Lia Lopes, no dia 23 de abril, se separou do grupo fisicamente, pois foi iluminar, ainda mais, 0 Céu dos Poetas, o Céu de Aldebarã!
Amanhã, 20 de maio, às 19h, no sarau do Cantinho Girassol, o Grupo Coesão Poética de Sorocaba vai prestar homenagem póstuma à ex-confreira, a poetisa Eliane Lopes de Oliveira, mais conhecida como Lia Lopes.
Lia Lopes nasceu em São Paulo, aos 10 de julho de 1968 e escrevia poemas desde a infância.
Recentemente, trabalhava como Assistente Administrativo e cursava graduação em locução no Senac.
Era membro do Coesão Poética de Sorocaba desde 2013 e, apesar de ser um dos mais recentes (o Coesão vai completar 12 anos de fundação no dia 17 de junho), em pouco tempo se tornou a Alma do Grupo, justificando, com sua presença carismática, o nome: Coesão (Poética)!
Ocupando o cargo de Diretora de Comunicação e Eventos, deu à palavra ‘comunicação’ um novo significado, pois que carregado, ao mesmo tempo, de energia e afetividade.
Por ter sido esportista, desenvolvera uma força física superior à da maioria das mulheres e era com essa força que abraçava a todos do grupo, quase quebrando-lhes as costelas, como nós comentávamos.
Um abraço inesquecível! Um abraço que, se poderia quebrar as costelas, em contrapartida aquecia e iluminava a alma de quem o recebia!
Lia Lopes deixou o Grupo fisicamente, pois foi iluminar, ainda mais, o Céu dos Poetas, o Céu de Aldebarã!
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


