O evento acontecerá na Casa Kennedy, dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h
No dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Casa Kennedy, acontecerá a 1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’.
A abertura oficial se dará às 10h e a entrada é franca.
A Casa Kennedy está sediada na Rua Prudente de Morais, 716 – Centro – Itapetininga (SP)
Em todo o espaço da casa Kennedy, os escritores serão distribuídos os escritores em acomodações com mesas e cadeiras, como se fossem stands, local onde todos ficarão livres para comercializar suas obras, fazer explicações sobre o livro a pequenos grupos que por ali passarem e, até mesmo, reflexões a respeito dessas obras.
Será franqueado levar banners, material fotográfico, livros etc.
A Programação contará com Exposição de Letras e Bordados, apresentação de Arte de Rua, Apresentação Hip Hop e… muito mais!
A Casa Kennedy solicita que o evento seja divulgado ao máximo, contando com a presença de amigos e familiares para prestigiar este evento de relevante importância cultural.
Sesi Sorocaba recebe a exposição fotográfica inédita ‘Cartunistas’ de Paulo Vitale
Temporada da exposição vai de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, com visitação gratuita.
Dentre os retratados estão Mauricio de Sousa, Ziraldo, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli, Laerte, entre outros.
O Foyer do Sesi Sorocaba exibirá a mostra fotográfica ‘Cartunistas’ de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h.
A exposição é um projeto inédito composta por retratos de 120 desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo características e estilo dos retratados.
Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem no cérebro das pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana.
Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa; Ziraldo; Paulo Caruso; Jaguar; Angeli; Laerte; entre outros.
Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo proposto para que ele pudesse receber a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo.
Como a grande maioria dos(as) cartunistas olhavam diretamente para a lente do fotógrafo, agora na exposição o fotógrafo desaparece e cada retratado estará olhando nos olhos de cada espectador, criando uma conexão mais enfática entre público e cartunistas.
Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor.
Cursou História, na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais.
Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras.
Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo.
Editor de fotografia das revistas VEJA e ÉPOCA, e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Paulo, e já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.
Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô.
Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1.
Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão.
A exposição ‘Cartunistas’ faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos.
Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.
Serviço da exposição:
Temporada: 26 de abril a 29 de setembro de 2024 Horários: de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h Local: Foyer Centro Cultural Sesi Sorocaba – Rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência Para agendamento de escolas e grupos deve-se enviar e-mail para: cacsorocaba@sesisp.org.br
Horário visitação direta:
Horários: de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h.
Foyer do Centro Cultural Sesi Sorocaba recebe a exposição fotográfica inédita ‘Cartunistas’ de Paulo Vitale
Temporada da exposição vai de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, com visitação gratuita. Dentre os retratados estão Mauricio de Sousa, Ziraldo, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli, Laerte, entre outros
O Foyer do Sesi Sorocaba exibirá a mostra fotográfica ‘Cartunistas’ de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h.
A exposição é um projeto inédito composta por retratos de 120 desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo características e estilo dos retratados. Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem no cérebro das pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa; Ziraldo; Paulo Caruso; Jaguar; Angeli; Laerte; entre outros.
Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo proposto para que ele pudesse receber a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo. Como a grande maioria dos(as) cartunistas olhavam diretamente para a lente do fotógrafo, agora na exposição o fotógrafo desaparece e cada retratado estará olhando nos olhos de cada espectador, criando uma conexão mais enfática entre público e cartunistas.
Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História, na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo. Editor de fotografia das revistas VEJA e ÉPOCA, e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Paulo, e já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.
Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão.
A exposição ‘Cartunistas’ faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO:
Temporada: 26 de abril a 29 de setembro de 2024
Horários: de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h
Local: Foyer Centro Cultural Sesi Sorocaba – Rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independência
Salão ABCclick abre espaço para novos talentos: estudantes
Mostre seu talento e concorra a prêmios e à oportunidade de ter seu trabalho exposto!
O 11º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick está com inscrições abertas para a categoria Estudantes, uma novidade nesta edição. O tema do concurso é Livre, permitindo que os participantes explorem sua criatividade e expressividade sem limites.
Envie até 4 fotos em preto e branco com no mínimo 3000 pixels (em seu lado maior) e concorra a:
Medalhas de Ouro, Prata e Bronze
Exposição das fotos premiadas e selecionadas
Catálogo digital com todas as fotos aceitas
Para participar da categoria Estudantes:
Ser estudante de nível médio ou superior
Preencher o formulário de inscrição online
Enviar as fotos em formato JPG – sRGB
As inscrições para a categoria Estudantes e para as demais categorias (Fotógrafos em Geral e Sócios ABCclick) estão abertas até o dia 1º de maio de 2024.
Com curadoria de Marconi Drummond a mostra chega ao Sesc Sorocaba e ficará disponível para visitação até 28/4/2024
O título da exposição é baseado nas palavras criação, crianças e cria – significados conectados à criatividade e como sinônimo de filhote.
Seu propósito é permitir que o público, principalmente as crianças, tenham experiências interativas e sensoriais por meio de obras concebidas especialmente para essa exposição.
A mostra conta com artistas que operam, nas suas criações, questões e experiências passíveis de serem articuladas e partilhadas com o público infantil, reunindo esculturas sonoras, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte e intervenções gráficas, invenções dos artistas Bruno Rios, Cao Guimarães, Cássia Macieira, Guilherme Mansur, Guto Lacaz, O Grivo, Origem (Patrícia Sabino e Maurício Lima), Regina Silveira, Stela Barbieri, Warja Lavater, além dos fotógrafos José Medeiros, Otto Stupakoff e Thomaz Farkas.
Segundo o curador, diferente da maior parte dos adultos, que imagina a ideia da arte intocável e até mesmo inacessível, as crianças são movidas pela curiosidade e pela capacidade investigativa, livres de prejulgamentos. Todos os componentes da cadeia expositiva – o mobiliário, a sinalização, as peças gráficas, o projeto educativo e os dispositivos de acessibilidade –, estarão alinhados com a proposta da curadoria e do público-alvo: as crianças.
A exposição ficará disponível até dia 28/4/2024. Os horários de visitação acontecem de terças a sextas, das 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Classificação livre. Grátis.
Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de São Paulo a produzir vídeos com celulares
Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação
Acontece em São Paulo, até 02 de outubro, o projeto Cultura Videomaker, idealizado pela Numen Produtora, com patrocínio da BP Bunge Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A proposta é capacitar 90 jovens de baixa renda para a produção de vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição.
O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, realizada pela Rede Conhecimento Social em parceria com o IBOPE Inteligência, que ouviu 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, em 2019, e evidenciou o quanto a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.
Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual, promover a inclusão digital, melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral, além de ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. A programação do projeto inclui a realização de palestras, oficinas de audiovisual e um evento de encerramento, com a exibição de vídeos documentários produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.
Na etapa São Paulo, iniciada em 15 de agosto, o projeto é direcionado a jovens atendidos por instituições parceiras, como Associação Helen Drexel, Centro de Assistência Social e Formação Profissional (Ciap – São Patrício) e Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA).
Até o final do ano, o Cultura Videomaker deve passar também pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP) e Pedro Afonso (TO), oferecendo a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos.
“Não há dúvidas de que a internet e os canais digitais democratizaram a forma como as pessoas consomem e produzem conteúdo. Ter domínio sobre este tema e entender as oportunidades que ele pode gerar no futuro é algo que pode fazer toda a diferença. A decisão de apoiar o projeto se deu justamente por considerá-lo como um excelente começo para que os jovens se desenvolvam na cultura audiovisual digital, garantindo assim diferenciais significativos para o seu desenvolvimento e qualificação profissional”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
Programação Cultura Videomaker
São Paulo: de 15 de agosto a 02 de outubro
Palestra “A Produção no Audiovisual
A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que aconteceu no dia 15 de agosto, nas dependências do NAIA e CIAP São Patrício. A ideia foi de introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas.
Como: exibição de vídeos produzidos pelos alunos do curso e setlist de DJ.
Sobre a BP Bunge Bioenergia
A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e Bunge, está entre as maiores empresas do setor sucroenergético do País. A companhia também é destaque em bioenergia (etanol e bioeletricidade), atua na transição energética com fontes mais limpas e renováveis e alimenta o mundo com o açúcar brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Com mais de 8,5 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada na sua visão de ser referência mundial em energia sustentável. Para mais informações, visite o site da empresa clicando aqui.
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.