Biblioteca Municipal de Caratinga

Projeto ‘Visita à Biblioteca Municipal de Caratinga’ (MG) incentiva leitura entre crianças

Placa de entrada da Biblioteca Municipal de Caratinga
Placa de entrada da Biblioteca Municipal de Caratinga

No dia 12 de março de 2025, iniciou-se o projeto ‘Visita à Biblioteca Municipal de Caratinga‘, uma iniciativa que busca incentivar o hábito da leitura entre alunos do ensino fundamental anos iniciais. O projeto é uma realização da Biblioteca Municipal de Caratinga em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Na abertura do projeto, a escritora caratinguense Verônica Moreira foi convidada para palestrar e contar histórias às crianças. Durante o encontro, ela leu seu livro infantil Vekinha em: O Mistério do Côco, baseado em histórias reais, proporcionando às crianças momentos de encantamento com as aventuras de Vekinha, uma menina esperta e curiosa que faz grandes descobertas. A atividade despertou a imaginação e a curiosidade dos pequenos leitores, reforçando a importância da literatura na infância.

Visão parcial da biblioteca
Visão parcial da biblioteca

O projeto ‘Visita à Biblioteca Municipal de Caratinga‘ tem como principal objetivo aproximar os alunos das escolas municipais do espaço da biblioteca, incentivando o hábito da leitura e promovendo a familiarização com livros, revistas e outros recursos culturais. A iniciativa conta com a colaboração de professores e coordenadores pedagógicos, que auxiliam os alunos no desenvolvimento do pensamento crítico e na criatividade por meio de pesquisas e atividades literárias.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação inclui o fornecimento de transporte escolar para os alunos das escolas participantes. Durante a visita, os estudantes são convidados a realizar uma excursão pela biblioteca, participar de atividades lúdicas, como contação de histórias e oficinas de leitura, além de terem a oportunidade de conhecer escritores e dialogar com eles sobre suas obras.

Anarlene, Fatinha, Marístela, Verônica, Inara professora e Marta Pacheco

Ao final da visita, os alunos são incentivados a realizar o cadastro na biblioteca para empréstimo de livros, além de terem acesso a computadores e internet para pesquisas e trabalhos escolares. Após cada visita, serão promovidos debates em sala de aula sobre a experiência vivida na biblioteca, com o intuito de estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos livros lidos.

O projeto acontece uma vez por semana, trazendo sempre uma programação diferenciada. Os coordenadores e funcionários da biblioteca se dedicam para garantir que todas as crianças sejam bem atendidas e tenham uma experiência enriquecedora.

As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Biblioteca Municipal de Caratinga através da redes social (Instagram) ou e-mail: biblioteca@edu.caratinga.mg.gov.br

Fotos da excursão à Biblioteca de Caratinga

Voltar

Facebook

Voltar

Facebook




Amor Além da Guerra

Lançamento do Livro ‘Amor Além da Guerra’ conquista público em Caçador (SC)

Capa do livro Amor além da guerra
Capa do livro ‘Amor além da Guerra’

No dia 15 de março, a Livraria Selva, em Caçador (SC), foi palco de um evento que superou todas as expectativas: o lançamento do aguardado livro Amor Além da Guerra.

O evento, que aconteceu ao longo de todo o dia, foi um verdadeiro sucesso, atraindo um público diversificado, incluindo empresários, vereadores, o prefeito da cidade, Sr. Alencar Mendes, prefeitos de municípios vizinhos, representantes da Universidade local e até pessoas de outras cidades.

O livro Amor Além da Guerra mergulha em diversos aspectos históricos, combinando romance e fatos reais.

A trama explora temas como a imigração italiana para o Brasil no final do século XIX, as adversidades dos imigrantes, as duas grandes guerras mundiais e os regimes que surgiram em função delas, como o Nazismo, o Socialismo e o Comunismo.

A obra é resultado de uma extensa pesquisa e de uma profunda paixão pela história.

Entre 1880 e 1890, milhares de italianos desembarcaram no Brasil em busca de uma vida melhor. Aproximadamente 580.000 imigrantes europeus chegaram ao país até 1900, e quem não tem, na própria família, raízes italianas ou de outras nacionalidades europeias?

A imigração transformou a cultura brasileira, moldando nossa culinária, religião, costumes e, claro, nossa visão de mundo.

Porém, a jornada desses imigrantes não foi fácil. Eles enfrentaram imensos desafios, preconceitos e dificuldades.

E é dentro desse contexto de luta e resistência que nasce a história de Amor Além da Guerra – um romance emocionante que, além de retratar a experiência dos imigrantes, também narra as atrocidades das Guerras Mundiais, que atingiram o mundo sem escolher fronteiras.

A história traz personagens marcantes: uma enfermeira dedicada que cuidou de um soldado cego após um atentado, e o próprio soldado, que, em meio à dor, encontrou no amor uma força de superação.

Esse romance de amor e resiliência transcende a tragédia das guerras, mostrando que, mesmo nos momentos mais sombrios, a esperança pode florescer.

Amor Além da Guerra não é apenas um livro; é uma viagem profunda por diversas fases da história e seus momentos mais impactantes.

Com uma narrativa que mescla ficção e realidade, a obra promete conquistar os leitores e deixar uma marca na literatura brasileira.

ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO

Fotos do evento
Fotos do evento

Fotos do evento
Fotos do evento

Fotos do evento
Fotos do evento

Fotos do evento
Fotos do evento

Fotos do evento
Fotos do evento

Fotos do evento
Fotos do evento

Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube

ONDE ENCONTRAR


Página Inicial

Resenhas da colunista Lee Oliveira




FLAUS chega a sua oitava edição

Feira do Livro e Autores Sorocabanos se consolida como evento cultural da cidade. No dia 21, a FLAUS contará com a presença de Paulo Betti

Logo da FLAUS

A FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos alcança este ano a sua oitava edição, se consolidando como evento cultural da cidade e Região Metropolitana de Sorocaba. Surgida em 2017, sob a idealização do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) é uma ação cultural realizada na cidade de Sorocaba por iniciativa de autores independentes, com o intuito de dar visibilidade aos escritores da cidade e da região. Trata-se de uma ação coletiva, independente e horizontalizada (sem hierarquia).

Exposição e venda de livros da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes
Exposição e venda de livros da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes

“Muita gente acha que o nome se refere a uma exclusividade: só podem participar escritores e escritoras de Sorocaba. Não se trata disso, mas sim de que a organização é toda realizada de maneira independente pelos escritores. Já tivemos a presença na Feira de escritores de Botucatu, São Miguel Arcanjo, São Roque, Porto Feliz, Votorantim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e mesmo de outros Estados”, comenta o idealizador da FLAUS, Carlos Carvalheiro. Com isso, a FLAUS é aberta a participação de toda e qualquer pessoa que trabalhe com a arte das letras e aceite as diretrizes da Feira.

Exposição e venda de livros da FLAUS no Sesc Sorocaba
Exposição e venda de livros da FLAUS no Sesc Sorocaba

Dentre as diretrizes está a ajuda mútua e o trabalho voluntário na organização, montagem e desmontagem da Feira. Um diferencial da FLAUS é que todos os escritores dividem o mesmo balcão de exposição de livros, mantendo assim o espírito de horizontalidade e de comunidade entre os artistas das letras. “Todo mundo, voluntariamente, ajuda em tudo. Inclusive na venda dos livros. Não somente os de sua autoria, mas de todos os que participam da Feira”, garante Carlos Carvalho Cavalheiro.

Expositores de livros da FLAUS no Sesc Sorocaba
Expositores de livros da FLAUS no Sesc Sorocaba

Este ano a FLAUS será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no SESC Sorocaba e no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes. Além da venda de livros a FLAUS está recheada de atrações como o Sarau Literomusical (que ocorrerá no SESC e no Sorocaba Clube), palestras, mesa de debates, oficinas e apresentações musicais.

Paulo Betti
Paulo Betti

Dentre os destaques estão o pocket-show com lançamento de livro da escritora, cantora e compositora Jacque Falchetti, no dia 14 no SESC Sorocaba; e o lançamento do livro “Autobiografia Autorizada” do ator e escritor Paulo Betti, no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes.

Para este ano se inscreveram para participar da FLAUS cerca de 90 escritores e escritoras. Com um perfil bastante diversificado, a FLAUS tornou-se uma vitrina da produção literária de Sorocaba e Região, abarcando as mais diversas pautas e gêneros literários.

Livros à venda da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes
Livros à venda da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes

Além da parte presencial, a FLAUS conta com uma programação virtual com entrevistas, bate-papos, palestras. Entre os inscritos está o jornalista Fernando Guelengue, de Angola. A FLAUS virtual pode ser apreciada nas redes sociais da Feira.

Para quem quiser acompanhar a extensa programação da FLAUS, seguem as atividades programadas:

Programação da FLAUS 2024 no SESC Sorocaba

Sexta, 13

14 h – Abertura com entrega de troféus e lançamento da Coletânea do IV Concurso Literário da FLAUS, livro “Destaques do Concurso Literário da FLAUS” com Juliete Vasconcelos. Entrega da placa ao homenageado da FLAUS do ano 2024, escritor Sérgio Coelho de Oliveira (Sala de Oficinas).

15 h – Oficina de Macramé com Gismara Capellari (Sala de Oficinas).

15h30 – Lançamento de livros: Estela Oliveira com o livro “Puricica” e Elaine Perez com o livro “Prosas Crianceiras”, “Floral”, “Arvoredo” e “Sabores que alumiam a alma” (Sala de Oficinas)

16 h – Projeto Ecopoesia (Conceito de Ecopoesia e contextualização do processo criativo das obras Floral e Arvoredo), com Elaine Perez (Sala de Oficinas).

17 h – Contação de História com Jhonatan Cardim (Sala de Oficinas).

18 h – Palestra: “A culinária ítalo-caipira”, com Heyttor Barsalini e Isamara Gouvêa (Sala de Oficinas).

19 h – Lançamento de livros: Rodrigo Barchi com os livros: “Coleção: Ecologias Infernais” e “Música Extrema em Deba(r)te: saberes e práticas marginais”; e Adriana Rocha Leite com o livro “Diztonia” (Sala de Oficinas).

19h30 – Lançamento de livros: Thífani Postali com o livro “Livro Documentário de Ética Dialógica” e Tania Orsi com o livro “Chiado no Divã” (Sala de Oficinas).

Sábado, 14

10h30 – Oficina de Pintura em pedras e garrafas com Eliane Di Santi (Sala de Oficinas).

10h30 – 12h30 – Sarau Líteromusical da FLAUS (Espaço Convivência).

11 h – Oficina de confecção de livros “Meu Livro” (para crianças a partir dos 6 anos), com Angélica Santos Lima (Sala de Oficinas).

12 h – Mesa de Debates com o tema: “Trauma, memoria e sonho”, com Matheus Rolim, autor de “Coração-de-bicho” e Pedro Carvalho, editor da Cubile Editorial (Sala de Oficinas).

13 h – Lançamento de livros: Luiz Eduardo de Carvalho com os livros “Os primeiros músicos” e “Bicho-da-Seda”; e Vinicius Lima Costa com o livro “A queda de um Herói”
e Rakel Pinho com o livro “Meu eu” (Sala de Oficinas).

13h30 – Lançamento de livros: Eliane Wagner Thomé e Carlos Carvalho Cavalheiro com o livro “Um dragão no mundo da lua”; Lançamento de livros: Estela Oliveira com o livro “As aventuras de BOTUM”; e Carlos Carvalho Cavalheiro com os livros “Nhô João de Camargo – História e Lendas” e “André e os guerreiros da História” (Sala de Oficinas).

14 h – Bate-papo: “O fazer literário”, com José Antônio Rosa (Sala de Oficinas).

15 h – Oficina de confecção de cubos mágicos com tema as 17 ODS, com Rakel Pinho (Kel Pinho) – (Sala de Oficinas).

16 h – Oficina de confecção de filtro dos sonhos, com Cristiane Janaine Correa Alves (Sala de Oficinas).

16h30 – Lançamento de livros: Antônio Pontes e José Osmir Fiorelli com o livro “Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil” e Guilherme de Assis Pinto com o livro “As Crias de Babalon – Contos das Abominações” (Sala de Oficinas).

17h – Mesa de debate sobre o livro “Pensar e Repensar Sorocaba”, com os organizadores da obra, Bruna Bengozi, Cícero Santos e Pedro Carvalho (Sala de Oficinas).

18 h – Pocket Show e lançamento do livro “Crua”, com Jacque Falcheti (Sala de Oficinas).

Domingo, 15

10h30 – Oficina “Como escrever e publicar um livro infantil”, com Maurício Dell’Osso (Sala de Oficinas).

12 h – Lançamento de livros: Eric Barioni e Guilherme Profeta com “O Livro das Intoxicações: educação para a prevenção de acidentes”, Angélica Santos Lima com o livro “Niel comeu amora” (Sala de Oficinas).

13h – Mesa de debate “Existências e insurgências LGBTs na poesia contemporânea”, com Lucas Leandro e Hellen Franco (Sala de Oficinas).

14 h – Contação de Histórias, com Bruna Barros (Sala de Oficinas).

14h30 – Lançamento de livros: Élder Bonnaneti com o livro “O Malungo pensante e as necessidades da vivência” e Élcio Mário Pinto com o livro “Nhô Bosco” (Sala de Oficinas).

15 h – Oficina com jogo de oráculo sobre as princesas das Disney, com Alessandra Rodrigues (Sala de Oficinas).

Programação da FLAUS na Praça Cel. Fernando Prestes, dia 21

9 h – Abertura da Feira com exposição e venda de livros

9h30 – Exposição de fotografias “Poéticas do cotidiano” e roda de conversa com a professora Rosalina Burgos (Tenda de atividades)

9h30 – 12h30 – Sarau Literomusical da FLAUS (no Sorocaba Clube)

10h – Lançamento de Livro: Roberto das Flores com o livro “30 anos de Esperança” (Coletânea)

10h30 – Lançamento de Livro: Jorge Facury com o livro “Vida de Rhand” (Tenda de Atividades)

13h – Lançamento de Livro: Paulo Betti, com o livro “Autobiografia Autorizada” (Tenda de Atividades).

Durante a realização da FLAUS na Praça haverá também exposição e venda de artesanatos.

Serviço:

O SESC Sorocaba está localizado na rua Barão de Piratininga, 555 – Jd. Vergueiro – Sorocaba / SP. Telefone: (15) 3332-9933.

A Praça Coronel Fernando Prestes está localizada no Centro de Sorocaba.

A entrada do evento é gratuita.




Vem aí a 8ª edição da FLAUS!

A 8ª edição da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) já tem data marcada e as inscrições para participação estão abertas!

Logo da FLAUS
Logo da FLAUS

A 8ª edição da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) já tem data marcada e as inscrições para participação estão abertas! 🎊

🧑🏻‍💻 É escritor de Sorocaba ou região? É artista local? Inscreva-se para:

✔ lançamento de livros

✔ sessão de autógrafos

✔ rodas de conversa

✔ performances

✔ debates

✔ oficinas

✔ exposição artística-cultural (quadros, artesanatos, livros, esculturas etc.)

⚠️ As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30/10.

Local e data:

SESC Sorocaba – 13, 14 e 15/12.

Praça Cel. Fernando Prestes/Sorocaba – 21/12

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/5Leeav1sn2CpUqZV7

Voltar

Facebook




O Silêncio dos Dias

Obra que promete ser um diálogo do pensamento e dos sentimentos entre várias gerações será lançada no dia 29 de junho, às 15h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca – Matosinhos – Portugal

Capa do livro ‘O Silêncio dos Dias’

No dia 29 de Junho (sábado), às 15h00, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca (Matosinhos), o escritor JOSÉ LOURO lançará o livro ‘O Silêncio dos Dias‘, obra que promete ser um diálogo do pensamento e dos sentimentos entre várias gerações. 

O evento contará com a participação do autor, tendo como moderador o escritor Luís Macedo e como convidado especial Fernando Fraga, especialista em aceleração de empresas Startups Portuguesas.

Biblioteca Municipal Flor Bela Espanca: Rua de Alfedo Cunha, 4454-510 – Matosinhos – Portugal.

A entrada é livre.

Contato com o autor: escritorjoslouro@gmail.com

Sobre a Biblioteca Pública Florbela Espanca

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca (BMFE), que integra a Rede Nacional de Leitura Pública, criada em 1987 pelo então IPLL (Instituto Português do Livro e da Leitura), hoje DGLB, cumpre várias missões especificadas no Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas, e é um serviço tutelado pela Câmara Municipal de Matosinhos, que se encontra situado no ”Centro Cultural de Matosinhos”, num dos mais bonitos edifícios da região do Grande Porto. 

Com cerca de 18000 leitores inscritos, a biblioteca conta atualmente com um acervo de aproximadamente 90000 documentos disponíveis ao público. Obras que cobrem todas as áreas do conhecimento, da literatura clássica às últimas novidades, passando pelas ciências ou obras destinadas ao público infantil. 

A biblioteca é ainda um espaço que acolhe outras valências, como a música, o cinema ou as tecnologias de informação. Disponibiliza documentos áudio, que abarcam estilos tão diversos como o jazz, o pop, o hip hop, o rock, a música clássica ou o fado; e vídeo, com o melhor cinema de animação, com os clássicos portugueses, as mais recentes produções de Hollywood ou o cinema de autor. O espaço Internet, também disponível, é uma oportunidade de acesso gratuito à sociedade de informação. 

Sobre o autor

José Louro
José Louro

José Manuel Monteiro Louro (José Louro), natural de Cova da Piedade, em Almada, Portugal, é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); pós-graduado em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)  e pós-graduado em Gestão das Autarquias Locais, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Valores como o Humanismo, a cidadania e a liberdade são parte da sua essência, pelo que a sua poesia reflete esses valores.

José Louro tem como referências poéticas Fernando Pessoa, Miguel Torga, Natália Correia, Herberto Hélder, Miguel Gomes Coelho, Eduardo Roseira, entre outros. Na prosa, tem como referências principais Eça de Queiroz, Herman Hesse, Ernst Junger, Fernando Namora, George Orwell, Aldous Huxley, entre muitos outros

Mídias sociais: Facebook / WhatsApp

Voltar

Facebook