O evento celebrou a inclusão, diversidade e a rica tradição literária brasileira, consolidando a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia como um espaço vibrante e representativo da cultura nacional
No dia 8 de novembro, na histórica Casa dos Azulejos, ocorreu a solenidade de posse dos novos membros da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), marcando um momento histórico para a literatura local.
Destaque especial para a posse dos escritores Davi Cardmen e Robertha Tulio, portadores do espectro autista, que simbolizam a necessária inclusão e diversidade no meio literário.
A inclusão é fundamental para construir uma sociedade justa e igualitária, não apenas no meio literário, mas em todos os segmentos da sociedade. Ela permite que todos, independentemente de suas diferenças, tenham voz e oportunidades.
A inclusão valoriza a diversidade e promove a participação ativa de todos. No meio literário, a inclusão abre espaço para novas perspectivas e talentos. É através da inclusão que podemos quebrar barreiras e construir um futuro mais justo.
Durante o evento, a presença de Zuleica Tani, tataraneta do ilustre escritor Monteiro Lobato, e Janaína Cunha, bisneta de Euclydes da Cunha, ressaltou a importância de manter vivo o legado dos clássicos.
O evento de posse, realizado durante a 4ª Edição da FLISPA (Feira Literária de São Pedro da Aldeia), organizada pelo escritor Renato Fulgoni, contou com a participação do Grupo Ciganeando Por Aí, que encantou com danças ciganas, as apresentações musicais da talentosa Emilene Suzana e uma incrível jornada multicultural.
Artistas de cinco estados visitaram São Pedro da Aldeia exclusivamente para o evento, demonstrando o alcance e relevância da ALSPA e FLISPA.
A presença de personalidades ilustres, como Zuleica Tani e Janaína Cunha, é fruto do trabalho e parcerias realizadas pelo presidente da ALSPA, Rogerio Veiga.
Este evento celebra a inclusão, diversidade e a rica tradição literária brasileira, consolidando a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia como um espaço vibrante e representativo da cultura nacional.
Parabéns a todos os novos membros, ao escritor Renato Fulgoni por sua brilhante iniciativa e ao presidente Rogerio Veiga pela realização desse evento memorável!
FOTOS DA SOLENIDADE
Durante a 4ª Edição da FLISPA e com a participação do Grupo Ciganeando Por Aí
O evento acontecerá na Casa Kennedy, dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h
No dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Casa Kennedy, acontecerá a 1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’.
A abertura oficial se dará às 10h e a entrada é franca.
A Casa Kennedy está sediada na Rua Prudente de Morais, 716 – Centro – Itapetininga (SP)
Em todo o espaço da casa Kennedy, os escritores serão distribuídos os escritores em acomodações com mesas e cadeiras, como se fossem stands, local onde todos ficarão livres para comercializar suas obras, fazer explicações sobre o livro a pequenos grupos que por ali passarem e, até mesmo, reflexões a respeito dessas obras.
Será franqueado levar banners, material fotográfico, livros etc.
A Programação contará com Exposição de Letras e Bordados, apresentação de Arte de Rua, Apresentação Hip Hop e… muito mais!
A Casa Kennedy solicita que o evento seja divulgado ao máximo, contando com a presença de amigos e familiares para prestigiar este evento de relevante importância cultural.
4ª FLISPA – Feira Literária de São Pedro da Aldeia
A 4ª FLISPA será realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, na histórica Casa dos Azulejos, localizada no centro da cidade
A Aldeia Editora acaba de anunciar as datas para a 4ª edição da FLISPA – Feira Literária de São Pedro da Aldeia. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, na histórica Casa dos Azulejos, localizada no centro da cidade.
Reconhecida por ser um marco no cenário literário da Região dos Lagos, a FLISPA promete um formato renovado, com barracas para expositores e uma programação cultural rica e diversificada, oferecendo uma experiência imersiva tanto para os amantes da literatura quanto para os estudantes.
Organizada pela Aldeia Editora e Notícias de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a feira contará com mais de 20 barracas de escritores locais. Serão mais de 500 obras literárias à venda, destacando autores da região que terão a oportunidade de compartilhar suas criações com o público. Além disso, os visitantes poderão participar de visitas guiadas à Casa dos Azulejos, apreciando tanto a arquitetura quanto o acervo cultural do local.
A programação cultural da 4ª FLISPA inclui atrações musicais, o lançamento da Antologia ‘A Aldeia de Pedro – Belezas Naturais e Seus Encantos’, apresentações teatrais, marionetes e um sarau, tudo pensado para envolver a comunidade e os visitantes, transformando o evento em um ponto de encontro de arte, literatura e cultura.
Casarão das Artes de Caratinga (MG) em festa no dia 02 de dezembro
Posse Acadêmica, outorga de honrarias, sarau lítero-musical e lançamentos de livros coroam o evento em Caratinga
No dia 02 de dezembro de 2023, às 18h, o Casarão das Artes de Caratinga (MG) estará em festa. A FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, por meio de sua Delegacia Cultural, promoverá posse acadêmica e outorga de títulos, em homenagem a personalidades, escritores e poetas que se destacam em prol da valorização da cultura e educação.
Além da cerimônia, será realizado um sarau com apresentações musicais e poéticas promovido pelo Ver-arte com Verônica Moreira, e uma Feira Literária para lançamento de obras literárias dos escritores locais e visitantes, dentre eles, o lançamento do livro ’90 Maluquinhos por Ziraldo’, de autoria do cartunista Edra.
Livro ‘Sorocabanas’ será lançado no próximo dia 9, na FLAUS
A obra, de autoria do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, é uma pesquisa histórica que procura revelar a mulher na História de Sorocaba e região
O livro ‘Sorocabanas – a Mulher na História de Sorocaba’ será lançado oficialmente às 15 horas do dia 9 de dezembro na Feira do Livro e Autores Sorocabanos (FLAUS), nas dependências do SESC Sorocaba. A obra, de autoria do escritor e Historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, é uma pesquisa histórica que procura revelar a mulher na História de Sorocaba e da região.
Publicado a partir de uma ação coletiva, o livro ‘Sorocabanas’ fala da trajetória de diversas mulheres, que, em diferentes áreas, tiveram papel marcante na história da cidade e região. São militantes sociais, benfeitoras, anarquistas, educadoras, donas de casa, lideranças de bairro, operárias, desajustadas, jornalistas, farmacêuticas, artistas, médicas, advogadas, enfim, mulheres que tiveram atuações distintas e marcantes na História da cidade.
A primeira mulher a se tornar instrutora de aviação na América Latina viveu em Sorocaba. Dolores Maria Bruno aprendeu a pilotar aviões e recebeu o brevê de aviadora do Aeroclube de Sorocaba. Quando o xadrez era uma modalidade praticada quase que exclusivamente por homens, a sorocabana Nair Monteiro Avino se destacou como vice-campeã dos Jogos Abertos do Interior de 1946.
Essas e outras mulheres são retratadas no livro ‘Sorocabanas – a Mulher na História de Sorocaba’, recém-publicado pelo escritor e Historiador Carlos Carvalho Cavalheiro. Com mais de 300 páginas, o livro faz uma análise do papel da mulher na sociedade e, também, apresenta um resumo biográfico de diversas mulheres que se destacaram em múltiplas áreas.
Um exemplo é a história de Ursulina Lopes Torres que se tornou a primeira médica a clinicar em Sorocaba e, também, em Porto Feliz. “A ideia do livro é evidenciar a participação da mulher na História”, afirma o autor. Para ele, o fato de desconhecermos a história dessas mulheres revela o apagamento sistemático que a chamada ‘história oficial’ tem realizado. “Não há monumentos, em Sorocaba, dedicado às mulheres, com exceção da Mãe-Preta”, finaliza.
O livro foi publicado em outubro pela editora A. R. Publisher de Maringá (PR) e recebeu apoio de financiamento coletivo pela plataforma Catarse. Foram impressos 100 exemplares do livro. Anteriormente, o autor tentou o apoio de leis de incentivo como o PROAC do Estado de São Paulo e a LINC de Sorocaba, mas sem resultado. A revisão do livro foi feita pelo escritor Sérgio Diniz.
O livro foi prefaciado pela historiadora bauruense Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira que em seu texto destaca que “do papel secundário da mulher, vivendo à sombra de seu pai ou marido, para a mulher que se emancipa e assume seu papel como protagonista de sua própria história, o trabalho do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro é fundamental para revelar essa evolução em sua cidade. Por meio das histórias das ‘Sorocabanas’, é possível reconstruir um local de memória e reconhecimento da atuação das mulheres de Sorocaba, contra o apagamento e o esmaecimento dessas vidas que até então seguiam invisibilizadas”.
‘Sorocabanas – a mulher na História de Sorocaba’ será lançado durante a realização da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos), que ocorrerá no SESC Sorocaba no dia 9 dezembro, às 15 horas. No dia 16, a Feira será realizada na Praça Coronel Fernando Prestes, onde o livro poderá também ser encontrado.
Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e leciona História na rede pública municipal de Porto Feliz desde 2006. É acadêmico correspondente da FEBACLA e colabora com os jornais Tribuna das Monções e Jornal Cultural ROL, além do Portal Marimba Selutu, de Angola.
O SESC Sorocaba está localizado na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba.
A entrada é franca.
PROGRAMAÇÃO DA FLAUS 2023
Dia 8
14h – Abertura Oficial da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos e lançamento do livro “Prelo” do escritor Carlos Baptistella
14h30 – Lançamento do livro “A Floresta onde tudo pode acontecer”, vol. 3, do escritor Antônio L. Pontes
15h – Palestra: “Escrita de bicha: processos criativos na produção de uma literatura engajada”, ministrada pelo escritor sorocabano Lucas Leandro
15h30 – Homenagem da FLAUS à escritora Neide Baddini Mantovani.
17h – Bate-papo e sessão de autógrafos do livro “No palco feminista”, da escritora Adriana Rocha Leite. Presença da prefaciadora Manu Barros
18h – Entrega de troféus dos Premiados no 3º Concurso Literário da FLAUS com transmissão on-line do evento
20h30 – Lançamento do livro “Entre ingás e framboesas”, da escritora Aparecida Vines
Dia 9
14h – Oficina de Poesia para crianças e adolescentes (10 a 14 anos) com a escritora Vânia Moreira
14h45 – Palestra motivacional: “Prepare-se para vencer” – com a escritora Laude Kämpos
15h – Lançamento do livro “Sorocabanas – a mulher na História de Sorocaba”, do escritor Carlos Carvalho Cavalheiro
15h30 – Sarau da FLAUS
18h – Lançamento do livro: “Revoluções Minimalistas: contos reflexivos fantásticos a partir de perspectivas inusitadas” do escritor Bruno Franques
Dia 10
14h45 – Palestra: “Genealogia: o estudo da tolerância” com o escritor Luiz Nitsche
15h45 – Palestra: “A importância dos livros e da leitura em minha vida” com o escritor Nelson Malzoni
16h15 – Sessão de autógrafos do livro “O Zoom da vida profissional” da escritora Kátia Regina VieiraPinho Alvarez Alves
16h30 – Lançamento do livro “Teu sangue vermelho na minha parede”, do escritor Baga Defente com transmissão on-line do evento
— Além da versão presencial, a FLAUS mantém uma versão on-line. Os destaques deste ano são a palestra “Os Desafios do Mercado do Livro em Angola”, ministrada pelo escritor e jornalista Fernando Guelengue, de Angola; o poeta Anderson Valfré que, de Minas Gerais, falará sobre o projeto Transvê Poesias (projeto realizado em todo o Brasil) e a escritora Conceição Maciel, do Pará, que falará de sua trajetória literária. — No dia 16, a feira acontece na Praça Cel. Fernando Prestes, das 9h às 14h. Inscrições no horário e local da atividade.
A Feira vem sendo realizada como uma ação coletiva e horizontalizada de escritores e escritoras de Sorocaba e região desde 2017
A FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos terá uma edição especial este ano de 2023, dentro de uma cessão de espaço do SESC Sorocaba. Em sua 7ª edição, a Feira, idealizada pelo escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, vem sendo realizada como uma ação coletiva e horizontalizada de escritores e escritoras de Sorocaba e região desde 2017.
Além de servir como uma vitrine para a produção da arte literária, a FLAUS apresenta uma série de outras atividades como contação de histórias, oficinas de poesia, palestras, lançamento de livros e o tradicional Sarau da FLAUS. Além disso, anualmente a FLAUS homenageia um escritor sorocabano. Este ano a homenageada será a escritora Neide Baddini Mantovani.
Além da versão presencial, a FLAUS mantém uma versão online. Os destaques deste ano são a palestra “Os Desafios do Mercado do Livro em Angola”, ministrada pelo escritor e jornalista Fernando Guelengue, de Angola; o poeta Anderson Valfré que, de Minas Gerais, falará sobre o projeto Transvê Poesias (projeto realizado em todo o Brasil) e a escritora Conceição Maciel, do Pará, que falará de sua trajetória literária.
A FLAUS no SESC ocorrerá nos dias 8 a 10 de dezembro, sempre a partir das 14 horas. No dia 16, a Feiraretorna ao seu lugar de origem, a Praça Cel. Fernando Prestes, das 9 às 14 horas.
Programação da FLAUS 2023
Dia 08.12
14h – Abertura Oficial da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos e lançamento do livro “Prelo” do escritor Carlos Baptistella
14h30 – Lançamento do livro “A Floresta onde tudo pode acontecer”, vol. 3, do escritor Antônio L. Pontes
15h – Palestra: “Escrita de bicha: processos criativos na produção de uma literatura engajada”, ministrada pelo escritor sorocabano Lucas Leandro
15h30 – Homenagem da FLAUS a escritor/a sorocabano
17h – Bate-papo e sessão de autógrafos do livro “No palco feminista”, da escritora Adriana Rocha Leite. Presença da prefaciadora Manu Barros.
18h – Entrega de troféus dos Premiados no 3º Concurso Literário da FLAUS com transmissão online do evento
20h30 – Lançamento do livro “Entre ingás e framboesas”, da escritora Aparecida Vines
Dia 09.12
14h – Oficina de Poesia para crianças e adolescentes (10 a 14 anos) com a escritora Vânia Moreira
14h45- Palestra motivacional: “Prepare-se para vencer” – com a escritora Laude Kämpos
15h (Banca da FLAUS) – Lançamento do livro “Sorocabanas – a mulher na História de Sorocaba”, do escritor Carlos Carvalho Cavalheiro.
15h30 – Sarau da FLAUS
18h – Lançamento do livro: “Revoluções Minimalistas: contos reflexivos fantásticos a partir de perspectivas inusitadas” do escritor Bruno Franques
Dia 10.12 14h45 – Palestra: “Genealogia: o estudo da tolerância” com o escritor Luiz Nitsche 15h45 – Palestra: “A importância dos livros e da leitura em minha vida” com o escritor Nelson Malzoni 16h15 – Sessão de autógrafos do livro “O Zoom da vida profissional” da escritora Kátia Regina Vieira Pinho Alvarez Alves 16h30 – Lançamento do livro “Teu sangue vermelho na minha parede”, do escritor Baga Defente com transmissão online do evento
Realizar uma Feira Literária é incentivar a leitura e aproximar leitores e escritores
Realizar uma Feira Literária é incentivar a leitura e aproximar leitores e escritores. Para tanto, a 1ª feira Literária de Jardim Camburi, na cidade de Vitória/ES, idealizada pela Condessa e Marquesa Maria Helena Guedes e organizada pelas escritoras Fabíola Sampaio e Advanir Rosa, contará com uma programação diversificada, com momentos de autógrafos, palestras, sessão de fotos, apresentações culturais, entre outros atrativos.
OBJETIVOS:
Estimular a participação do público em eventos literários;
Realizar a comercialização de livros, em especial de autores independentes;
Oportunizar discussões com interesses culturais;
Oportunizar que pessoas exponham seus talentos artísticos.
Programação
07/12/2023 – (18h às 20h) Abertura do evento com coquetel e apresentação musical. Presenças ilustres de autoridades capixabas e personalidades do meio cultural, artístico e literário.
08/12/2023 – (13h às 20h) Exposição de livros com seus respectivos escritores, contação de histórias, roda de conversa, brincadeiras interativas, apresentações musicais.
09/12/2023 – (9h às 16h) Exposição de livros com seus respectivos escritores, contação de histórias, roda de conversa, oficinas de brincar, show de mágica, sarau poético, apresentações musicais e lançamento do livro do escritor Luciano Máximo.
SERVIÇO:
1ª Feira Literária Jardim Camburi, na cidade de Vitória/ES
Data: 07 a 09 de dezembro de 2023
Local: Centro Comercial UNIQUE MAL – Av. Armando Duarte Rabello, 126 – Jardim Camburi, Vitória/ES
Evento gratuito e aberto ao público infantil e adulto.