEBACLA, com objetivo de homenagear à memória de Giuseppe Garibaldi, conhecido como ‘Herói de Dois Mundos’

Logo da FEBACLA
Logo da FEBACLA
Comenda do Mérito Histórico e Cultural Giuseppe Garibaldi
Comenda do Mérito Histórico e Cultural Giuseppe Garibaldi

A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO E CULTURAL GIUSEPPE GARIBALDI é uma condecoração criada pela FEBACLA, com objetivo de homenagear à memória de Giuseppe Garibaldi, que dedicou vida a revoluções por independência na Itália e na América do Sul. Por isso, ficou conhecido como ‘herói de dois mundos’.

Giuseppe Garibaldi nasceu em 1807, foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista “Jovem Itália” que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república.

Exilado no Brasil, participou da ‘Guerra dos Farrapos’ e lutou na guerra entre a ‘Argentina e o Uruguai’. De volta para a Itália participou de várias lutas pela independência italiana.

A Comenda do Mérito Histórico e Cultural Giuseppe Garibaldi – que destacará a imagem de Giuseppe Garibaldi, será concedida aos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, personalidades civis e militares de todo o país, em reconhecimento aos seus atos meritórios, literários, culturais, cívicos e/ou sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da cultura universal.

A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha com a efígie de Giuseppe Garibaldi.

Os interessados, deverão entrar em contato com Dom Alexandre e solicitar o edital.

Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho

Presidente da FEBACLA

Voltar

Facebook




Escola de Arte Bico de Pena realiza exposição de arte dos alunos

Convidada a conhecer o espaço, Verônica Moreira teve a oportunidade de apreciar as obras do artista e professor de arte Elifas Levi de Souza

Uma das obras de Elifas Levi de Souza
Obra em execução. Lápis sobre a parede

No dia 05 de junho de 2024, às 19 horas, a escritora, poetisa e Editora Setorial de Eventos do ROL Verônica Moreira marcou presença na exposição de artes da Escola de Artes, Bico de Pena, de Caratinga (MG). Convidada a conhecer o espaço, Verônica teve a oportunidade de apreciar as obras do artista e professor de arte Elífas Levi de Souza, a quem presenteou com um exemplar do Catálogo VER-ARTE, agora parte do acervo da escola.

A Escola de Arte Bico de Pena é uma instituição dedicada ao ensino da pintura e do desenho, bem como à disseminação das mais diversas formas de arte e manifestações culturais. Atualmente, a escola desenvolve uma série de projetos voltados para a promoção e o desenvolvimento artístico
na comunidade de Caratinga e região.

A escola de arte oferece cursos para diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até avançados. Uma iniciativa importante da escola é o curso ‘A Arte Educação como Base para um Lazer Saudável’, que atualmente beneficia 92 alunos de escolas públicas de Caratinga e seus distritos. No curso, além de desenvolverem habilidades artísticas, os alunos aprendem sobre a importância social da arte. Eles são incentivados a participar da produção de eventos culturais, exposições e outras iniciativas no campo da
experiência artística e estética.

Card do Catálogo Ver-Arte
Card do Catálogo Ver-Arte

Encantada com as produções dos artistas expositores, Verônica convidou Cristian Alves, um dos alunos de desenhos realistas a participar do Catálogo Literocultural Ver-Arte, um projeto por ela promovido com o apoio de diversas instituições acadêmicas, incluindo o Jornal Cultural ROL.

Sem dúvida, a contribuição de Cristian adicionará muito valor ao nosso projeto. Agradeço à Professora Laurinha Miranda por ter proporcionado este enriquecedor intercâmbio de experiências inspiradoras.

A Escritora e colunista do Jornal Cultural Rol Verônica Moreira relatou que foi uma imensa felicidade ter conhecido o ambiente estimulante da Escola de Arte Bico de Pena e ter tido o privilégio de apreciar o talento de Elífas Levi de Souza, que, junto com sua esposa, a acolheram com tamanha distinção e generosidade.

Além disso teve a oportunidade de contemplar as obras de Elífas Levi de Souza, que foram premiadas tanto no Brasil quanto no exterior.

Sobre o artista

Elifas Levi de Souza
Elifas Levi de Souza

Elifas Levi de Souza, nascido e residente em Caratinga-MG, é desenhista, artista plástico e produtor cultural. Começou a desenhar aos 12 anos, construindo, desde então, uma longa carreira nas artes plásticas.

Desenvolve atividades como ilustrador de livros e revistas, muralista, grafiteiro, desenhista, professor de desenho, pintor e tatuador.

Realizou trabalhos em Caratinga e no exterior, destacando-se suas exposições em Portugal.

É membro dos coletivos Cine Clube Gaviões e Passarinhos e Amigos da Escola de Arte Bico de Pena, que iniciaram suas atividades nos anos de 2022 e 2021, respectivamente.

Atualmente, é diretor e professor da Escola de Arte Bico de Pena, onde são desenvolvidos cursos e iniciativas voltadas ao ensino e à disseminação das artes, especialmente das artes plásticas.

Elifas é, indiscutivelmente, um notável artista que dedica seu trabalho incansável em prol da cultura e da arte, contribuindo para o desenvolvimento das novas gerações de crianças interessadas em expressar sua criatividade através das artes.

Outras fotos

Laurinha, Fabiana,Verônica, Elifas
Laurinha, Fabiana,Verônica, Elifas

Fabiana, Verônica, Cristian, Elifas
Fabiana, Verônica, Cristian, Elifas

Verônica Moreira, Elifas Levi
Verônica Moreira, Elifas Levi

Estúdio de Tatuagem do artista Elifas Levi
Estúdio de Tatuagem do artista Elifas Levi

Além de ser um grande artista e ser premiado no exterior, Elifas é um grande mestre em tatuagens. Ele possui seu próprio Estúdio de Tatuagem no centro da cidade de Caratinga. Conheçam o espaço e faça sua tatuagem dos sonhos com um artista qualificado.

Titulo: Ouro Preto 12-01-2024
Titulo: Ouro Preto 12-01-2024

https://globoplay.globo.com/v/12631867

Voltar

Facebook