Dia do Jornalista

Comitê de Imprensa de Teresópolis – CIT homenageia jornalistas com o Troféu Mulher de Pedra, Jubileu de Ouro, na versão Prêmio Jornalista Destaque 2025

Os agraciados com o Diploma Personalidade Relevante e os jornalistas que receberam o troféu Mulher de Pedra na versão Prêmio Jornalistas 2025
Os agraciados com o Diploma Personalidade Relevante e os jornalistas que receberam o troféu Mulher de Pedra na versão Prêmio Jornalistas 2025

No dia 7 de abril, a imprensa brasileira comemora o Dia do Jornalista, data instituída pela Associação Brasileira de Imprensa ABI em 1931, em solidariedade ao jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, assassinado por motivações políticas no ano de 1830 em São Paulo.

Nesse contexto, o Comitê de Imprensa de Teresópolis realizou, no dia 26 de abril do corrente ano, um evento para laurear um grupo de jornalistas com o honorífico Troféu Mulher de Pedra, Jubileu de Ouro, na versão Prêmio Jornalista Destaque 2025.

Aproveitamos ainda esta oportunidade, para transcrever um dos escritos encontrados em nossos arquivos, deixando pelo saudoso jornalista Rubem Alsina:

“Vinte cinco anos depois de ter aportado em Teresópolis, Rubem Alsina, já como jornalista consagrado na imprensa de Teresópolis, tentou criar um organismo que confraternizasse os órgãos de comunicação. Foi difícil a tarefa, pois estaria, na época, avançando com ideais que não eram compreendidas por grande parte da sociedade.

Encorajado por alguns colegas, no dia 06 de maio de 1974 surgiu o Comitê de Imprensa de Teresopolis – Cite com o apoio de apenas 6 colegas, não tendo meios e nem local para se instalar, então pediu emprestado, o porão do prédio do SESC, na Rua Duque de Caxias. Ali se estabeleceu com os colegas do mesmo ideal: Leide Rezende (gerente do SESC), Waldair Queiroz da Graça, José Maria Rebello, Carlos José de Oliveira e José Carlos Lippe.

De imediato, foi criado o Troféu Mulher de Pedra, de destaque para a comunidade teresopolitana. Pensamos em algo que representasse a importância da cidade. Foi aí que surgiu o Troféu Mulher de Pedra, que representaria a pujança de Teresópolis, localizado no terceiro distrito, na localidade de Vargem Grande, o conjunto de montanhas graníticas que tem а formação de uma mulher deitada.

A criação do Comitê de Imprensa se posicionou no sentido de dar à classe de trabalhadores de jornais a uma condição de respeito e prestígio. A partir de então, os políticos começaram a respeitar a classe jornalista depois da existência do CITE. Hoje, todos os executivos municipais veem neste comitê uma força, não sindical, mas um organismo digno do respeito e de representação para a cidade.

Através do Comitê, o turismo teve grandes oportunidades, em vista que a imprensa passou a ser considerada não somente em Teresópolis, mas em toda a Região Serrana. A criação do Troféu Mulher de Pedra repercutiu em todo o estado, e vários foram os prefeitos destacados por esse troféu. Rubem não se conformоu com o que havia conquistado e marchou para a conscientização de sua classe para reivindicar os seus direitos, que hoje são respeitados. O setor da crônica social agora está consagrado e quase todos os cronistas da cidade pertencem ao CITЕ.

As festas da entrega do Troféu Mulher de Pedra passaram a ser importantes no cenário do município e sempre contaram com a colaboração de todos os prefeitos que passaram pelo executivo municipal. Hoje é uma força de destaque que merece respeito da maioria do povo de Teresópolis.

Entre as personalidades que receberam o troféu, destacamos: S. Alteza, o Príncipe Dom Antônio Orleans de Bragança, empresários, médicos, juízes, deputados federais e estaduais e inúmeras lideranças da comunidade.

O Comitê de Imprensa de Teresópolis, nos seus quase 30 anos de existência, demonstrou ser uma das forças reconhecidas e respeitadas em toda a Região Serrana e adjacências.

Rubem Alsina, com seus 83 anos, dos quais tem vivido em Teresópolis, prossegue na luta para fazer da imprensa da cidade uma confraria digna de uma boa amizade que produza jornalismo de qualidade”.

Fotos da premiação

Vista geral do evento no restaurante Taberna Alpina
Vista geral do evento no restaurante Taberna Alpina

Jornalista Marcelo Edu com a sua esposa, Comendadora Patrícia Magno
Jornalista Marcelo Edu com a sua esposa Comendadora Patrícia Magno

Comendador Augusto Antonio Carvalho Damas com a sua esposa, Arlete Medeiros Mizael
Comendador Augusto Antonio C. Damas com a sua esposa, Arlete Medeiros Mizael

Dá esquerda para a direita, Waldir Queiroz, Dr.Jorge Ferreira e Gilson Medeiros
Waldir Queiroz decano de Imprensa de Teresópolis, Dr.Jorge Ferreira e Gilson Medeiro, do programa Cultura em Foco

Jornalista Hélio Carracena e comendador Augusto Damas
Jornalista Hélio Carracena e comendador Augusto Damas

Helio Carracena, do Programa HELIO CARRACENA e Vereadora Amanda
Helio Carracena, do Programa HELIO CARRACENA e Vereadora Amanda

Voltar

Facebook




Bicentenário de Dom Pedro II – Um Presente ao Imperador

Bicentenário de Dom Pedro II – Um Presente ao Imperador é a mais nova antologia organizada pelo Conde Dom Zecca Paim

Capa da antologia Bicentenário de Dom Pedro II - Um Presente ao Imperador, organizada pelo Conde Dom Zecca Paim
Capa da antologia Bicentenário de Dom Pedro II – Um Presente ao Imperador, organizada pelo Conde Dom Zecca Paim

Após o sucesso das antologias Versos da Amazônia Brasileira; 500 Anos de Camões; Chega de Saudades – um Tributo a Tom Jobim e Carlos Drummond de Andrade – O maior Poeta Público do Brasil, o Conde Dom Zecca Paim, como organizador, lança a antologia Bicentenário de Dom Pedro II – Um Presente ao Imperador, esta também sob o Selo Editorial: Antologias Brasil.

A obra – que promete o mesmo sucesso das outras antologias organizadas pelo Conde Dom Zecca Paim – contará com o prefácio do Príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente e Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; posfaciadora Condessa Osalda Pessoa; convidada de honra Duquesa Claudia Lundgren e autora convidada Grã Duquesa Edna Maria Froede Santos.

A antologia é uma edição especial de luxo, de capa dura, e as inscrições se encerrarão quando completados 200 coautores.

O Livro contará com o ISBN e ficha catalográfica e será publicado pela Editora Antologias Brasil, a qual apresenta reconhecido Conselho Editorial.

Os poemas, contos e crônicas serão recebidos para edição e será enviada a resposta de aceite no mesmo dia da Inscrição.

Dúvidas serão esclarecidas pelo WhatsApp

Regulamento: Acesse Aqui

Ficha de inscrição: Acesse Aqui

Antologias organizadas pelo Conde Dom Zecca Paim

Capa da antologia Homenagem aos 122  Anos do Poeta Carlos Drummond de Andrade
Capa da antologia Homenagem aos 122 Anos do Poeta Carlos Drummond de Andrade

Capa da antologia Chega de Saudade - Um tributo a Tom Jobim
Capa da antologia Chega de Saudade – Um tributo a Tom Jobim

Capa da antologia 500 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas Camões
Capa da antologia 500 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas Camões

Capa da antologia Versos da Amazônia Brasileira
Capa da antologia Versos da Amazônia Brasileira

Voltar

Facebook




Ordem Comendador Belmonte realiza tarde de homenagens

Ordem Comendador Belmonte realiza tarde de homenagens em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Card do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Card do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Cumprindo sua agenda e com o objetivo de enaltecer as ações louváveis de personalidades, a Ordem Comendador Belmonte (OCB) realizará mais uma tarde de homenagens no dia 26 de julho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento ocorrerá a partir das 14 horas nas dependências do Consulado de Angola, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Entre os homenageados estão o Subcomandante Marcos Antônio Melo de Oliveira da GAEFRJ, responsável pelo Setor Fantasma; o Superintendente da GAEFRJ e Perito Forense Alexandre Andrade de Lima; a Superintendente da GAEFRJ Tânia Santos do Jardim Teteo; o Superintendente Geral da GAEFRJ Júlio César do Nascimento Santos; o Superintendente da GAEFRJ GA Pinnola; Paulo Cesar Ramos da Silva; Wantuil da Costa; Paulo Cézar dos Santos Sobreira; e o Bispo Eclesiástico Daniel Gonçalves Higino. Estes receberão a Medalha de Mérito Bravura.

A Pastora Eclesiástica Marcela Lima da Cruz Higino será agraciada com a Medalha Mulher de Valor. Os pesquisadores e doutorandos Carlos Carvalho Cavalheiro e Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro receberão a Medalha Mérito Manguxi.

A OCB é uma organização de honrarias ao mérito, criada para cadastrar, credenciar e valorizar as personalidades que possuem o status honorário de Comendador(a), além de homenagear pessoas que tenham praticado algum feito excepcional ou benefício à sociedade brasileira. A Ordem também outorga quem deseja se tornar Comendador(a).

Atualmente, o título de Comendador é utilizado como um distintivo de honra, oferecido por autoridades a pessoas que se destacam por contribuir para o engrandecimento da sociedade, seja por meio de trabalhos ou influências sociais, econômicas e políticas. A função de um Comendador é liderar ou representar um grupo ou segmento.

A Ordem Comendador Belmonte foi criada e é dirigida pelo Comendador Márcio Belmonte, que possui diversos títulos acadêmicos e honoríficos, como Doutor Honoris Causa em Educação pela FABIC-TO (2021) e PhD em Teologia pela FITG-MG (2015).

A iniciativa da Medalha de Mérito Manguxi foi criada pela OCB para homenagear António Agostinho Neto, médico, escritor e político angolano, que foi o primeiro Presidente de Angola após a independência de Portugal, governando de 11 de novembro de 1975 a 10 de setembro de 1979. Durante sua gestão, Agostinho Neto foi chamado de “Manguxi”, termo da língua kimbundu que significa “Agostinho” em português.

O evento será realizado no Espaço Cultural de Angola, localizado na Avenida Presidente Wilson, 113, Centro, Rio de Janeiro, Brasil.

Voltar

Facebook




Prêmio Cidadão de Ouro 2024

Evento de prestígio celebra grandes personalidades e autoridades do ano 2024

Prêmio Cidadão de Ouro
Logo do ‘Prêmio Cidadão de Ouro’

Na noite de 24 de julho, o salão panorâmico do Sorocaba Park Hotel, na cidade de Sorocaba, será palco de um evento de prestígio que celebrará grandes personalidades e autoridades do ano com o Prêmio Cidadão de Ouro 2024.

A grande celebração está programada para reconhecer e premiar pessoas que se destacaram em suas respectivas áreas. “O objetivo do evento não é apenas celebrar realizações individuais notáveis ou reconhecer líderes que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento e o progresso do país; mas, também, será uma oportunidade para inspirar outras pessoas para moldarem o futuro com boas ações, boas ideias e seu compromisso com o próximo”, disse a escritora Laude Kämpos idealizadora e organizadora da premiação.

A seleção dos nomes se deu por indicação popular, recebida pela página do evento, e, posteriormente, por meio da análise de currículos realizada por uma comissão especialmente formada para esse fim. Após a definição dos ganhadores do Prêmio, os nomes dos agraciados foram divulgados na internet. “Foi uma escolha difícil para os jurados, pois todos os indicados eram detentores de excelentes currículos. Ao fim, a comissão chegou aos nomes dos agraciados deste ano”, comentou a idealizadora do Prêmio, a escritora Laude Kämpos.

Entre os agraciados estão autoridades políticas, profissionais, historiadores e professores, e agentes culturais como escritores e poetas.

A cerimônia de entrega do Prêmio Cidadão de Ouro 2024, que promete ser uma noite de elegância e celebração, reunirá um seleto grupo de líderes políticos, empresariais e culturais para celebrar os destacados do ano, contará com a apresentação do jovem violinista Diego Alberto Maluffe.

Os nomes escolhidos para receberem o cobiçado Prêmio Cidadão de Ouro 2024 são:

Araken dos Santos – (Poeta) – Rio de Janeiro

Dr. Benedito da Silva Zanin (Ex comandante da Guarda Municipal) – Sorocaba

Carlos Carvalho Cavalheiro – (Escritor e Historiador) – Sorocaba

Fabiana Campolim (Gestora da Biblioteca Municipal e Infantil) – Sorocaba

Dr. Jonas Guedes – (Advogado) – São Paulo

Dr. Laelso Rodrigues – (Jornal Cruzeiro do Sul) – Sorocaba

Luis Carlos R. da Silva – (Historiador) – Maranhão

Maria Lúcia Amary – (Deputada Estadual) – Sorocaba

Maria Lúcia Neiva de Lima (presidente do GPACI) – Sorocaba

Pr. Roberto de Jesus Gonçalves – (vice-presidente da Arca de Noé) – São Paulo

Sergio Diniz – (Editor-Chefe do Jornal Cultural Rol) – Sorocaba

Tarcísio de Feitas – (Governador do Estado) – São Paulo

Valdir Paezani – (empresário) – Sorocaba

Os ingressos para 120 convidados se esgotaram rapidamente. Quem não pôde confirmar presença para estar presente na cerimônia deve aguardar a próxima edição do evento.

Para mais informações sobre o evento entre em contato com a organização pelo e-mail: cidadaodeouro@gmail.com  ou visite o site: www.cidadaodeouro.com.br .

Voltar

Facebook




Prêmio Inspirações 2024

Lee Oliveira e J. H. Martins, editores do Jornal Cultural ROL,
são destaques na primeira edição

Prêmio Inspirações 2024:
1a Colocada – Canal Literário ‘O.QUE.LI,
com Lee Oliveira’

dois Troféus Inspiração do colunista J.H.Martins
Prêmio Inspirações 2024:
1o Colocado – Poesia “Lusofonia” e
1o Colocado – Melhor Capa ‘P.E.R.D.O.A.R.’

Em uma noite repleta de emoção e reconhecimento, a cidade de Pedras de Fogo, no estado da Paraíba, sediou a cerimônia de entrega do Prêmio Inspirações 2024, uma iniciativa do renomado professor de literatura Lenilson Silva.

A premiação visa destacar e incentivar profissionais da literatura brasileira. Participaram diversos profissionais da literatura, cada um representando sua região, no Brasil.

Pela região sudeste destacaram-se dois editores e colunistas do Jornal Cultural Rol, são eles: Lee Oliveira e J.H. Martins.

Lee Oliveira conquistou o primeiro lugar na categoria de Melhor Canal Literário com seu canal ‘O.QUE.LI com Lee Oliveira’ no Instagram e Youtube.

Lee é conhecida por suas resenhas profundas e apaixonadas de obras literárias. Lee tem sido uma voz influente no cenário literário, promovendo a leitura e o amor pela literatura através de suas resenhas e recomendações, principalmente de obras de autores brasileiros.

Capa do Livro  P.E.R.D.O.A.R. O caminho para a evolução espiritual.

J.H. Martins brilhou em duas categorias, levando o primeiro lugar com o poema ‘Lusofonia’, que encantou o júri pela sua sensibilidade e profundidade e também na categoria de Melhor Capa, com o livro ‘P.E.R.D.O.A.R. – O Caminho para a Evolução Espiritual‘.

A capa, elogiada por sua estética e simbolismo, reflete a essência espiritual e transformadora da obra.

A Importância do Prêmio Inspirações

O Prêmio Inspirações, em sua primeira edição, já se consolida como um marco no cenário literário brasileiro.

A premiação é dividida por regiões brasileiras e contempla diversas categorias, como poema, conto, livro, capa, canal literário, romance, crônica, editora, entre outras.

Esse formato inclusivo e abrangente permite o reconhecimento de talentos em diferentes áreas da literatura, incentivando escritores, influenciadores literários, diagramadores, capistas, ilustradores, revisores, editores e outros profissionais do setor.

Para o professor Lenilson Silva, idealizador do prêmio, a iniciativa busca não apenas reconhecer, mas também inspirar:

Queremos que o Prêmio Inspirações seja uma fonte de motivação para todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a literatura no Brasil. Reconhecer esses talentos é uma forma de valorizar e incentivar a continuidade do trabalho de cada um“, destacou Lenilson.

Alegria e Reconhecimento

Os vencedores expressaram sua alegria e gratidão pela conquista.

Lee Oliveira, visivelmente emocionada, dedicou o prêmio a todos os seus seguidores do seu canal:

Esse reconhecimento é uma honra imensa. Agradeço a todos que acompanham e apoiam meu trabalho. Este prêmio é para vocês!“, declarou Lee.

J.H. Martins, por sua vez, ressaltou a importância de sua dupla vitória:

Ganhar em duas categorias tão significativas é uma emoção indescritível. Agradeço ao júri e a todos que acreditam na mensagem do meu trabalho. Este prêmio é um incentivo para continuar a escrever e a criar com paixão“, afirmou J.H..

A primeira edição do Prêmio Inspirações marcou um novo capítulo na valorização da literatura brasileira.

Com vencedores talentosos e dedicados como Lee Oliveira e J.H. Martins, o evento não só celebra conquistas individuais, mas também inspira uma comunidade inteira de profissionais a continuar contribuindo para a riqueza e diversidade da nossa literatura.

A cerimônia em Pedras de Fogo foi apenas o começo de uma trajetória que promete muitos outros momentos de reconhecimento e celebração no futuro.


Galeria

J.H.Martins com seus dois troféus Inspirações
J.H.Martins com seus dois troféus Inspirações

Lee Oliveira com seu troféu Inspiração
Lee Oliveira com seu troféu Inspiração


Voltar

Facebook




30 anos do ROL: Um legado de dedicação à Cultura

Helio Rubens - foto
Helio Rubens

Em 1994, o visionário jornalista Hélio Rubens (in memoriam) deu vida ao Jornal Cultural ROL, um marco na história da comunicação cultural brasileira. Desde sua criação, o periódico se consolidou como um veículo de referência para a divulgação e o fomento da cultura em suas diversas formas, abrangendo artes, literatura, cinema, TV, teatro, pintura, dança e música.

Ao longo de três décadas, o Jornal Cultural Rol se destacou por sua cobertura ampla e plural, valorizando a riqueza e a diversidade da produção cultural brasileira. Através de reportagens, entrevistas, críticas e ensaios, o periódico contribuiu para a formação de público, o reconhecimento de artistas e a democratização do acesso à cultura.

Logo do Jornal Rol

O Jornal Cultural Rol também se consolidou como um espaço de debate e reflexão sobre os desafios e as perspectivas do cenário cultural brasileiro. Através de colunas, artigos, premiações e fóruns, o jornal promoveu o diálogo entre artistas, intelectuais, gestores públicos e o público em geral, fomentando a construção de políticas públicas e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento cultural do país.

O legado do Jornal Cultural ROL se estende para além das matérias e posts publicados. A paixão pela cultura, a busca pela excelência jornalística e o compromisso com a democratização do acesso à cultura continuam a inspirar profissionais e amantes da arte em todo o país.

Ao celebrar os 30 anos do Jornal Cultural ROL, celebramos também a força e a vitalidade da cultura brasileira. Que este legado continue a iluminar o caminho para as próximas gerações, inspirando a criação de novos espaços de diálogo, reflexão e produção cultural, para que a cultura continue a florescer e a enriquecer a vida de todos nós.

Neste momento especial, é importante render uma homenagem ao idealizador do Jornal Cultural ROL, o jornalista Helio Rubens. Sua visão, seu talento e sua paixão pela cultura foram essenciais para a construção deste veículo de comunicação tão importante para o cenário cultural brasileiro. Sua memória e seu legado continuarão a inspirar nosso trabalho e a nos guiar na missão de promover a cultura em todas as suas formas.

Para mim, é motivo de grande orgulho e honra participar do Jornal Cultural ROL como editor setorial e colunista. Ao longo desta minha pequena trajetória e pouco mais de um ano, tive a oportunidade de colaborar com uma equipe talentosa e dedicada, comprometida com a missão de promover e celebrar a cultura brasileira em suas múltiplas expressões.

Desejo que nos próximos 30 anos, o Jornal Cultural ROL seja marcado por muito mais conquistas e realizações. Que nosso editor-chefe, Sergio Diniz, continue a nos guiar brilhantemente neste caminho jornalístico. Que o nosso jornal continue a ser uma ferramenta poderosa de divulgação da nossa cultura brasileira, promovendo o diálogo, a reflexão e a valorização da nossa rica e diversa produção cultural.

Parabéns, Jornal Cultural ROL!
Parabéns Editores, Colunistas e Correspondentes
FELIZ 30 anos

J. H. Martins
J.H. Martins

Editor Setorial de TI e Colunista do Jornal Cultural ROL


Voltar:

https://www.facebook.com/JCulturalRol/




Casarão das Artes de Caratinga (MG) em festa no dia 02 de dezembro

Posse Acadêmica, outorga de honrarias, sarau lítero-musical e lançamentos de livros coroam o evento em Caratinga

Banner do evento promovido pela Delegacia Cultural da FEBACLA em Caratinga
Card do evento promovido pela Delegacia Cultural da FEBACLA em Caratinga

No dia 02 de dezembro de 2023, às 18h, o Casarão das Artes de Caratinga (MG) estará em festa.
A FEBACLAFederação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, por meio de sua Delegacia Cultural, promoverá posse acadêmica e outorga de títulos, em homenagem a personalidades, escritores e poetas que se destacam em prol da valorização da cultura e educação.

Além da cerimônia, será realizado um sarau com apresentações musicais e poéticas promovido pelo Ver-arte com Verônica Moreira, e uma Feira Literária para lançamento de obras literárias dos escritores locais e visitantes, dentre eles, o lançamento do livro ’90 Maluquinhos por Ziraldo’, de autoria do cartunista Edra.

PARCERIAS:

@febacla_brasil

@casaraodasartesmg

@johnyclaudyclmc

@unectv

@salaohumorcaratinga

@baronesa.veronicamoreira

@eugeniomaria.gomes

Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/