Cia Cria Mundos apresenta ‘Histórias com a Mafralda’ em escolas e espaços culturais de Sorocaba
Card do espetáculo ‘Histórias com a Mafralda‘Cena do espetáculo ‘Histórias com a Mafralda’ – Foto Divulgação
A CiaCria Mundos apresenta o espetáculo ‘Histórias com a Mafralda’, uma montagem lúdica e envolvente voltada para o público infantil, que mistura fantasia, humor e um toque de mistério. Na trama, a bruxinha Mafralda enfrenta uma missão especial: recuperar seu poder mágico de se transformar em animais. Para isso, ela precisa contar mil histórias, e falta apenas uma para completar o feitiço e recuperar seu encantamento!
Com a ajuda de três assistentes atrapalhados e bem-humorados, Mafralda convida as crianças a escolherem o livro que inspirará a última narrativa. A partir desse momento, objetos, adereços e bonecos ganham vida, transformando a contação em uma experiência teatral cheia de cor, humor e fantasia.
Estão no elenco: Maria Helena Barbosa, Ivanise de Carlo e Júlio Scandolo, somando a eles o músico Mauro Tanaka e o intérprete de libras João Mendes.
O projeto é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba – LINC/2014 e realiza apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade, levando arte, imaginação e poesia às escolas e espaços culturais.
Programação:
05/11 – Escola Municipal Wanderlei Acca Sessões às 8h e 13h Rua Cervantes, 678 – Vila Assis
07/11 – Biblioteca Municipal de Sorocaba Sessões às 10h e 14h Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista
11/11 – CEI 57 João Salerno Engenheiro Sessões às 10h e 14h Rua José Virgílio da Silva, 307 – Júlio de Mesquita Filho
12/11 – E.M. Professor Oswaldo de Oliveira Sessões às 10h e 14h Rua Flor do Carvalho, 929 – Éden
14/11 – Céu das Artes Sessões às 11h e 14h Rua Washington Pensa, 969 – Jardim Santa Cláudia
Uma experiência encantadora para crianças e adultos, que convida todos a redescobrirem o prazer de ouvir e contar histórias!
Paralelo Entre Arte Acadêmica e Arte Naif. A oficina é parte da atividade ‘Bamo Proseá – Vivências Caipiras’
Card do evento Oficina de Pintura – Paralelo Entre Arte Acadêmica e Arte Naif
O Núcleo Educação, Tecnologia e Cultura (NETC- ProEx) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (UFSCar-So) convida para o evento “Bamo Proseá? Vivências Caipiras”.
No primeiro encontro, dia 07/06/2025, às 10h, acontecerá a abertura com um causo contado pelo Cumpadi Pedro e em seguida uma prosa com Elton Ferreira, Fabíola Mirella, Zeca Collares e mediação da professora Neusa Mariano.
No segundo dia, 14/06/2025, às 10h, contaremos com a oficina de artes “Paralelo entre arte acadêmica e arte Naif” com Gizela Maria. As inscrições para a oficina devem ser feitas até dia 08/06/2005 pelo link: https://forms.gle/JvotSbUBTAjVry1L7.
No evento teremos também, desde o dia 07/06, a Exposição “Bamo Proseá? Cotidiano e cultura caipira entre retratos e afetos”.
A reinvenção dos contos de fada para a sustentabilidade
‘A reinvenção dos contos de fada para a sustentabilidade’ é atração no Centro Cultural Sesi Sorocaba
Contação de história. A reinvenção dos contos de fada para a sustentabilidade
A atração é gratuita e acontece na quarta-feira, 26 de junho, às 20h
O objetivo desse bate-papo é apresentar novas versões dos contos de fadas tradicionais para vivermos a sustentabilidade prática em sala de aula.
É possível falarmos em uma literatura sustentável?
Até que ponto uma obra literária dialoga com a sustentabilidade sem se tornar didática demais e ainda ser interessante para os leitores de hoje?
Podemos ferir uma tradição ao alterar o enredo de um conto de fadas, que já é conhecido pelas crianças?
Além de tentar responder a todas essas perguntas, o escritor César Obeid trará reflexões para que a sustentabilidade no universo escolar seja uma realidade consciente, efetiva e, claro, muito divertida.
Com muitas histórias, poesias e interação com o público, o escritor César Obeid apresenta o seu livro Almanaque dos contos de fadas, um almanaque criativo e divertido para um leitor curioso, moderno e engajado!
SERVIÇO
Local: Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba – Rua Gustavo Teixeira, 369 – Vila Independência
Entrada gratuita – Reservas do ingresso liberadas no MEU SESI. O ingresso tem validade até 10 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.
A artista Ciça Oliveira, apresenta para as crianças de Taubaté, contos de autoras mulheres embalados por músicas de sua autoria, inspirando, divertindo e estimulando a imaginação infantil
Projeto ‘Contos de Encantar‘, contação de histórias com Ciça Oliveira
No mês da mulher, espetáculo ‘Contos de Encantar’ apresenta autoras nacionais para crianças de Taubaté
A partir do dia 11 de março de 2024, o projeto “Contos de Encantar” realiza uma temporada de apresentações gratuitas em escolas rurais e bibliotecas municipais da cidade de Taubaté (SP). O projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Secretaria Municipal de Cultura de Taubaté e apoio da Secretaria de Educação de Taubaté.
“Contos de Encantar” é um espetáculo de contação de histórias que busca incentivar o interesse das crianças pela literatura nacional, principalmente aquela feita por mulheres, apresentando histórias de autoras como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Mary França e Sonia Rosa.
A contadora de histórias Ciça Oliveira (@cicacontos), acompanhada por seu violão, combina narrativas com músicas autorais, promovendo momentos lúdicos e interativos que estimulam a expressão vocal, o ritmo, a imaginação e a escuta ativa das crianças.
O espetáculo é formado por quatro contos diferentes. “Bom Dia Todas as Cores”, de Ruth Rocha, conta a história de um camaleão que, ao mudar de cor para agradar a todos, descobre a importância de ser ele mesmo.
“O Caracol”, de Mary França, apresenta a história de um caracol que anseia fazer coisas que outros insetos fazem, mas aprende a valorizar suas próprias habilidades quando a chuva chega.
Já “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky, traz uma história que destaca a importância da união e da colaboração quando o avô tenta arrancar um rabanete gigante da terra.
E “O Menino Nito”, de Sonia Rosa, apresenta a história de um garotinho que parou de chorar para cumprir os estereótipos de masculinidade, e acabou redescobrindo a importância de expressar suas emoções.
O espetáculo culmina com cantigas populares, como Sambalelê e Piaba, convidando o público a dançar e celebrar o momento mágico.
“O objetivo desse projeto é proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa para as crianças, incentivando a imaginação e a apreciação da literatura infantil brasileira, além de promover a importância da expressão emocional e da colaboração entre pares”, comenta Ciça Oliveira.
O espetáculo será apresentado em bibliotecas públicas e escolas da zona rural, proporcionando um ambiente de contação de histórias que encoraje as crianças a expressarem suas emoções, imaginarem cenários e se envolverem ativamente nas narrativas.
Sinopse: Espetáculo de contação de histórias direcionado ao público infantil, envolvendo contos de autoras nacionais como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Mary França e Sonia Rosa. Um projeto que resgata e celebra a literatura infantil brasileira, destacando as mulheres na literatura.
Duração: 40 minutos
Grátis
Classificação Livre
Quando: 11 de março de 2024 (segunda-feira) – Horário: 10h e 13h