Concurso de Microcontos de Humor

Carlos Carvalho Cavalheiro vence o Concurso de Microcontos de Humor. Premiação ocorreu neste final de semana

1º Lugar no 14º Prêmio Microcontos de Humor, certame que integra a programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
1º Lugar no 14º Prêmio Microcontos de Humor, certame que integra a programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Professor Carlos Carvalho Cavalheiro recebendo o prêmio pelo 1º lugar
Professor Carlos Carvalho Cavalheiro recebendo o prêmio pelo 1º lugar

O professor, historiador, poeta e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 1º Lugar no 14º Prêmio Microcontos de Humor, certame que integra a programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos eventos de maior destaque na cena do humor.

Surgido em 1974, em plena ditadura civil-militar, o Salão de Humor tem se pautado como uma reflexão sobre as questões sociais e políticas do mundo. Composto de diversas categorias como charges, cartuns, caricaturas, tiras, HQ, entre outras, o Salão de Humor tem estendido sua atuação para abarcar outras formas de manifestação do humor como é o caso da escultura e, também, do microconto de humor.

O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A 51ª edição integra a programação que celebra os 257 anos de Piracicaba.

Além das paralelas, o Salão de Humor deste ano traz de volta ao Engenho Central o famoso Mural do Canecão, feito pelo Ziraldo. A reinauguração do mural, restaurado, será no sábado, 31/08, no Armazém 9 do Engenho Central. Trata-se de um painel de lona, de 28 metros de largura e 4 metros de altura.

A cerimônia de premiação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba ocorreu no último sábado, dia 31 de agosto, no Armazém 14 do Engenho Central. Além da mostra principal, ocorreu também a inauguração da exposição dos trabalhos infantis do 22º Salãozinho de Humor.

Exposição dos trabalhos infantis do 22º Salãozinho de Humor.
Exposição dos trabalhos infantis do 22º Salãozinho de Humor

O evento também se dedicou a destacar o papel das mulheres no humorismo. A mostra principal conta com 453 trabalhos, produzidos por 229 artistas, de 23 países. São 135 trabalhos a mais que a 50º edição, em 2023, que teve 318. São 97 caricaturas, 92 cartuns, 56 charges, 88 tiras, 30 da categoria Temático – Saúde, 48 do Temático Mulher, 16 esculturas e 26 obras do Prêmio Arcor Direto da Infância. A programação ainda contemplou música com o grupo piracicabano Choro de Saia, stand up comedy com a comediante sorocabana Cris Paiva e homenagens como para a artista Ciça Alves Pinto, uma das idealizadoras do Salão.

Carlos Carvalho Cavalheiro, professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, residente em Sorocaba, recebeu o Troféu de 1º Lugar do Concurso de Microcontos de Humor na mesma cerimônia.  Cada participante pôde inscrever um microconto de até 280 caracteres que contenha teor humorístico para participar do concurso.

O Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba é promovido anualmente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e Biblioteca Municipal.

O microconto apresentado pelo professor Carlos Cavalheiro foi o seguinte:

Bienal

Amigos se encontram:

– O que achou da Bienal do Livro?

– Muito boa; pena que não teve o ano passado.

– Pior… Pelo que ouvi, também não terá o ano que vem.

– Que falta de organização, hein?

Essa é a segunda vez que Carlos Carvalho Cavalheiro vence o Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba. Em 2019 ele ficou em 2º lugar nessa disputa. Por outras duas vezes teve seu microconto selecionado, mas não obteve a classificação entre os três primeiros, figurando apenas no livro que é publicado como resultado da seleção dos melhores trabalhos enviados para o concurso.

Voltar

Facebook

         




4° Concurso Literário da FLAUS 2024

A inscrição é gratuita e se encerra no dia 05 de agosto

Logo da FLAUS
Logo da FLAUS

EDITAL 4° CONCURSO LITERÁRIO DA FLAUS 2024

  1. IDEALIZAÇÃO

    1.1 A Feira do Livro e Autores Sorocabanos (FLAUS), idealizada pelo escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, acontece desde 2017, por iniciativa de escritores de Sorocaba e região, com o objetivo de dar a oportunidade aos escritores sorocabanos e da região de mostrarem seu
    trabalho para a população.

    1.2 A FLAUS encontra-se em sua 8a edição, e como nas edições anteriores é promovida pelo Grupo Autores de Sorocaba com apoio e parceria de instituições públicas e privadas.

    1.3 O Concurso Literário da FLAUS foi idealizado pela escritora Juliete Vasconcelos, cuja iniciativa foi apoiada pela escritora Cintia Laud, que juntas realizaram a 1a edição em 2021.

    1.4 O Concurso Literário da FLAUS encontra-se em sua 4a edição sob a organização de Juliete Vasconcelos.

  2. OBJETIVO

    2.1 Promover e valorizar a literatura de Sorocaba e região, assim como os seus variados gêneros e profissionais da escrita.

    2.2 Incentivar a produção de narrativa curta – contos e microcontos, crônicas, poemas e poesias –, de forma a destacar o potencial que há em Sorocaba e região de gerar grandes escritores e
    obras de alta qualidade.

    2.3 Mobilizar e reunir profissionais da literatura de Sorocaba e região, com a finalidade de incitar união e parceria artístico-literária.

  1. PARTICIPAÇÃO

    3.1 É obrigatório ter 18 anos ou mais.

    3.2 Residir e/ou ser natural da Região Metropolitana de Sorocaba (Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê, Itapetininga, Alumínio, Araçariguama, Ibiúna,
    Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim).

    3.3 O texto não precisa ser inédito.

    3.4 O participante só poderá inscrever o que for de sua própria autoria. Não será aceito coautoria.

    3.5 O gênero e tema do texto é de livre escolha do participante.

    3.6 O autor não perderá em qualquer momento os direitos sobre o próprio texto, podendo utilizá-lo para outros fins caso queira.

  2. INSCRIÇÃO

    4.1 A inscrição é gratuita e poderá ser feita de 05 de julho até 05 de agosto de 2024.

    4.2 A inscrição se dará apenas via formulário: https://forms.gle/LV9hA8xBBsMstYBG9

    4.3 Cada participante poderá concorrer em até 3 categorias, podendo enviar no máximo um texto para cada uma delas.

    4.3.1 O autor deverá fazer uma única inscrição, sendo possível o envio de até 3 textos.

    4.4 Os textos deverão ser enviados em documento de Word na seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12, justificado, em espaçamento simples. Contos e crônicas poderão conter no máximo 7.500 mil caracteres (aproximadamente 4 páginas); microcontos no máximo 600 caracteres; poemas e poesias no máximo 1800 caracteres.

    4.4.1 Textos em PDF ou enviados em outros formatos que não o especificado no item 4.4 serão desclassificados.

4.5 Não serão considerados os textos recebidos após a data limite.
4.6 Não serão aceitas alterações nos textos após o recebimento,
independentemente de ser pré-selecionado ou não.

  1. 7 Não serão aceitos textos enviados por outros meios, como WhatsApp ou e-mail; serão avaliados apenas os textos submetidos via formulário de inscrição.
  2. SELEÇÃO

    5.1 Todos os textos recebidos serão lidos e avaliados até dia 15 de agosto de 2024.

    5.2 Os principais critérios a serem analisados são: originalidade, criatividade, estrutura, técnica narrativa, relevância dos temas, desenvolvimento da ação, entre outros.

    5.3 Serão selecionados até três textos, que juntamente dos textos selecionados nas edições anteriores do presente concurso literário, irão compor uma coletânea a ser publicada pela Mandrágora Editora Ltda., CNPJ: 88.687.975/0001-80, e a ser lançada durante a FLAUS.

  3. RESULTADO

    6.1 Os autores e respectivos textos selecionados serão divulgados nas redes sociais da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos) dia 17 de agosto de 2024.

    6.2 A colocação dos vencedores (1o, 2o e 3o lugares) será anunciada durante a FLAUS, que irá ocorrer no mês de dezembro. Dia e horário a ser informado posteriormente à publicação deste edital.

    6.3 Os autores selecionados serão contatados por e-mail e WhatsApp, onde serão informados da data e horário para o recebimento do prêmio e lançamento da coletânea, podendo assim confirmar presença ou indicar um representante caso não tenha disponibilidade para comparecer ao evento.

    6.4 Data, horário e local do feira a ser informado posteriormente à publicação deste edital, podendo ser no Sesc Sorocaba ou ainda na Praça Coronel Fernando Prestes, localizada no Centro de Sorocaba.

  1. PREMIAÇÃO

    7.1 Um troféu para os três melhores textos, sendo para o 1o, 2o e 3o lugares que será entregue durante a FLAUS.

    7.2 Um exemplar da coletânea publicada que será entregue no lançamento do livro durante a FLAUS.

    7.3 Em caso de não comparecimento do autor ou representante deste, será combinado posteriormente ao encerramento da FLAUS o envio do troféu e exemplar via Correios, sendo o pagamento do frete responsabilidade do ganhador a ser pago antecipadamente por PIX.

  2. COMISSÃO ORGANIZADORA

    8.1 Composta por 1 curadora e 5 avaliadores. Todos, incluindo os avaliadores, são envolvidos com literatura: escritores, pedagogos, educadores sociais, membros de academias de letras, graduados em letras, editoras, filósofos, bookstagramers, entre outros profissionais da área; e voluntariamente doaram seu tempo e talento em prol da causa social desse prêmio.

  3. APOIO E PATROCÍNIO

    9.1 Todo patrocínio e/ou apoio oferecido deverá ser feito através de parcerias, doações ou prestações de serviços que beneficie o processo do prêmio.

  4. DISPOSIÇÕES GERAIS

    10.1 O texto que contiver elementos discriminatórios em relação à raça, cor, crença, religião, ideologia política, orientação sexual e gênero será desclassificado.

    10.2 A FLAUS não se responsabiliza por inscrições incompletas ou parciais em virtude de questões técnicas referente ao formulário do candidato.

    10.3 Ao se inscrever, o(a) autor(a) concorda com a divulgação do seu nome e obra, conforme Termo de Cessão de Direitos Autorais, que será solicitado somente ao autor dos textos classificados.

    10.4 As inscrições que não obedecerem a esses parâmetros serão invalidadas.

    10.5 A legalidade do texto literário é de total responsabilidade do(a) candidato(a). Dessa forma, o participante responderá por qualquer processo judicial movido contra a instituição organizadora que acuse desacordo com a Lei dos Direitos Autorais.

    10.6 Informações complementares poderão ser obtidas através do e-mail: concursoflaus@gmail.com

    10.7 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Prêmio.

  1. CONCORDÂNCIA AO REGULAMENTO

    11.1 Ao se inscrever, o(a) participante manifesta plena concordância com o presente regulamento cujo descumprimento enseja a desclassificação.

Feira do Livro e Autores Sorocabanos (FLAUS),
04 de julho de 2024.

Voltar

Facebook