Segunda Absoluta

Netinho de Paula traz de volta a ‘Segunda Absoluta’, festa popular nos anos 90 e 00

Segunda Absoluta - Festa popular nos anos 90 e 00
Segunda Absoluta – Festa popular nos anos 90 e 00

Evento que acontece em São Paulo, já recebeu nomes como Dudu Nobre, Péricles e Belo, e agora é comandado por Netinho e seus filhos

Sob o comando do cantor Netinho de Paula, a ‘Segunda Absoluta’ volta à cena trazendo de volta a magia das noites de samba dos anos 90 e 00’. A festa acontece sempre às segundas, a partir das 18h, no Aki Espetos Bar, localizado na Vila Maria (R. Curuçá, 681 – Vila Maria), e promete animar os amantes da boa música em um lugar para levar a família.

Nesta nova fase do evento, Netinho de Paula divide o palco com os seus filhos, integrantes dos grupos Os de Paula e Levi de Paula, além de receber artistas convidados.

Durante mais de uma década, a ‘Segunda Absoluta’ foi o ponto de encontro de nomes renomados da música popular brasileira, como Dudu Nobre, Péricles, Belo, Salgadinho, entre outros. Além disso, diversos artistas internacionais e jogadores de futebol já prestigiaram a festa.

A atmosfera do evento proporciona um reencontro com a nostalgia para aqueles que já participaram e uma oportunidade para os novos visitantes. O público pode desfrutar da presença marcante de Netinho de Paula e reviver os sucessos do samba e do pagode. 

“Trazer a ‘Segunda Absoluta’ de volta sempre foi um sonho meu e agora estou realizando. É um evento lindo que reúne música de qualidade e celebração. Estamos prontos para proporcionar noites inesquecíveis de samba e encontros musicais únicos. Estão todos convidados para curtir com a gente”, declara Netinho de Paula.

SERVIÇO

Endereço: Rua Curuçá, 681 – Vila Maria

Entrada: R$30,00 (menores de 14 anos não pagam)

Reservas: (11) 95821-1264 

Censura: livre

Playground para crianças

Acesso para deficientes

Capacidade: 800 pessoas 

Instagram: @segundabsoluta/ @akiespetosbar

Voltar

Facebook




No Balanço das Águas

Grupo de Maracatu No Balanço das Águas celebra 3 anos com evento cultural no CESA Vila Sá

No Balanço das Águas - Fotógrafo Sergio Fernandes
No Balanço das Águas – Fotógrafo Sergio Fernandes

Único grupo de maracatu em atividade no ABC Paulista, o No Balanço das Águas promove um evento de aniversário com participações especiais do Mestre Teté (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural

No dia  05 de maio de 2024 (domingo), às 14h, com entrada gratuita, o Grupo de Maracatu No Balanço das Água (@nobalancodasaguas), único grupo de maracatu atualmente em atividade no Grande ABC, realiza o evento de aniversário de três anos do coletivo. 

Reunindo grandes mestres da cena do maracatu no Brasil e artistas, a grande comemoração acontecerá no Cesa Vila Sá, que fica na Avenida Nova Iorque, s/n, em Utinga, Santo André (SP). Local escolhido por ser também o espaço que atualmente acolhe as oficinas de percussão, seguindo a linguagem do Maracatu Nação, realizadas pelo grupo. As atividades acontecem sempre aos sábados e domingos de forma gratuita para a população e são destinadas ao público de todas as idades, com ou sem experiência com instrumentos musicais. 

No Balanço das Águas- Fotógrafo Deivid da Silva
No Balanço das Águas- Fotógrafo Deivid da Silva

O evento especial contará com a participação do Mestre Teté, diretamente do Bongi (Recife /Pernambuco) e nomeado Patrimônio Vivo da Cidade do Recife, que atua à frente da Nação do Maracatu Almirante do Forte, que foi fundada em 1931. E também do Contramestre Toinho, em sua primeira visita à cidade de Santo André, trazendo o axé de Creusa e Menininha.

Além disso, a presença  confirmada de dois Mestres de tradição que escolheram Santo André como lar. Vindo do Pina (Recife), o pernambucano Luiz Água, fundador do Maracatu Baque das Ondas e batuqueiro da Nação do Maracatu Porto Rico (fundada em 1916); e de Igarassu, o pernambucano Rogério Souza, trazendo consigo o legado de Dona Olga e da Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, que foi fundada em 1824 e completa esse ano 200 anos de tradição.

No Balanço das Águas - Fotógrafa Jéssica Ayara
No Balanço das Águas – Fotógrafa Jéssica Ayara

A programação contará ainda com a participação do coletivo Gingaê Cultural, exaltando a cultura afro-brasileira e a arte da capoeira. 

O Grupo de Maracatu No Balanço das Águas é uma referência cultural singular no Grande ABC, sendo o único grupo de maracatu em atividade na região. Fundado em 2021, o grupo mantém uma trajetória ininterrupta de três anos dedicados ao resgate e à valorização da rica diversidade da cultura popular brasileira, além de promover ativamente a igualdade racial e as relações étnico-raciais.

No Balanço das Águas - Fotógrafo Sergio Fernandes
No Balanço das Águas – Fotógrafo Sergio Fernandes

O trabalho do grupo é fundamentado em uma profunda pesquisa da cultura popular, com especial enfoque na linguagem do Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, e tem espalhado sua essência por toda a região do ABCDRRMP, construindo um maracatu que acolhe a diversidade de seus integrantes, em um ambiente formativo que celebra e respeita as diferenças.

O repertório é uma homenagem à tradição presente no Maracatu Nação, composto por loas, toadas e narrativas orais autorais que retratam os elementos históricos de valorização e preservação da cultura popular. 

No Balanço das Águas - Fotógrafo Tadeu Santos
No Balanço das Águas – Fotógrafo Tadeu Santos

“Buscamos, assim, não apenas preservar, mas também fortalecer uma das mais importantes manifestações da cultura afro-indígena-brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, originária de Pernambuco e enraizada na identidade nordestina”, comenta Audrey Bessa, idealizadora do projeto.

Como parte de sua missão inclusiva, visando democratizar o acesso à cultura e promover o envolvimento comunitário, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas oferece oficinas gratuitas de percussão, aos sábados e domingos no Cesa Vila Sá. E para mais informações basta acompanhar as redes sociais do projeto.

Informações: www.instagram.com/nobalancodasaguas

www.youtube.com/@maracatunobalancodasaguas

www.facebook.com/nobalancodasaguas

www.tiktok.com/@nobalancodasaguas

SERVIÇO:
Aniversário de 03 anos do Grupo de Maracatu No Balanço das Águas. Com Grupo de Maracatu No Balanço das Águas e participações especiais de: Mestre Teté e Contramestre Toinho (Nação do Maracatu Almirante do Forte), Mestre Luiz Água (Maracatu Baque das Ondas e Nação do Maracatu Porto Rico), Mestre Rogério Souza (Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu) e coletivo Gingaê Cultural.

Sinopse: Um dia repleto de atividades com apresentações e participação de grandes mestres do Maracatu Nação, além da participação de artistas da região. Atividade aberta e gratuita para todas as pessoas que queiram conhecer o trabalho do grupo com a cultura popular brasileira e ter mais informações sobre as oficinas gratuitas realizadas regularmente no Cesa Vila Sá. 

Quando: 05 de maio de 2024 (domingo) – Horário: 14h

Onde: Cesa Vila Sá – Endereço: Avenida Nova Iorque, s/n, Utinga – Santo André – SP

Grátis – Classificação livre para todas as idades.

Voltar

Facebook




Cordel Viajente

Espetáculo musical ‘Cordel Viajante’ conduz o público a uma viagem poética e vibrante pelo sertão nordestino

Cordel Viajante
Cordel Viajante – Crédito: Caio Galucci
Baixe as fotos do espetáculo aqui 

(Caso não consiga fazer o download, acesse o link em janela anônima)

Grupo Forró do Candeeiro faz uma apresentação gratuita no Teatro Estadual de Araras no dia 20 de abril

Núcleo Artístico Forró do Candeeiro faz uma circulação gratuita do espetáculo “Cordel Viajante” por várias cidades do interior de São Paulo. A primeira apresentação acontece no sábado, dia 20 de abril, às 20h, no Teatro Estadual de Araras.

Trata-se de uma viagem poética ao sertão nordestino. Com texto do poeta e escritor baiano Marco Haurélio e direção de Raul Figueiredo, o trabalho une forró, baião, xaxado, galope, rastapé e canções juninas à poesia de cordel e à xilogravura. Nesse contexto, o repertório é formado de canções eternizadas por Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, Gil, Zé Dantas, Antônio Barros, Assissão e Humberto Teixeira. 

Na trama, o público conhece Juarez, o protagonista da história, interpretado pelo ator Igor Mo. Ele parte em uma jornada de volta ao sertão nordestino para reencontrar sua amada Maria, após tentar a vida na cidade grande. 

Enquanto busca por suas raízes, o personagem conduz os espectadores por paisagens, sensações e particularidades dessa região. A viagem atinge o ápice quando ele, enfim, reencontra seu grande amor, durante uma linda Festa de São João em uma noite estrelada.

Juarez personifica o povo nordestino, muitas vezes impelido a migrar pelo Brasil em busca de novas oportunidades, a ponto de acabar castigado pela saudade de viver distante da terra natal. 

Ao longo da narrativa repleta de rimas, desenvolvida por Marco Haurélio, estão expostas tanto questões sociais quanto de sabedoria da cultura nordestina. O autor também é pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro. 

“Todos os poemas foram compostos a partir das canções previamente escolhidas, costurando-as à jornada do protagonista. Esses textos precisavam ser curtos e incisivos, carregados de lirismo, mas sem pieguice. Escrevi tudo como se fosse um sonho de Juarez”, relata Marco. 

Para completar toda essa atmosfera, o cenário, assinado por Dhiego Bueno, remete às estampas dos livretos de cordel, com ilustrações carregadas de símbolos sertanejos em xilogravuras criadas pelo artista Cadu Souza (Xilogravuras do Benedito). 

O espetáculo estreou em uma temporada online em 2021, com direção de João Paulo Lorenzon. “Ele foi fundamental para fazer a conexão entre o protagonista e a banda. Há um diálogo entre Juarez e os instrumentos que evocam imagens e sensações. João também trouxe para a cena uma dimensão do sonho traduzido nas memórias e lembranças do personagem em sua viagem de volta ao sertão”, conta a cantora Julia King, que idealizou e produz o projeto. 

Hoje, o “Cordel Viajante” conta com a direção de Raul Figueiredo. “O trabalho meticuloso dele e a forma lírica e lúdica com que o Forró de Candeeiro armou a latada completaram essa feliz junção de imaginários”, acrescenta Marco Haurélio.

Essas apresentações do trabalho foram contempladas pelo edital Proac nº17/2023 de Música Popular/ Circulação de Espetáculo, promovido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Núcleo Artístico Forró do Candeeiro

O Forró do Candeeiro nasceu a partir do grupo Forró do Cruzeiro, responsável por realizar apresentações em praças públicas em eventos comunitários na cidade de São Paulo para comemorar o São João. 

Atualmente, o coletivo é formado por Daniel Doctors (baixo e voz), Ed Encarnação (zabumba), Fabio Katz (guitarra e voz), Julia King (voz), Rodrigo Scarcello (sanfona e voz), Wellington Tibério (percussão) e Camilo Zorrilla (percussão). 

O espetáculo “Cordel Viajante” uniu esses artistas, que desejavam exaltar e homenagear a riqueza da cultura popular nordestina, em suas diversas linguagens.


SINOPSE

O espetáculo é uma viagem musical pela cultura popular brasileira, que une diversas manifestações artísticas, como forró, poesia de cordel e xilogravura. Cantado em clássicos do forró e contado em poesia de cordel, o trabalho narra a jornada de Juarez de volta para o sertão para reencontrar sua amada Maria. Memórias e sentimentos impulsionam sua caminhada pelos símbolos e paisagens desse lugar.

FICHA TÉCNICA

Voz: Julia King 

Sanfona e voz: Rodrigo Scarcello 

Baixo e voz: Daniel Doctors 

Violão e voz: Fábio Katz 

Zabumba: Ed Encarnação 

Percussão: Camilo Zorrilla 

Triângulo: Wellington Tibério 

Narração/ Ator: Igor Mo 

Equipe Técnica: 

Idealização e produção: Julia King 

Direção Musical: Daniel Doctors e Rodrigo Scarcello 

Texto/Poesia de Cordel: Marco Haurélio Fernandes Faria 

Direção de cena atual: Raul Figueiredo 

Figurino: Vic Constantino 

Iluminação: Lúcia Galvão 

Técnico de som: Gabriel Gaucho ou Caio Alarcon

Maquiagem: Kathia Laurindo 

Fotografia: Caio Galucci 

Cenografia: Dhiego Bueno
Ilustrações: Cadu Souza (Xilogravuras do Benedito)

 Siga o Forró do Candeeiro no Instagram: @forro_do_candeeiro

SERVIÇO

Cordel Viajante, do Núcleo Artístico Forró do Candeeiro
Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

TEATRO ESTADUAL DE ARARAS
Data: 20 de abril, sábado, às 20h
Endereço: Av. Dona Renata, 4901 – Centro
Ingressos: gratuitos | Retirada na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo ou reserva pela Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/92836

Voltar: https://jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/




Conservatório de Tatuí abre temporada de shows 2024

Entre os artistas confirmados, destacam-se Mombojó, Nei Lopes com participação de Fabiana Cozza, Angela Ro Ro, Assucena, Tetê Espíndola, Darrin Miling Low Brass Brazil e muito mais!

Divulgação: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo / Crédito: José de Holanda
Divulgação: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo / Crédito: José de Holanda
 
No ano em que celebra seus 70 anos de fundação, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura – abre a temporada de shows 2024 neste mês com o duo Arnaldo Antunes e Vitor Araújo (dia 28).

Com foco na diversidade de estilos, a programação deste ano prevê pelo menos um show de destaque por mês e antecipa grandes nomes do cenário cultural, como Mombojó, Sobrevento, Nei Lopes com participação de Fabiana Cozza, Angela Ro Ro, Assucena, Tetê Espíndola, Concerto Trio Callas, Darrin Milling Low Brass Brazil e muito mais (sujeito a alterações).

As apresentações serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), que podem ser adquiridos pela internet, na plataforma INTI, ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. 

A temporada de shows começa na quinta-feira, 28 de março, às 20h, em um cenário de pura introspecção e emoção com “Lágrimas no Mar”, projeto de Arnaldo Antunes e Vitor Araújo. Em uma interpretação intimista, a dupla traz o formato voz e piano, em arranjos que permitem que a essência das músicas seja revelada de uma forma mais crua, destacando as nuances das letras e das melodias. Clássicos como “Fim de Festa”, “Como 2 e 2” e “Lágrimas no Mar” compõem o repertório, juntamente com canções emblemáticas de Arnaldo Antunes e momentos de poesia que permeiam toda a performance. 

A banda Mombojó, conhecida por suas aventuras musicais e sua abordagem única, está pronta para desembarcar no palco do Teatro Procópio Ferreira, no domingo, dia 28 de abril, às 19h. Referência do movimento pós-manguebeat, o grupo lança o álbum “Carne de Caju”, que já está disponível em diversas plataformas e tem sido aclamado pela crítica. Neste trabalho, o grupo reinterpreta o cancioneiro de Alceu Valença, ícone da música pernambucana. Além destes arranjos, o repertório também incluirá sucessos da banda, para celebrar mais de duas décadas de sua trajetória musical. 

Nos dias 03 e 04 de maio, o Conservatório de Tatuí receberá o Grupo Sobrevento, com o espetáculoEscombros“, uma criação colaborativa com as companhias francesas Théâtre de Cuisine e Théatrenciel. A peça, criada a partir do Teatro de Objetos, trata da aniquilação dos relacionamentos e dos seres em um mundo que está desabando. Referência na pesquisa de linguagem do teatro de animação, Sobrevento é pioneiro em diferentes técnicas teatrais no Brasil e exterior. O espetáculo no dia 3 será apresentado às 20h, mas dia 04, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira. As apresentações terão entrada gratuita. 

Já no dia 11 de maio, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira será palco para a parceria de Nei Lopes e Fabiana Cozza. Nei Lopes é um renomado compositor, cantor, pesquisador e escritor, reconhecido por sua contribuição à música popular brasileira, e une-se a Fabiana Cozza, talentosa cantora e intérprete, aclamada por sua voz poderosa e sua versatilidade musical, especialmente no universo do samba e da música afro-brasileira. Essa colaboração ganha destaque com o álbum “Urucungo”, lançado por Fabiana Cozza no ano passado, com composições inéditas do octogenário compositor carioca. 

Para fechar o primeiro semestre, no dia 15 de junho, às 20h, a compositora e instrumentista Angela Ro Ro chegará à Capital da Música. Com uma carreira de 40 anos e eleita pela revista Rolling Stone como a 33º maior voz da música brasileira, ela percorreu trilhas que vão desde a bossa nova até o rock, deixando sua marca com clássicos cultuados desde o início de sua trajetória. 

Em julho, o Conservatório de Tatuí receberá dentro da programação do 29ª FETESP (Festival de Teatro Estudantil do Estado de São Paulo) o show da cantora baiana Assucena, que despontou na cena musical com a banda ‘As Baías’, indicado ao Grammy Latino e duas vezes vencedora do Prêmio da Música Brasileira.

Em agosto, mês em que completará 70 anos de fundação, a instituição fará uma programação super especial e as atrações ainda não foram anunciadas.

Em setembro, o destaque ficará com Tetê Espíndola, cantora de voz inconfundível, que ganhou o mundo com a música ‘Escrito nas Estrelas’ e por sua habilidade de imitar o canto dos pássaros.

Para outubro, o premiado internacionalmente Trio Callas promete um concerto repleto de possibilidades, com expressões únicas, resultantes de diversas origens culturais.

E para encerrar a temporada, em dezembro, o trombonista Darrin Milling sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira acompanhado do quinteto Low Brass Brazil. Os detalhes destes shows e a atualização de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.

 SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Link
Mais informações: (15) 3205-8434

*** Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura, que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta. 

Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex   

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina.

Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria.

Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela.

É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.  

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.   

Voltar: https://jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/




‘De Volta Ao Novo’: Jota Quest lança projeto de inéditas

Dividido em duas partes, o ‘Volume 1’ traz nove faixas e participações especiais de Herbert Vianna e Nairo, além de composições em parceria com Vitor Kley e Nando Reis

Capa do álbum 'De Volta ao Novo', de Jotaquest
Capa do álbum ‘De Volta ao Novo’, de Jotaquest

“…De volta ao novo/Estamos no jogo/
Estamos em paz com o futuro…”

“Dos versos da faixa-título ‘De Volta Ao Novo’ nasceram também ‘nome e conceito’ desse novo álbum, que remetem, entre outras reflexões, à força e à importância da decisão da banda por esta ‘reconexão’ artística em busca de um ‘novo’ repertório.

Nossa ‘resiliência’ após tantos anos de caminhada juntos reafirma conceitos muito poderosos como ‘amizade’, ‘amor’, ‘respeito-mútuo’, ‘coragem’ e a ‘união de forças’, em prol de um futuro próspero para nossas vidas e de nossos fãs, que se entrelaçam e espelham a nossa própria existência. “De Volta Ao Novo” é, para nós, antes de tudo, uma grande vitória”, celebra Flausino.

É nesse astral que a banda Jota Quest lança agora seu primeiro álbum de estúdio desde “Pancadélico”, de 2015. Dando continuidade à campanha de lançamentos e celebrações de seus 25 anos de carreira, o projeto é dividido em dois volumes. “De Volta Ao Novo – Volume 1” já está disponível em todas as plataformas digitais.

Contendo nove faixas inéditas incluindo ‘feats’ com Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, na balada “Fique Bem”, e com o jovem Nairo, na dançante “Seguindo Meu Flow”, a primeira parte do projeto traz ainda composições com novos e antigos parceiros de trabalho.

Estão presentes nomes como: Nando Reis, em “Só o Amor Liberta”; Vitor Kley, em “Numa Boa”; Podé e Beto Nastácia, em “O Ultimo Beijo”; Thadeu Meneghini e Adalberto Rabelo, em “De Volta ao Novo”; Renato Gallozi, Nairo, Dougie e Tiê, em “Seguindo Meu Flow” e Tibless, em “Fique Bem”.

Um dos destaques do repertório é a versão do hit-argentino “Amor Loco (Loco-Loco)”, de Emmanuel Horvilleur, integrante do premiado duo portenho de funk-rap-r&b “Illya Kuryaki & Valderramas”, embalada pelo sample de “Squash”, faixa pinçada do antológico álbum “Robson Jorge & Lincoln Olivetti”, de 1982.

Banda Jota Quest
Banda Jota Quest

Assinada pelo artista-digital Carlos Fides, a arte-de-capa representa a ‘jornada da vida’, apoiando-se na fusão estética de elementos ‘retrôs’ e ‘futuristas’ como linha de ligação entre passado, presente e futuro. “… Meu processo criativo para esta ilustração foi uma jornada fascinante.

Comecei explorando a ideia de criar algo que pudesse representar a evolução musical da banda ao longo dos anos, e que ao mesmo tempo funcionasse como um ‘portal’ que nos tele-transportasse para uma nova experiência musical e sensorial”, conta Carlos Fides.

Celebrando 25 anos de carreira, Rogério Flausino (vocal), Marco Túlio (guitarra), PJ (baixo), Márcio Buzelin (teclado) e Paulinho Fonseca (bateria) estão prestes a lançar também o audiovisual “Jota25 – Ao Vivo”, que foi gravado em junho deste ano, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de um público de 30 mil pessoas e com transmissão ao vivo do canal Multishow e Globoplay.

Para consagrar essa jornada, o Jota Quest seguirá na estrada com uma megaprodução, que promete uma experiência imersiva de som, luz e imagens. Serão shows especiais nas maiores arenas do Brasil. Mais informações serão reveladas em breve.

Banda Jota Quest
Banda Jota Quest

“Jota Quest | De Volta Ao Novo | Volume 1”
FAIXA-A-FAIXA:

  1. N-U-M-A-B-O-A: 
    (Vitor Kley/Jota Quest)

Em inédita parceria com o cantor e compositor gaúcho Vitor Kley, ‘pedaços de imensidão’ se realinham nesta história de ‘amor e reconstrução’ escolhida para abrir os trabalhos do novo álbum. Com batida dançante, pianos, cordas e elementos eletrônicos nos transportam para atmosfera leve e esperançosa que dão a tônica desta faixa. “Numa Boa” ganhou videoclipe ‘solar’ gravado em Los Angeles, na Califórnia, e em praias do litoral paulista.

  1. Loco-Loco (Amor Loco):
    (Emmanuel Horvilleur/Lucas Martí) – Versão.: Jota Quest – Sample.: (Lincoln Olivetti/Robson Jorge)

 Conduzida pela ‘brasilidade’ do sample de “Squash”, faixa garimpada do antológico álbum “Robson Jorge & Lincoln Olivetti” (1982), “Loco-Loco” é uma nova e suingada versão para o hit-argentino “Amor Loco”, de Emmanuel Horvilleur, integrante da premiada dupla de funk-rap-r&b ‘Illya Kuryaki & Valderramas’, lançada originalmente em seu álbum solo ‘Amor en Polvo’ (2010), ano em que se conheceram para a gravação da versão latina de “Na Moral”, para o álbum “Días Mejores”, que teve por lá a participação dos ídolos do IKV. “Loco-Loco” é ‘brazuca’, ‘caliente’, divertida e envolvente. “…então, vamos celebrar!!!…”

  1. De Volta Ao Novo: 
    (PJ/Rogério Flausino/Thadeu Meneghini/ Adalberto Rabelo)

Emulando fusão de indie-rock e eletrônica, canção é faixa-título do álbum emprestando nome e conceito ao projeto. No texto, reflexões sobre amizade, amor, coragem, esperança e perseverança. Na levada, a energia e o vigor de um sonoro ‘recomeço’. Ouça no volume máximo!

  1. O Último Beijo:
    (Jota Quest/Podé/Beto Nastacia)

Balada-rock, orgânica e intensa, reconstruída a partir de belíssima canção de Podé e Beto Nastácia, da banda mineira Tianastácia. Com contornos de ‘final dos tempos’ esta trama de ‘paixões avassaladoras’ transita urgente “…Nesta eterna guerra/entre o caos e o gozo…”.

  1. Hotel Paradise (interlude):
    (Paulinho Fonseca)

Produzida por Paulinho Fonseca, utilizando samples e programações, este misterioso ‘interlúdio’ nos transporta para algum lugar entre o sonho e a realidade, enquanto nos preparamos para as emoções da próxima faixa.

  1. Fique Bem (feat. Herbert Vianna):
    (Tibless/Marco Túlio/Rogério Flausino)

Embalando encontro inédito entre a banda e um de seus maiores ídolos, o lendário cantor, compositor e guitarrista Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, “Fique Bem” é canção de ‘amor e desilusão’ com destaques para envolvente arranjo de metais e a guitarra adicional de Herbert.

  1. Seguindo Meu Flow (feat. Nairo):
    (PJ/Renato Gallozi/Nairo/Dougie/Tiê)

‘No fluxo certo’ e jogando pra cima, esta ‘funkeira’ composta a partir de super-levada do baixista PJ, põe o álbum pra dançar ‘no presente’ em parceria com os manos Renato Galozzi, Dougie, Tiê, e o maranhense Nairo, que manda o RAP e assina o ‘feat.’. “…Quem vai dizer o que virá?/A única certeza é que eu vou!!…”

  1. Só o Amor Liberta:
    (Nando Reis)

Com a indefectível assinatura do cantor e compositor Nando Reis, parceiro costumaz dos mineiros, “Só o Amor Liberta” é balada certeira de ‘amor e reconquista’. Com perfumes de Roberto e Raul, e citações poéticas de Criolo e Luiz Melodia, faixa embarca o ouvinte em uma ‘cruel’ jornada entre e o perdão e a loucura. 

  1. Suite Number 5 (interlude):
    (Márcio Buzelin)

Produzida por Márcio Buzelin, “Suite Number 5” é elegante e misteriosa, e chega para encerrar ‘temporariamente’ a viagem sonora de “Volume 1”, enquanto aguardamos a chegada do “Volume 2”. Quem aí está curioso?!…

FICHA TÉCNICA:

. Produzido por Rick Bonadio

. Gravado entre janeiro e agosto de 2023 nos estúdios Midas (SP) e Minério de Ferro (BH).

. Mixagem e masterização: Rick Bonadio

. Mixagem em Dolby Atmos.: Rick Bonadio

. Faixas 2, 3 e 4 co-produzidas por Paul Ralphes.

. Faixa 6, pré-produzida por Cris Simões (Pacific Studio)

. Arte de Capa: Carlos Fides

. Fotos: Weber Pádua / Mauricio Nahas

Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/




Natura Musical

Natura Musical apresenta: Trem Tan Tan faz show de lançamento do novo álbum ‘Trem Negreiro’


Sob a coordenação artística de Babilak Bah, coletivo acaba de lançar trabalho digital inédito e se prepara para apresentação no dia 26 de setembro, no Teatro Feluma, com as participações especiais de Tom Nascimento, Everton Coroné, Raphael Sales e coral Fora da Caixa.


Grupo Trem Tan Tan
Foto: Lucas Bois

O grupo musical mineiro Trem Tan Tan, conhecido nacionalmente pela luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento mental na sociedade, acaba de lançar o seu novo álbum, Trem Negreiro, patrocinado por Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

As músicas já podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais e o clipe da canção que dá nome ao trabalho está disponível no YouTube.

O show comemorativo será realizado no dia 26 de setembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 – 7º Andar – Centro, Belo Horizonte), com as participações especiais de Tom Nascimento, Raphael Sales, Everton Coroné e coral Fora da Caixa, que marcam presença em canções do novo trabalho.

A iniciativa conta também com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura e a entrada é gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla.

Grupo Trem Tan Tan
Foto: Lucas Bois
Grupo Trem Tan Tan
Foto: Lucas Bois

O álbum tem coordenação artística do multiartista Babilak Bah e direção musical e arranjos do talentoso trombonista Leonardo Brasilino, com arranjos de base de um dos seus participantes, Mauro Camilo.

As composições do novo trabalho do grupo Trem Tan Tan passeiam por diversos ritmos brasileiros. “As canções perpassam o frevo, ijexá, samba e funk-rock, destacando belas melodias, como a balada Pandemia dura que faz uma crônica do período do caos de saúde mundial que nos trouxe dor e solidão.

Já No morro mora gente boa retrata o cotidiano das periferias brasileiras e faz a denúncia da violência policial nos morros da cidade.

Outra música em destaque é o funk-rock Os meus remédios têm dupla personalidade, que retrata o quanto os medicamentos e os efeitos colaterais, não passam de verdadeiras drogas e chamam a atenção para o uso e abuso na sua indicação e uso.

No repertório também há espaço para o lirismo e canções românticas que abordam os dramas do coração como no samba canção Isaura e o samba-rock Samba sentimental. Já o ijexá que batiza o álbum convoca para a celebração da alegria, da cultura do autocuidado, além da conexão com a ancestralidade com a música título: Trem Negreiro, relata Babilak Bah.

Oito das dez canções que ilustram o álbum Trem Negreiro foram compostas pelo coletivo Trem Tan Tan e outras duas são parcerias com poetas da cena literária de Belo Horizonte: Wir Caetano e Cândidos Kamayurá. O novo trabalho conta com participações especiais. “Tom Nascimento compartilha o seu talento na música A voz do Bispo; Raphael Sales em Gentileza nessa dança, A voz do Bispo, Não me calo nem pranto, e No morro mora gente boa; Victor Melo participa nas canções Pandemia dura e Isaura.

Já a música que dá nome ao álbum conta com os musicistas Cassiano Luiz, Jorge Bonfá, Almin Bah, Gilson júnior, Everton Coroné e Pablo Cavaquinho, além do coral “Fora da Caixa, formado por cidadãos com sofrimento mental, com direção de Tata Santana”, destaca o coordenador artístico do Trem Tan Tan.

Babilak Bah destaca a importância do álbum. “O novo trabalho autoral do coletivo vem coroar duas décadas de resistência, luta política e inclusão através da cultura, provocando reflexões sobre a loucura e a questão étnico racial com letras e melodias que estabelecem uma sintonia com a atualidade da revisitação histórica e a reivindicação pela cidadania, direitos e equidade que marca a sociedade brasileira”, diz.

O lançamento do álbum Trem Negreiro, do grupo Trem Tan Tan foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado da Casa Sonora, Djalma Ramalho, Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Tavinho Leoni. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura.

Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Todo o material pode ser visto e ouvido pelas nas redes sociais do coletivo Trem Tan Tan:

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274

Sobre o Trem Tan Tan

O Trem Tan Tan é um coletivo de compositores surgido nas oficinas de música e artes da política de saúde mental de Belo Horizonte. O grupo já participou de vários projetos culturais do estado de Minas Gerais e em inúmeros espaços culturais do país levando a bandeira da criatividade e da luta antimanicomial, tornando-se referência para cidadãos e outros grupos excluídos no campo da saúde mental no Brasil.

Desde 2019, o coletivo Trem Tan Tan se prepara para esse momento, depois de atravessar por um processo de imersão subjetiva e auto avaliação crítica a partir de sua trajetória, além de participar de oficinas com vários artistas da cena local com a perspectiva de avanço de sua linguagem na busca de aprimoramento técnico, ao realizar uma jornada que envolve ensaios contínuos, oficinas de criação para ampliar o processo de composição além de promover discussões sobre a loucura e a cidade, ao atravessar esse longo processo de investigação musical.

Ficha Técnica do show de lançamento:

Trem Tan Tan: Mauro Camilo, Marcos Evando, Marcos Alexandre, Rogéria Ferreira e Babilak Bah

Músicos suportes: Almin Bah, Leonardo Brasilino, Jorge Bonfá. Gilson Junior e Buiu

Participações especiais: Tom Nascimento, Raphael Sales, Victor Melo e coral Fora da Caixa

Produção: ZenPreto Produções

Serviço

Show de lançamento de “Trem Negreiro”, novo álbum do grupo Trem Tan Tan

26 de setembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Feluma – Alameda Ezequiel Dias, 275 – 7º Andar – Centro, Belo Horizonte

Entrada franca, necessário retirar ingressos previamente pelo Sympla clicando aqui.

Para quem não puder prestigiar presencialmente, o show será transmitido ao vivo pelo YouTube

Produção: ZenPreto Produções

Patrocínio:

Natural Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura

Trem Tan Tan nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274

Voltar: https://www.jornalrol.com.br


Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/