
Fonoaudióloga por profissão e artista plástica e poetisa por talento, Irene da Rocha abrilhanta ainda mais o Quadro de Colunistas do ROL!
Irene da Rocha, natural de Passa Quatro/MG e residente em Cruzeiro/SP, é formada em contabilidade pela Escola Técnica de Cruzeiro.
Na área da saúde e educação, cursou Fonoaudiologia pela Faculdade Integrada Teresa D’Ávila, de Lorena/SP; Ação Integrada na UTI Neonatal Dr. Luizi Zucci e o Curso de Trauma da Face Profª Esther Maldelbaum Gonçalves Bianchini.
Realizou o Curso Hospitalar Suíça Cantonal de Frauenfeld, prevenção do crescimento crânio facial estética ideal a genética. no Hospital Wagerenhof, em Zurick/Suiça.
Participou do IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia, em São Paulo.
Socialmente, é membra honorária do Rotary Clube de Cruzeiro.
Na área cultural e literária, Irene é artista plástica, com trabalhos no Brasil e exterior, membra fundadora da Academia de Letras e Artes de Cruzeiro – ALAC e acadêmica da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.
Irene inaugura sua participação no ROL com o poema ‘Um sonho’
UM SONHO
No amanhecer risonho
No meu coração jogou,
‘Sementes que lá brotou.
Uma vida se inicia
Uma flor ao vento
Me acariciou,
Gerou no solo fértil
Um grande amor que ficou,
Que estremeceu
No meu pensamento flui,
A evolução do meu versar
Poesia ressoa no som da minha voz
Uma história que evoluiu,
Fez enredo na minha memoria
Debruço no meu traçado
De querer fantasiado
Deslumbro-me em versejar
Tudo que sinto a desabafar
De uma história,
Que me deixa a desejar.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


