A arte reflete a realidade social, o tempo histórico em que é produzida, a cultura de uma determinada sociedade e sua complexidade
A Casa Kennedy de Itapetininga está promovendo a Mostra de Arte Releituras, de Alessandro Luisi, com curadoria de Walkiria Paunovic, cuja abertura ocorreu no dia 13 de fevereiro, com encerramento no dia 03 de março, sempre às 19h00.
Arte Digital
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações.
A arte reflete a realidade social, o tempo histórico em que é produzida, a cultura de uma determinada sociedade e sua complexidade. Ela também pode estimular o pensamento crítico, a reflexão e a desconstrução de padrões culturais e sociais.
A arte digital é relativamente recente. Embora sua origem remeta às décadas de 60 e 70, o termo só foi cunhado na década de 80, com o advento da computação gráfica e a sua utilização para a produção de obras de arte em formato digital.
A arte digital consiste no uso de plataformas eletrônicas, tais como computadores, notebooks, tablets, smartphones etc., para a produção de pinturas, desenhos, pixel arts, animações etc., em formato digital.
Considera-se arte digital qualquer tipo de manifestação artística produzida através de meios eletrônicos, como o uso de softwares e hardwares avançados que permitem a criação, a edição, o redimensionamento e outras modificações dentro do ambiente virtual.
O objetivo maior da arte digital é poder transmitir sua mensagem, criada em meio tecnológico, para o maior número de pessoas possíveis, livre de preconceitos e burocracia, expandindo a igualdade e a poesia vista através dos olhos dos artistas
Alessandro Luisi, 49, é natural de São Paulo (Capital). Em 1991 ingressou na universidade Mackenzie, na faculdade de Desenho Industrial, com licenciatura em design gráfico.
Em 2000 formou-se em Direito pela faculdade Karnig Bazarian de Itapetininga, sem nunca se afastar das inovações tecnológicas ligadas à arte gráfica.
Acumulando conhecimento e acervo, vem agora apresentar sua primeira mostra das releituras efetuadas no decorrer de mais de vinte anos.
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,



