outubro 18, 2024
No meio do caminho
Deixe-me sangrar
Os bichos que destruíram o reino
Supere a dor
O céu toca o mar
Caminho de pedras
O gato e o velho
Últimas Notícias
No meio do caminho Deixe-me sangrar Os bichos que destruíram o reino Supere a dor O céu toca o mar Caminho de pedras O gato e o velho

Quintal da Cultura promove live com povos indígenas

Histórias, culturas e ancestralidades ganham destaque no encontro virtual da TV Cultura, nesta quarta (22/7), às 17h

A live do Quintal da Cultura desta quarta-feira (22/7), às 17h, vai viajar por algumas aldeias indígenas do Brasil. Os personagens do Quintal, Ofélia (Helena Ritto) e Ludovico (José Eduardo Rennó) irão se conectar virtualmente com alguns povos para que compartilhem suas histórias, culturas e ancestralidades. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do Quintal e na página do Facebook da TV Cultura.

Do Povo Pankararu, localizado no submédio São Francisco, entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no sertão Pernambucano, o bate-papo será com os irmãos Sofia Pankararu (9 anos) e Flávio Pankararu (11 anos); Ana Luiza Oliveira Andrade (21 anos), estudante de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o cantor Gean Ramos, natural de Jatobá (PE).

O cantor reside na aldeia Bem Querer de Cima, território indígena Pankararu, e busca através da vivência como artista e produtor, em um processo permanente de interação com as suas ancestralidades, conservar e resgatar suas origens, que são também parte da identidade e do patrimônio cultural Pankararu. O Povo Pankararu é composto por cerca de 7 mil indígenas e ocupa uma área de 14 mil hectares.

No Ceará, no município de Poranga, fica localizada a Aldeia Umburana, no topo da Serra da Ibiapaba, a 400 km de Fortaleza, na divisa com o Piauí. É lá que fica o Povo Tabajara, onde a escritora, cordelista e contadora de histórias indígenas Auritha Tabajara traz suas raízes e conta um pouco sobre seu povo e as histórias dos Tabajaras.

Participam da conversa também Penanay, Yskuruni, Mayna, Nay, Naykana e Arlindo Yawanawa, pertencentes ao Povo Yawanawa, da Aldeia Amparo, localizada na beira do Rio Gregório, no Acre. E a liderança indígena feminina Watatakalu Yawalapiti e sua filha Ianne Kawakanih, do Povo Yawalapiti, de Mato Grosso, no Território do Alto do Xingu.

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo