Freedom Big Band

SescTV apresenta o episódio com Freedom Big Band no Instrumental Sesc Brasil dia 26 de maio 

Freedom Big Band
Freedom Big Band.

Frames de tela

O programa traz os bastidores do show da Freedom Big Band no show que aconteceu no Sesc Consolação e acompanha os músicos em uma visita na Pinacoteca de São Paulo, onde falam de sua trajetória

No dia 26 de maio, às 20h, entra no ar pelo SescTV a participação da Freedom Big Band no projeto Instrumental Sesc Brasil. O show levou os 18 músicos ao palco para apresentar “Semana de Arte Moderna” (2018), primeiro álbum da banda. Em cena, os artistas musicaram quadros, esculturas, monumentos e poemas da Semana de 22, início do modernismo no Brasil.

Para além da apresentação, o programa mostra a visita dos integrantes Evandro Bezerra, Daniel Alcantara, Rubinho Antunes e Wesley Gonzaga à Pinacoteca de São Paulo, onde apreciaram algumas obras dos modernistas participantes da Semana de Arte de 22. Os músicos falam sobre seu entrosamento musical, trajetória e histórico da formação do grupo.

Em busca de uma identidade musical própria, a banda  pesquisou diversos gêneros musicais brasileiros, curiosidades, compositores e outras vertentes artísticas para criar seu primeiro álbum, que leva o mesmo título. Formada em 2013, a Freedom Big Band é composta por 16 músicos paulistanos. Mantendo a tradicional formação são 5 saxofones, 4 trombones, 4 trompetes e seção rítmica formada por guitarra, baixo, piano e bateria.


Ficha Técnica – Freedom Big Band 

Daniel Alcantara: trompetista

Wesley Pimbo: trompetes e flugehorn

Claudemir Alves: trompetes e flugehorn

Anízio Neto: trompetes e flugehorn

Caio Milan: bateria

Fabio Martinez: contrabaixo

Andre Repizo: piano

Caetano Ribeiro: guitarra

Henrique Messias: trompetes e flugehorn

Walter Pinheiro: saxofones e flauta

Daniel Filho: saxofone e flauta

Anderson Quevedo: saxofone e flauta

Pedro Vithor Almeida: saxofone

Evandro Bezerra: trombone

Samuel Marques: trombone

Gabriel Bispo: trombone

Repertório do show

O Abaporú (Rubinho Antunes)

Rabada com polenta (Rubinho Antunes)

Os sapos (Rubinho Antunes)

Pro Villa (Diego Garbin)

Quarta-feira (Anderson Quevedo)

Escultura (João Lenhari)

O homem amarelo (Rubinho Antunes)

Sobre o SescTV

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano. 

No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.
Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.

SERVIÇO 

Instrumental Sesc Brasil + Passagem de Som

Freedom Big Band

26 de maio, às 20h pelo SescTV

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 24:51 minutos

Voltar

Facebook




Conservatório de Tatuí abre temporada de shows 2024

Entre os artistas confirmados, destacam-se Mombojó, Nei Lopes com participação de Fabiana Cozza, Angela Ro Ro, Assucena, Tetê Espíndola, Darrin Miling Low Brass Brazil e muito mais!

Divulgação: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo / Crédito: José de Holanda
Divulgação: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo / Crédito: José de Holanda
 
No ano em que celebra seus 70 anos de fundação, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura – abre a temporada de shows 2024 neste mês com o duo Arnaldo Antunes e Vitor Araújo (dia 28).

Com foco na diversidade de estilos, a programação deste ano prevê pelo menos um show de destaque por mês e antecipa grandes nomes do cenário cultural, como Mombojó, Sobrevento, Nei Lopes com participação de Fabiana Cozza, Angela Ro Ro, Assucena, Tetê Espíndola, Concerto Trio Callas, Darrin Milling Low Brass Brazil e muito mais (sujeito a alterações).

As apresentações serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), que podem ser adquiridos pela internet, na plataforma INTI, ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. 

A temporada de shows começa na quinta-feira, 28 de março, às 20h, em um cenário de pura introspecção e emoção com “Lágrimas no Mar”, projeto de Arnaldo Antunes e Vitor Araújo. Em uma interpretação intimista, a dupla traz o formato voz e piano, em arranjos que permitem que a essência das músicas seja revelada de uma forma mais crua, destacando as nuances das letras e das melodias. Clássicos como “Fim de Festa”, “Como 2 e 2” e “Lágrimas no Mar” compõem o repertório, juntamente com canções emblemáticas de Arnaldo Antunes e momentos de poesia que permeiam toda a performance. 

A banda Mombojó, conhecida por suas aventuras musicais e sua abordagem única, está pronta para desembarcar no palco do Teatro Procópio Ferreira, no domingo, dia 28 de abril, às 19h. Referência do movimento pós-manguebeat, o grupo lança o álbum “Carne de Caju”, que já está disponível em diversas plataformas e tem sido aclamado pela crítica. Neste trabalho, o grupo reinterpreta o cancioneiro de Alceu Valença, ícone da música pernambucana. Além destes arranjos, o repertório também incluirá sucessos da banda, para celebrar mais de duas décadas de sua trajetória musical. 

Nos dias 03 e 04 de maio, o Conservatório de Tatuí receberá o Grupo Sobrevento, com o espetáculoEscombros“, uma criação colaborativa com as companhias francesas Théâtre de Cuisine e Théatrenciel. A peça, criada a partir do Teatro de Objetos, trata da aniquilação dos relacionamentos e dos seres em um mundo que está desabando. Referência na pesquisa de linguagem do teatro de animação, Sobrevento é pioneiro em diferentes técnicas teatrais no Brasil e exterior. O espetáculo no dia 3 será apresentado às 20h, mas dia 04, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira. As apresentações terão entrada gratuita. 

Já no dia 11 de maio, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira será palco para a parceria de Nei Lopes e Fabiana Cozza. Nei Lopes é um renomado compositor, cantor, pesquisador e escritor, reconhecido por sua contribuição à música popular brasileira, e une-se a Fabiana Cozza, talentosa cantora e intérprete, aclamada por sua voz poderosa e sua versatilidade musical, especialmente no universo do samba e da música afro-brasileira. Essa colaboração ganha destaque com o álbum “Urucungo”, lançado por Fabiana Cozza no ano passado, com composições inéditas do octogenário compositor carioca. 

Para fechar o primeiro semestre, no dia 15 de junho, às 20h, a compositora e instrumentista Angela Ro Ro chegará à Capital da Música. Com uma carreira de 40 anos e eleita pela revista Rolling Stone como a 33º maior voz da música brasileira, ela percorreu trilhas que vão desde a bossa nova até o rock, deixando sua marca com clássicos cultuados desde o início de sua trajetória. 

Em julho, o Conservatório de Tatuí receberá dentro da programação do 29ª FETESP (Festival de Teatro Estudantil do Estado de São Paulo) o show da cantora baiana Assucena, que despontou na cena musical com a banda ‘As Baías’, indicado ao Grammy Latino e duas vezes vencedora do Prêmio da Música Brasileira.

Em agosto, mês em que completará 70 anos de fundação, a instituição fará uma programação super especial e as atrações ainda não foram anunciadas.

Em setembro, o destaque ficará com Tetê Espíndola, cantora de voz inconfundível, que ganhou o mundo com a música ‘Escrito nas Estrelas’ e por sua habilidade de imitar o canto dos pássaros.

Para outubro, o premiado internacionalmente Trio Callas promete um concerto repleto de possibilidades, com expressões únicas, resultantes de diversas origens culturais.

E para encerrar a temporada, em dezembro, o trombonista Darrin Milling sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira acompanhado do quinteto Low Brass Brazil. Os detalhes destes shows e a atualização de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.

 SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Link
Mais informações: (15) 3205-8434

*** Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura, que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta. 

Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex   

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina.

Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria.

Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela.

É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.  

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.   

Voltar: https://jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/




Exposição ‘Nos braços do violeiro’.

Exposição que reúne música caipira, história em quadrinhos e arte contemporânea circulará por cidades do Estado de SP

Imagem da Exposição 'Nos Braços do Violeiro'
Estreia da Exposição ‘Nos braços do violeiro’

Contemplada pelo ProAC, produção de Yuri Garfunkel com curadoria de João Carlos Villela promove ao público a oportunidade de mergulhar no universo criativo da HQ A Viola Encarnada.

Considerada um dos ícones da música popular brasileira, a viola caipira é retratada na exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro” que ficará em cartaz até dia 20/04, em Bragança Paulista, e depois circulará por 5 cidades do Estado de São Paulo: São José dos Campos (de 27/04 a 25/05); Botucatu e Pardinho (01/06 a 10/08); São Luís Paraitinga (31/08 a 21/09) e Campinas (28/09 a 20/10).

Com curadoria de João Carlos Villela, a mostra é sobre “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais do desenhista, músico e educador Yuri Garfunkel.

A estreia da exposição gratuita “Nos Braços do Violeiro” foi no último sábado(24/02), na Casa Lebre, em Bragança Paulista, com a presença dos idealizadores, Yuri Garfunkel e João Carlos Villela; roda de viola com o músico Lula Fidalgo e participação das violeiras Mel Moraes, Ruth Rubbo, Marina Ebbecke, o violonista Rafael Schimidt e o violeiro Gabriel Souza, além do Duo Música de Interior com Aniela Rovani e Rafael Cardoso.

Foi uma verdadeira festa para celebrar a cultura caipira, a viola, a arte contemporânea.

De acordo com Yuri Garfunkel, a vontade inicial da Viola Encarnada era traduzir o universo da música caipira para a linguagem dos quadrinhos e das artes visuais.

. “Criar um ponto de vista pra diálogos contemporâneos com a nossa cultura. A estreia da exposição concretizou essa vontade.

Foi um grande encontro de pessoas interessadas em participar desse diálogo e um primeiro passo muito especial pra circulação que faremos durante esse ano”, declara Garfunkel.

Próximo evento

No próximo dia 23/03, a partir das 17h, os idealizadores da exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ promoverão uma roda de prosa sobre os processos de criação e curadoria, e exibirão o curta-metragem “Xangri-lá – A história de Quinzinho Vilela” (BRA | 2020 | Doc | 12 min), dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes.

Quinzinho Viola é um poeta e violeiro de São Francisco Xavier, no interior do estado de São Paulo.

Criado na zona urbana de Caçapava, sempre procurou estar em contato com a sua identidade caipira, a natureza e as coisas simples.

Com cenas documentais e ilustrações animadas feitas por Yuri, que também compôs a trilha sonora, o curta-metragem narra a história de migração de Quinzinho em busca de seu ideal de vida. A entrada é gratuita. O evento seguirá com uma roda de viola.

Interação do público

Na exposição interativa “Nos Braços do Violeiro” ,o público terá a oportunidade de apreciar as páginas originais da HQ premiada pelo ProAC 2019, com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.

Umas das propostas da mostra, contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é promover a interação do público com os processos criativos do artista.

Desta forma, além do contato com os originais da obra e seus esboços originais, o visitante da exposição “Nos Braços do Violeiro” terá acesso à viola física que foi inspirada na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao Luiz Armando da luthieria Trevo, exclusivamente para este projeto.

Inspirado nesse universo, o público também poderá montar sua própria história em um painel com imãs das imagens da HQ.

Oportunidade para soltar a criatividade e fazer parte da mostra.

Para propiciar uma imersão na HQ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira.

O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e em alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, terão tradução em Libras. (Confira a programação abaixo).

Por ser uma exposição multidisciplinar sobre um instrumento singular que marca a nossa história musical, um dos objetivos dos idealizadores é compartilhar o conteúdo com um público diverso, inclusive estudantes, universitários e grupos de idosos e outros interessados.

“Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das 6 cidades por onde passaremos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.

“A Viola Encarnada”

Em suas páginas, a obra “A Viola Encarnada’ conduz o leitor para uma viagem sonora afinada e cheia de história, a partir de uma viola avermelhada nas mãos de um violeiro e de um vaqueiro, numa jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande, testemunhando a história da música caipira desde suas origens rurais.

Yuri Garfunkel detalha que a ideia da HQ se formou ao longo de muitos anos ouvindo música caipira.

De modo geral, e no gênero Moda de Viola principalmente, ele explica que as canções descrevem narrativas tão intensas que muitas músicas inspiraram filmes.

“Mas até agora não conheço outra graphic novel feita a partir desse repertório. Entendi que era um trabalho que poucos poderiam pôr em prática, e mergulhei de cabeça. No final de 2017 eu já tinha clara a estrutura do roteiro, fui a uma palestra do Ivan Vilela e me apresentei a ele que se interessou imediatamente pelo projeto e começamos a trabalhar”, relembra.

Garfunkel conta que Vilela sugeriu uma que a história fosse além dos temas mais faroeste previstos inicialmente, com muito boi e bala.

“Ampliamos o roteiro com a origem da viola, derivada de instrumentos mouros e vinda ao Brasil com as primeiras caravelas portuguesas, e com a construção da Viola Encarnada, protagonista da história.

Para isso, busquei ajuda do Luiz Armando da luthieria Trevo, que construiu efetivamente a viola em um mês!

O Ivan também sugeriu outro desfecho para a HQ, que termina na cidade grande, completando todo o trajeto percorrido pela música caipira”, comenta Garfunkel.

Programação

Em Bragança Paulista a exposição ficará até o dia 20/04 na Casa Lebre e poderá ser visitada de terça a sexta, das 14 às 18h.

Depois seguirá para o Museu do Folclore, em São José dos Campos (de 27/04 a 25/05); MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), em Botucatu e Centro Max Feffer, em Pardinho (01/06 a 10/08); Instituto Elpídio dos Santos, em São Luís Paraitinga (31/08 a 21/09) e Centro Cultural Casarão, em Campinas (28/09 a 20/10).

Os idealizadores contam que a proposta de montar a exposição surgiu durante a pandemia de COVID-19.

Em outubro de 2021, “Nos Braços do Violeiro” foi apresentada na A7MA Galeria, na Vila Madalena, em São Paulo, com a realização de bate-papo com o curador e convidados como Xênia França, Lucas Cirillo, Shell Osmo e Renato Shimmi e roda de viola com a participação da cantora e violeira Adriana Farias e dos violeiros Gerson Curió e Inimar dos Reis.

Em junho de 2022, integrou a Mostra ‘No Braço da Viola’ no Teatro do Sesc Rio Preto.

Na ocasião, Yuri Garfunkel apresentou-se ao lado de grandes nomes da viola contemporânea e ministrou oficinas de criação de HQ a partir de modas de viola.

Os idealizadores

Yuri Garfunkel: Artista visual, músico e educador: Autor dos romances gráficos A Viola Encarnada: modas de viola em quadrinhos, indicado ao prêmio HQMIX 2020 na categoria Melhor Adaptação, e A Outra Anita, sobre a trajetória da pintora Anita Malfatti, lançada em 2022 para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Criador do Sopa Art Br, estúdio de artes visuais, ilustração e design, com mais de 10 anos de experiência em comunicação visual ligada à cultura.

Desenvolve seu trabalho a partir de pesquisas na união de linguagens artísticas, relacionando HQs com arte urbana, música e educação.

Com quatro exposições criadas nesse conceito, circulou por galerias como Coletivo, Matilha Cultural e A7MA, parques e estações do Metrô de São Paulo, e expôs na Argentina, Itália e Espanha.

Como músico, Yuri integra desde 2008 o grupo instrumental Kaoll, com o qual gravou 3 álbuns, realizou mais de 300 apresentações pelo Brasil e uma turnê europeia em 2014.

Em 2015 Yuri passou a integrar o grupo Pequeno Sertão de música caipira autoral, com quem lançou dois álbuns, em 2016 e 2021.

Como educador, Yuri cria e ministra cursos e oficinas de desenho e criação artística com propostas adequadas para diferentes públicos, de crianças e terceira idade à profissionalização, com circulação no Estado de São Paulo pela rede do Sistema S e centros culturais.

João Carlos Villela: Curador, art advisor e produtor: Atua há 12 anos no mercado de arte tendo trabalhado como produtor e diretor de vendas em galerias de arte contemporânea do mercado primário.

Como produtor, foi responsável por mais de 30 exposições, em galerias e espaços institucionais como o Centro Universitário Maria Antônia e o Instituto Tomie Ohtake.

Entre as exposições que produziu estão as de artistas como, Ana Prata, Claudio Mubarac, Elisa Bracher, Fabio Miguez, Oswaldo Goeldi, Paulo Monteiro e Sergio Lucena. Como pesquisador na Art Options, escritório de consultoria de arte, foi responsável pela aquisição de artistas para coleções privadas e para a coleção corporativa do escritório.

Desde 2016, como art advisor e curador independente, assessora colecionadores privados e artistas em desenvolvimento de carreira.

Curou a exposição coletiva Campo para o Exercício da Liberdade na FUNARTE-SP em 2018, a exposição individual do artista Lumumba no Matilha Cultural em 2018, a exposição Los Silencios sobre o filme homônimo da cineasta Beatriz Seigner no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca em 2019, e a exposição Nos Braços do Violeiro com obras de Yuri Garfunkel em 2021 na A7MA Galeria e em 2022 no Sesc-Rio Preto.

Dirigiu e produziu em 2021 os shows Ao Vivo da Mooca e In Goma, do trio instrumental A Timeline, ambos com o respectivo patrocínio e apoio do ProAC SP e do Teatro Arthur Azevedo.

Ficha Técnica ‘Nos Braços do Violeiro’:

-Yuri Garfunkel: Artista expositor, músico, coordenação geral

  • João Carlos Villela: Curadoria e Produção Artística
  • Cris Rangel: Produção Executiva
  • Lula Fidalgo: Técnico de montagem e direção musical
  • Ellen B. Fernandes: Assessoria de Imprensa
  • Mário de Almeida: Registro Audiovisual
  • Rodrigo Camargo: Consultoria Jurídica

Contato: garfunkelyuri@gmail.com // @yurisopa // facebook.com/yuri.sopa

SERVIÇO

Exposição “Nos Braços do Violeiro”
Data: Até 20/04/2024
Horário: De terça a sexta, das 14 às 18h
Local: Casa Lebre (R. Nícola Ortenzi, 104), em Bragança Paulista
Informações: garfunkelyuri@gmail.com
Entrada gratuita 


Voltar: jornalrol.com.br/

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/




Sesc Sorocaba: destaques do fim de semana

Sesc Sorocaba apresenta destaques dos dias 15, 16 e 17 de março, com shows, circo, cortejo com lavagens de flores, oficinas e teatro infantil 

Banda Octeta/ Divulgação
Banda Octeta/ Divulgação

Os destaques do final de semana começam na sexta às 20h, com o show da banda Octeta. A apresentação integra o projeto TrilhaJazz, que traz artistas que partem da escola do jazz para criar obras que abrem diferentes portas para apreciação musical. 

Fundado em 2019, o grupo compõe e interpreta livremente, explorando o conceito universal do som, criado por Hermeto Pascoal, cujo sentir é a lida primordial com a música, com muito espaço para improvisação, diversidade de linguagens, sotaques e explorações timbrísticas. O resultado sonoro se traduz por uma viagem pelas mais variadas cores, paisagens e vivências expressadas em seu show instrumental. 

O show tem classificação livre e lugares limitados. Vendas já disponíveis em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP. E presencialmente na Central de Atendimento. 

Os valores dos ingressos são R$ 12,00 (credencial plena), R$ 20,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, estudante, servidor de escola pública com comprovante, pessoas com deficiências e seu acompanhante) e R$ 40,00 (inteira). 

Lavagem com flores e perfumes do Samba de Roda Nega Duda / Foto: Aline Capobianco. 
Lavagem com flores e perfumes do Samba de Roda Nega Duda / Foto: Aline Capobianco. 

Fazendo parte do projeto Mulheria e sob a condução da sambista Nega Duda, a intervenção Lavagem com flores e perfumes do samba de roda Nega Duda acontece no sábado às 16h. Uma representação do fluir da energia da natureza, uma forma simbólica de purificar os elementos e deixar fluir o que de melhor a natureza pode nos proporcionar. Esse cortejo ao ar livre abre caminhos por meio do canto, fazendo referência do samba de roda do Recôncavo Baiano e da lavagem do local com água de flores. Com classificação livre e gratuita, para participar é só chegar. 

Fio forte - Marias / Foto: Leonardo Souzza
Fio forte – Marias / Foto: Leonardo Souzza. 

Também fazendo parte do projeto Mulheria, no sábado às 20h o Circo de Ébanos apresenta Fio forte – Marias, uma narrativa que mescla o circo contemporâneo com elementos da cultura afro-brasileira, como a capoeira, a dança e o batuque. O espetáculo traz performances inovadoras, coreografias diferenciadas e números aéreos de tirar o fôlego. A apresentação tem classificação livre e lugares limitados. Vendas já disponíveis em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP. E presencialmente na Central de Atendimento. 

Os valores dos ingressos são R$ 12,00 (credencial plena), R$ 20,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, estudante, servidor de escola pública com comprovante, pessoas com deficiências e seu acompanhante) e R$ 40,00 (inteira). 

Domingo começa com a oficina Modelando animais com argila. Nesta atividade lúdica e criativa, as crianças poderão se divertir modelando animais com argila e outros elementos naturais. Além disso, elas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os animais. Acontece das 10h30 às 12h30, gratuita, com vagas limitadas, para crianças de 4 a 12 anos e demanda retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 

Destroca / Foto: Divulgação. 
Destroca / Foto: Divulgação. 

Continuando no domingo às 16h, a Cia. dos Náufragos apresenta a peça Destroca, comédia musical que conta a saga de dois irmãos – um menino e uma menina – que, após trocarem seu pai por uma iguana com um amigo, partem numa busca fantástica para recuperar o extraviado genitor e evitar o castigo materno, tudo antes da hora do jantar. Com música ao vivo, o espetáculo é uma viagem inspirada pelos universos da cultura pop das HQs, desenhos animados e games, a ser vivenciada com o público, numa epopeia pela imaginação de duas crianças.A apresentação tem classificação livre e lugares limitados. Vendas já disponíveis em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP. E presencialmente na Central de Atendimento. 

Os valores dos ingressos para os espetáculos infantis são R$ 10,00 (credencial plena), R$ 15,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, estudante, servidor de escola pública com comprovante, pessoas com deficiências e seu acompanhante) e R$ 30,00 (inteira). Grátis para crianças até 12 anos (necessário apresentar ingresso). 

Encerrando o fim de semana, no domingo às 17h, tem show do projeto Som na Área, com apresentações musicais dos mais variados estilos, que ocupam a área de convivência do Sesc Sorocaba. 

Laylah Arruda / Foto: Studio Session.
Laylah Arruda / Foto: Studio Session. 

A convidada da semana é Laylah Arruda. Cantora com carreira consolidada nacional e internacionalmente, fundadora do coletivo Feminine Hi-Fi, traz para este show, ao lado de sua banda de apoio, um repertório autoral com músicas históricas de sua carreira, como “Flor de Aço”, “Loba Leoa”, canções recém-lançadas como “Heartbeat” e “Vai Dar Bom” e clássicos do reggae music mundial, com faixas de Bob Marley, Max Romeo, Rita Marley, Marcia Griffts e outros artistas. Classificação livre. Grátis. Para participar é só chegar. 

O Sesc Sorocaba também conta, até o dia 28/4, com a exposição CRIA_experiências de invenção, com curadoria de Marconi Drummond. O título da exposição é baseado nas palavras criação, crianças e cria – significados conectados à criatividade e como sinônimo de filhote. Exposição para crianças que reúne esculturas sonoras, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte e intervenções gráficas. 

Terças a sextas, das 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Classificação livre. Grátis.  

Confira mais sobre essas e outras atividades da programação do Sesc Sorocaba em sescsp.org.br/sorocaba. 

SERVIÇO 

MÚSICA – TRILHAJAZZ 

Octeta 

Sexta, dia 15/3, às 20h. 

Lugares limitados. Classificação livre. 

R$ 40,00 | R$ 20,00 | R$ 12,00. 

OFICINA 

Cores e tintas para bebês – tintas naturais 

Sábado, dia 16/3, das 10h30 às 12h. 

Lugares limitados. Classificação até 2 anos e 11 meses. Grátis. 

Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 

INTERVENÇÃO – MULHERIA 

Lavagem com flores e perfumes do samba de roda Nega Duda 

Sábado, dia 16/3, às 16h. 

Classificação livre. Grátis. 

Para participar é só chegar. 

CIRCO – MULHERIA 

Fio forte – Marias 

Sábado, dia 16/3, às 20h. 

Lugares limitados. Classificação livre. 

R$ 40,00 | R$ 20,00 | R$ 12,00. 

OFICINA 

Modelando animais com argila 

Domingo, dia 17/3, das 10h30 às 12h30. 

Lugares limitados. Classificação 4 a 12 anos. Grátis. 

Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 

TEATRO INFANTIL  

Destroca 

Domingo, dia 17/3, às 16h. 

Lugares limitados. Livre. 

R$ 30,00 | R$ 15,00 | R$ 10,00.  

Grátis para crianças até 12 anos (necessário apresentar ingresso). 

MÚSICA – SOM NA ÁREA 

Laylah Arruda 

Domingo, dia 17/3, às 17h. 

Classificação livre. Grátis. 

Para participar é só chegar. 

ARTES VISUAIS 

Exposição CRIA_experiências de invenção 
Até 28/4, terças a sextas, das 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. 

Livre. Grátis. 

Sesc Sorocaba       

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.       

Fone: (15) 3332-9933.     

Prefira o transporte público 

Terminal São Paulo 

Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa 

Linha 71: Campolim via Raposo Tavares 

Terminal Santo Antônio 

Linha 65: Campolim 

BRT 

Linha D200: Terminal Vitória Régia/ Campolim 

+ informações  

facebook.com/sescsorocaba 

instagram.com/sescsorocaba 
youtube.com/sescsorocaba 
twitter.com/sescsorocaba 

sescsp.org.br/sorocaba 

Voltar: https://www.jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/




Banda destaque da cena curitibana revela suas principais influências

Túnel do tempo: O repertório da ForYou levanta o público por onde passa, com interpretações de Eric Clapton a Tim Maia

O repertório da ForYou levanta o público por onde passa, com interpretações de Eric Clapton a Tim Maia
O repertório da ForYou levanta o público por onde passa, com interpretações de Eric Clapton a
Tim Maia – Marcelo Andrade

A banda curitibana For You, que recentemente lançou o seu primeiro DVD, é conhecida por realizar uma verdadeira viagem pelo túnel do tempo da música nacional e internacional. Seu repertório, cuidadosamente escolhido, celebra clássicos atemporais e influências que moldaram gerações de músicos.

Entre eles, nunca faltam canções como Use Somebody Mind Trick Save Tonight. “A escolha das músicas executadas é muito mais do que uma simples coleção. É uma celebração da riqueza artística de cada obra e seu poder de transcender o tempo”, comenta Renato Martins, baterista e produtor da banda.

Ao revisitar clássicos e abraçar influências contemporâneas, a banda leva os ouvintes a uma jornada musical nostálgica, como mostra a linha do tempo abaixo.

Set list: Uma jornada musical

1964: A viagem no tempo começa neste ano, quando a canção My Girl, do grupo americano The Temptations – que já foi definido como tão influente ao soul quanto os Beatles -, conquistou o pop rock.

1973: No Brasil, Tim Maia lotava shows com a música Gostava Tanto de Você, clássico que não fica de fora do radar do trio curitibano e foi escolhido como um tributo ao eterno rei do soul brasileiro. 

1981: Men at Work, banda australiana de pop rock com influências de reggae (assim como a For You), brilha com Down Under. A década de 80 também é homenageada com grandes sucessos, como Everybody Wants to Rule The World, da banda britânica Tears For Fears (1985), e The Way You Make Me Feel, do rei do pop, Michael Jackson (1987).

1994: Partindo para os anos 90, o trio escolhe Change the World, do guitarrista, cantor e compositor de rock e blues britânico, Eric Clapton (1996). Para abrasileirar a set list, Cidade Negra, com Onde Você Mora (1994) e Skank, Te Ver (1996).

2002: Os clássicos dos anos 2000 também não ficam de fora. Para fazer o público cantar junto, a banda aposta em Maroon 5, com Sunday Morning, de 2002. 

2020: Entre as músicas mais atuais, estão Flowers, da cantora  Miley Cyrus, e As It Was do Harry Styles, ambas de 2020

“Todas essas canções estão executadas, ao nosso estilo, no DVD acústico da For You. Foi muito emocionante, para nós, gravar tantos clássicos”, explica Guilherme Vianna, voz e guitarra da banda. 

Para o baixista, Bruno Gomes, reviver o passado através das músicas, faz com que o público se conecte com o momento do show e cante com ainda mais emoção. Para conferir o resultado, basta acessar o canal da banda pelo https://www.youtube.com/@foryoupoprock

Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/