Escola de Arte Bico de Pena realiza exposição de arte dos alunos

Convidada a conhecer o espaço, Verônica Moreira teve a oportunidade de apreciar as obras do artista e professor de arte Elifas Levi de Souza

Uma das obras de Elifas Levi de Souza
Obra em execução. Lápis sobre a parede

No dia 05 de junho de 2024, às 19 horas, a escritora, poetisa e Editora Setorial de Eventos do ROL Verônica Moreira marcou presença na exposição de artes da Escola de Artes, Bico de Pena, de Caratinga (MG). Convidada a conhecer o espaço, Verônica teve a oportunidade de apreciar as obras do artista e professor de arte Elífas Levi de Souza, a quem presenteou com um exemplar do Catálogo VER-ARTE, agora parte do acervo da escola.

A Escola de Arte Bico de Pena é uma instituição dedicada ao ensino da pintura e do desenho, bem como à disseminação das mais diversas formas de arte e manifestações culturais. Atualmente, a escola desenvolve uma série de projetos voltados para a promoção e o desenvolvimento artístico
na comunidade de Caratinga e região.

A escola de arte oferece cursos para diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até avançados. Uma iniciativa importante da escola é o curso ‘A Arte Educação como Base para um Lazer Saudável’, que atualmente beneficia 92 alunos de escolas públicas de Caratinga e seus distritos. No curso, além de desenvolverem habilidades artísticas, os alunos aprendem sobre a importância social da arte. Eles são incentivados a participar da produção de eventos culturais, exposições e outras iniciativas no campo da
experiência artística e estética.

Card do Catálogo Ver-Arte
Card do Catálogo Ver-Arte

Encantada com as produções dos artistas expositores, Verônica convidou Cristian Alves, um dos alunos de desenhos realistas a participar do Catálogo Literocultural Ver-Arte, um projeto por ela promovido com o apoio de diversas instituições acadêmicas, incluindo o Jornal Cultural ROL.

Sem dúvida, a contribuição de Cristian adicionará muito valor ao nosso projeto. Agradeço à Professora Laurinha Miranda por ter proporcionado este enriquecedor intercâmbio de experiências inspiradoras.

A Escritora e colunista do Jornal Cultural Rol Verônica Moreira relatou que foi uma imensa felicidade ter conhecido o ambiente estimulante da Escola de Arte Bico de Pena e ter tido o privilégio de apreciar o talento de Elífas Levi de Souza, que, junto com sua esposa, a acolheram com tamanha distinção e generosidade.

Além disso teve a oportunidade de contemplar as obras de Elífas Levi de Souza, que foram premiadas tanto no Brasil quanto no exterior.

Sobre o artista

Elifas Levi de Souza
Elifas Levi de Souza

Elifas Levi de Souza, nascido e residente em Caratinga-MG, é desenhista, artista plástico e produtor cultural. Começou a desenhar aos 12 anos, construindo, desde então, uma longa carreira nas artes plásticas.

Desenvolve atividades como ilustrador de livros e revistas, muralista, grafiteiro, desenhista, professor de desenho, pintor e tatuador.

Realizou trabalhos em Caratinga e no exterior, destacando-se suas exposições em Portugal.

É membro dos coletivos Cine Clube Gaviões e Passarinhos e Amigos da Escola de Arte Bico de Pena, que iniciaram suas atividades nos anos de 2022 e 2021, respectivamente.

Atualmente, é diretor e professor da Escola de Arte Bico de Pena, onde são desenvolvidos cursos e iniciativas voltadas ao ensino e à disseminação das artes, especialmente das artes plásticas.

Elifas é, indiscutivelmente, um notável artista que dedica seu trabalho incansável em prol da cultura e da arte, contribuindo para o desenvolvimento das novas gerações de crianças interessadas em expressar sua criatividade através das artes.

Outras fotos

Laurinha, Fabiana,Verônica, Elifas
Laurinha, Fabiana,Verônica, Elifas

Fabiana, Verônica, Cristian, Elifas
Fabiana, Verônica, Cristian, Elifas

Verônica Moreira, Elifas Levi
Verônica Moreira, Elifas Levi

Estúdio de Tatuagem do artista Elifas Levi
Estúdio de Tatuagem do artista Elifas Levi

Além de ser um grande artista e ser premiado no exterior, Elifas é um grande mestre em tatuagens. Ele possui seu próprio Estúdio de Tatuagem no centro da cidade de Caratinga. Conheçam o espaço e faça sua tatuagem dos sonhos com um artista qualificado.

Titulo: Ouro Preto 12-01-2024
Titulo: Ouro Preto 12-01-2024

https://globoplay.globo.com/v/12631867

Voltar

Facebook




O Eco de Antigas Palavras

Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras, do artista plástico André Bonani, evoca o elementar no Atelier Piratininga, em São Paulo

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani

O espaço expositivo se converterá numa espécie de caverna ancestral, gráfica primeira onde o acúmulo de escritas enuncia o perene enigma das camadas do tempo

O artista plástico André Bonani apresenta a exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ a partir do dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h, no Atelier Piratininga, na Vila Madalena, em São Paulo.

Os textos críticos são do curador Agnaldo Farias e do artista visual Ulysses Bôscolo, a trilha sonora é do músico Kaneo Ramos e a expografia/iluminação do Coletivo Avuá.

Extraído de um verso de Chico Buarque – parte da canção “Futuros Amantes” -, o título da exposição procura evocar a linguagem: seus grafismos e sons, incontornável exercício matérico capaz de insinuar topografias e prenunciar cronologias.

Serão apresentadas 18 obras de três séries distintas: “carapaças” (alumínio gravado, corroído, martelado e pintado), “cosmografias” (gravura em metal sobre papel algodão) e “a caverna” (gravura em metal e monotipia sobre papel algodão), realizadas em 2023 e 2024.

“As peças reunidas em três séries partem todas da placa de alumínio como matriz – um meio para incisão, corrosão e pintura – até sua dobra e modelagem com o martelo após os processos de impressão. É a partir dessa conexão no espaço entre as estampas e as chapas modificadas em volume que as geraram que “o eco de antigas palavras” pode flutuar, envolto em escuridão, iluminado apenas por lâmpadas quentes como a vibração do fogo.”, afirma o artista que faz acompanhamento no atelier desde 2022.

Sobre o artista

André Bonani vive e trabalha em São Paulo.

É doutorando em Processos e Procedimentos Artísticos no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP), onde também é professor de gravura e procedimentos gráficos.

É mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

É artista residente do Atelier Piratininga, estúdio especializado em gravura e estampa contemporânea.

É pesquisador e membro do grupo Artecolapso: crítica prática e teórica da visualidade, vinculado ao Instituto de Artes da UNESP.

É idealizador do projeto de arte-educação Gráfica Experimental, oficina coletiva de experimentação em artes gráficas que itinera por diversas unidades do SESC-SP.

Estudou desenho e colagem no Instituto Tomie Ohtake.

Já participou de exposições coletivas – Espaço Vitrine; Galpão Comum; Atelier 3; Massapê Projetos; IA-UNESP; Lux Espaço de Arte (2023); Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (2023) e Museu de Arte de Ribeirão Preto (2024) – e de residências artísticas internacionais – Complexo Industrial do Olho de Boi, Almada, Portugal, a convite do artista Rui Soares Costa.

Seu trabalho foi publicado em revistas – Gama; Uso; Têmpera – e está presente em coleções privadas e públicas – Gravura Brasileira; Acervo Rotativo.

Possui um certificado de mérito artístico da Pinacoteca do Grão-Ducado de Luxemburgo.

É professor de artes gráficas, desenho e história da arte em ateliês, escolas e instituições culturais.  https://loja.atelierpiratininga.com/andre-bonani/

Sobre o espaço

O Piratininga é um Atelier Coletivo de Gravura gerido por artistas com o propósito de compartilhar espaço de trabalho, informação, ideias, projetos artísticos e educativos.

Valoriza a produção artística individual e acredita no desenvolvimento humano através da Arte.

Desde sua fundação em 1993, organiza e participa de várias exposições no Brasil e no exterior, encontros com artistas, cursos, workshops, projetos de intercâmbio, simpósios, palestras e publicações, envolvendo inúmeros parceiros e colaboradores.

Além disso, abriga dezenas de artistas que desenvolvem projetos de curta ou longa duração em seu espaço, através do programa de Residência Artística.

Em 2016, o Atelier convida novos artistas e parceiros que estiveram próximos nestes últimos anos para se integrarem ao grupo, que ficou responsável por manter a tradição de mais de 20 anos de gravura no PIRA.

O Atelier Piratininga está localizado no bairro da Vila Madalena em São Paulo, conhecido por abrigar diversos locais e propostas ligadas às artes, cultura e entretenimento.

SERVIÇO RÁPIDO

Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ de André Bonani
Textos críticos: Agnaldo Farias e Ulysses Bôscolo
Trilha sonora: Kaneo Ramos
Expografia/iluminação: Coletivo Avuá
O quê: gravuras e esculturas
Abertura: 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h
Visitação: até 15 de junho de 2024
Sexta a domingo, das 13h às 19h
Entrada gratuita

Local: Atelier Piratininga
Rua Fradique Coutinho, 934
Vila Madalena, São Paulo – SP, 05416-001
Tel: (11) 2373 0224
Email:atelierpira@gmail.com
http://atelierpiratininga.com/

Redes sociais

André Bonani @andre.bonani
Agnaldo Farias @agnaldo_farias
Ulysses Bôscolo @ulyssesbo
Kaneo Ramos @kaneoramos
Coletivo Avuá @coletivoavua
Atelier Piratininga @atelierpiratininga

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani

Voltar

Facebook




Premiação do I Concurso de Poesia, Desenho e Pintura

Promovido pelo Movimento Criar Arte, o concurso premiou talentos sorocabanos de poesia, desenho amador e profissional e pintura

Logo do Movimento Criar Arte
Logo do Movimento Criar Arte

O Movimento Criar Arte, projeto literocultural idealizado e coordenado pela escritora Laude Kämpos, tem como objetivo incentivar a criação artística, revelar novos talentos e divulgar a expressão criativa de artistas anônimos, contribuindo para a fomentação da arte brasileira e para a formação de uma sociedade mais justa, reflexiva e inclusiva.

No dia 26 de abril, às 14h, a Biblioteca Municipal de Sorocaba ‘Jorge Guilherme Senger’ foi palco da premiação do I Concurso de Poesia, Desenho Amador, Desenho Profissional e Pintura, promovido pelo Movimento Criar Arte, que visou destacar poetas e artistas sorocabanos.

O I Concurso Cultural-Artístico do Movimento Criar Arte foi lançado em quatro categorias: Poesias, Desenho Amador, Desenho Profissional e Pintura. As três melhores obras de cada categoria receberam prêmio em dinheiro, medalha e certificado.

Com quase uma centena de convidados, o evento contou com a presença da diretora da Biblioteca Municipal, Fabiana Campolim; vereador Ítalo Moreira, acompanhado dos assessores Leandro e Dr. Vamir; o Comandante da Guarda Municipal Benedito da Silva Zanin; Fernando Oliveira, representando o vereador Fernando Dini; Hamilton Vieira, Chanceler da Cultura Nacional, pela FEBACLA; o Quarteto da Vila (Luizinho Qxada, Paulinho Moraes, Osório e Joaõzinho); idosos do Recanto da Sabedoria, e, com a expectativa da premiação, os poetas, desenhistas e artistas que concorreram nesta edição do concurso.

A cerimônia, conduzida pelo jornalista Sergio Diniz da Costa, foi iniciada com a composição da Mesa de Honra, composta pela diretora da Biblioteca Municipal, Fabiana Campolim; o vereador Ítalo Moreira; o representante do vereador Fernando Dini, Fernando Oliveira e o comandante da Guarda Municipal, Benedito da Silva Zanin .

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a escritora Laude Kämpos, agradecendo a presença de todos, reiterou os objetivos do Movimento Criar Arte e recebeu as seguintes honrarias: Votos de Congratulações, subscrito pelo vereador Fernando Dini, pela criação do Movimento Criar Arte, incentivando a cultura em nossa cidade; Diploma de honra ao mérito, da academia de letras jurídicas do Estado do Espírito Santo e Personalidade Social e Cultural 2024, da Academia Capixaba de Letras e artes de Poetas Trovadores, entregues pelo poeta Araken dos Santos.

Ato contínuo, a organizadora do evento celebrou o concurso, oferecendo medalhas às seguintes personalidades: Ana Maria Reis; Beatriz Carvalho Ledier; Beatriz Leite de Oliveira; Claudia Pereira de Araújo; Claudia Pereira de Araújo; Daniel Felipe de Oliveira da Silva; Darci Zampaulo; Dorval Oliveira da Silva; Fábio Gabriel Martins; Felipe A. Monte; George Alberto Franco; Hamilton Vieira da Silva; Jade Devito Martins; Joceli Aparecida de Oliveira; Juliana Vannucchi; Lygia da Silveira Garcia; Maurício Silva do Amaral; Nilza Galhardo; Sara Luana Santos da Silva e Soraya Balera.

Para o registro fotográfico, foram convidados à frente, os patrocinadores do concurso: Araken dos Santos; Benedito da Silva Zanin; Maria Eugênia F. Moraes; José Luiz Peixoto de Almeida e Roberto Pineda.

O evento contou com a declamação de poemas, por parte de Araken dos Santos, com o poema ‘A Menina da Janela’, e Vânia Moreira, com o poema ‘Vasto Mundo’

Foram convidados à frente os jurados, da categoria Pintura e Desenho: Antony Alexandrer Tomaso Nunes; Edélcio José de Camargo Ipanema e Silvaney Vasconcelo; e da categoria poesia: Vânia Moreira; Lígia Resende de Noronha Goulart e Sergio Diniz.

O público presente foi contemplado com um sorteio de quadros, oferecidos pelas pintoras Soraya Balera; Silvaney Vasconcelos e Edélcio Ipanema.

E coroando o evento, o cerimonial anunciou os Vencedores do I Concurso.

Foi convidado à frente, para anunciar os três vencedores da categoria POESIA, o poeta Araken dos Santos:

Hamilton Vieira da Silva – ‘Mulher, Ignoto Caminho’;
Beatriz Carvalho Ledier – ‘Pintura Abstrata de Mulher em Flor’;
Sara Luana Santos da Silva – ‘São Tantos Nomes’.

Maria Eugênia de Moraes, para anunciar os três vencedores da categoria DESENHO AMADOR:

Daniel Felipe de Oliveira da Silva, ‘O Plantio’*;
Mauricio Silva do Amaral, ‘Malkut’;
Joceli Aparecida de Oliveira, ‘Cidadãos Felizes’.

Obs.: O vencedor do 1º lugar, além do prêmio em dinheiro, medalha e certificado, ganhou um curso gratuito de desenho profissional.

José Luiz Peixoto de Almeida, para anunciar os três vencedores da categoria DESENHO PROFISSIONAL:

Maurício Silva do Amaral – ‘Granfalloon’

Obs.: Pelas regras do concurso, somente os vencedores que estivessem presentes na cerimônia é que receberiam o prêmio.

Comandante Benedito Zanin, para anunciar os três vencedores da categoria PINTURA:

Fábio Gabriel Martins, ‘Gigante pela própria Natureza’;
Ana Maria Reis, ‘Fome’;
Soraya Balera – ‘Fera’

Todos os participantes do concurso receberam *Voto de Congratulações* outorgados pelo vereador Italo Moreira

Fotos

Com os presentes visivelmente emocionados, idosos do lar Recanto da Sabedoria
Com os presentes visivelmente emocionados, idosos do lar Recanto da Sabedoria

Laude Kämpos recebendo Voto de Congratulações concedido pelo vereador Fernando Dini, das mãos do assessor Fernando Oliveira

Homenageada com o Diploma de honra ao Mérito da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Espírito Santo e
Personalidade Social e Cultural 2024 da Academia Capixaba de Letras e artes de Poetas Trovadores, das mãos do poeta Araken dos Santos

Jurados do concurso: da direita para a esquerda, Vânia Moreira, Lígia Resende de Noronha Goulart, Edélcio Ipanema e Sergio Diniz, recebendo Certificado de Honra ao Mérito, das mãos de Laude Kämpos

Vencedores do concurso

Categoria Poesia

1º lugar: Hamilton Vieira da Silva

2º lugar: Beatriz Carvalho Ledier

3º lugar: Sara Luana Santos da Silva

Categoria Desenho Amador

1º lugar: Daniel Felipe de Oliveira da Silva

2º lugar: Mauricio Silva do Amaral

Joceli Aparecida de Oliveira

Desenho Profissional

2º lugar: Maurício Silva do Amara

Pintura

1º lugar: Fábio Gabriel Martins

2º lugar: Ana Maria Reis

3º lugar: Soraya Balra

Voltar

Facebook




José Lima dos Santos – O pintor das igrejas

José Lima dos Santos foi nomeado ‘il summo pittore sacro’ do Brasil pelo jornalista Carlos Oliva

José Lima dos Santos

José Lima dos Santos, nascido em 23 de agosto de 1922 no atual Distrito de Altamira, município do Conde, na Bahia, afirmava que era “baiano de berço, carioca de profissão e sergipano por amor”.  “O Pintor das Igrejas” foi nomeado ‘il summo pittore sacro’ do Brasil pelo jornalista Carlos Oliva.

Artista versátil, autor de tantas obras-primas em óleo sobre tela, premiado diversas vezes nos Salões Nacionais de Belas Artes, José Lima foi também criador incontestável de consagradas pinturas decorativas de igrejas, em que se inclui aquela mais modesta capela de sua terra natal. Singular na sua arte, era um artista em busca daquela parcela de perfeição que emana somente do Supremo Criador.

O “Pintor das Igrejas” aprimorou a pintura decorativa com o Mestre Aldo Mezedini e, durante toda a vida, assinou a decoração de seis templos em diversos Estados, inclusive, Sergipe. Elevam-se como marcos de grandiosidade a Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos na Paraíba, e a Igreja de São Januário e Santo Agostinho no Rio de Janeiro. Cada igreja é uma mostra permanente da magnificente arte de José Lima que, constante e atemporal, justificam o título do artista.

José Lima dos Santos em seu ateliê de trabalho
José Lima dos Santos em seu ateliê de trabalho

Para a pintura de quadros, estudou belas artes como discípulo do Mestre Presciliano Silva, tendo aperfeiçoado em suas telas as luzes, sombras, perspectivas, contextos e figuras típicas dos ambientes religiosos. Verdadeiros registros históricos, em suas telas destaca-se a espontaneidade artística aliada a uma impecabilidade técnica ao retratar os interiores sacros brasileiros de diversas cidades da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe.

A reconhecida temática das obras de José Lima é inconfundível, tanto quanto a sua assinatura. A composição sacra nas telas pintadas a óleo, que exalta a perspectiva, a luz e a sombra dos interiores e particulares das Igrejas, tornou-se elemento fundamental da sua maior produção. Neste apelo ao sagrado, a sua arte e o seu legado ganham vida pelo cenário que submerge o espectador numa experiência introspectiva, de particular aprofundamento contemplativo.

O Acervo Afetivo de José Lima está sob os cuidados do responsável técnico José Pedro de Brito Filho: (79) 99951-4002Site oficial https://joselima.net.br

Abaixo, José Pedro de Brito Filho e família

Equipe do Acervo Afetivo
Da esquerda para a direita: Júlia, José Pedro e Maria Sabrina. 
Abaixo, Pedro Erlon de Santana e Brito
Equipe do Acervo Afetivo
Da esquerda para a direita: Júlia, José Pedro e Maria Sabrina.
Abaixo, Pedro Erlon de Santana e Brito

Algumas obras do acervo

Capela Dourada – Recife/PE

Igreja São Francisco – Bahia

Convento São Francisco - Bahia
Convento São Francisco – Bahia

Pelourinho – Bahia

São Cristóvão

Uma homenagem da poetisa Vírgínia Assunção

Virgínia Assunção
Virgínia Assunção

Il Summo Pinttore Sacro

Nas mãos de José Lima, o pincel dança,
Pintor das igrejas, de alma imersa,
No altar em cores, sua arte avança
No mesclar das tintas, sua fé emersa.

Sobre a tela, a luz invade como a aurora,
Cada contorno, reflete sua devoção,
Como prece divina que a alma implora
Em cada pincelada, há uma oração.

As igrejas parecem vestir-se de magia,
Ele entende o segredo daquelas paredes e telas
Sob o seu olhar, ele também pinta a poesia
Compreende que o divino se faz presente nelas.

Em todo canto, uma história se conta,
José Lima é artista e defensor do sagrado viver,
Em cada obra, uma lembrança, ele remonta
Com seu pincel, faz o mundo renascer.

Nas mãos de José Lima, a arte transcende,
Il summo pinttore sacro, de luz, cor e calor
Em cada igreja, em cada tela, sem dúvida
Deixou um Acervo Afetivo, inesgotável de amor.

Voltar: https://www.jornalrol.com.br/

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/




Movimento Criar Arte: Concursos para artistas sorocabanos

Idealizado e organizado pela escritora Laude Kämpos, visa incentivar a arte sorocabana, revelar novos talentos, e divulgar a expressão criativa dos artistas sorocabanos

Logo do Movimento Criar Arte
Logo do Movimento Criar Arte

O Movimento Criar Arte anuncia o lançamento do I Concurso Cultural de Poesia, Desenho e Pintura para a expressão do talento dos artistas de Sorocaba/SP.

O Movimento Criar Arte, idealizado e organizado pela escritora Laude Kämpos, visa incentivar a arte sorocabana, revelar novos talentos, e divulgar a expressão criativa dos artistas sorocabanos.

O I Concurso Cultural-Artístico do Movimento Criar Arte foi lançado em quatro categorias: Poesia, Desenho Amador, Desenho Profissional e Pintura.

As três melhores obras de cada categoria receberão prêmio em dinheiro, medalha e certificado.

Regulamento e Ficha Inscrição pelo site: www.movimentocriararte.com.br

PREMIAÇÃO:
A cerimônia para o anúncio e entrega dos prêmios aos vencedores será no dia 26 de abril (sexta-feira), às 14h, na Biblioteca Municipal ‘Jorge Guilherme Senger’ (Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista – Sorocaba

O evento será aberto ao público.

Para mais informações e solicitações da imprensa, entrar em contato pelo Instagram @movimentocriararte, ou através do saite  www.movimentocriararte.com.br .

Voltar: https://www.jornalrol.com.br/

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/