Bacamarteiros

Bruno Alves Feitosa

A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026

A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026
A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026 – Foto por Bruno Alves Feitosa e Diógenes José Vicente

No dia 11 de janeiro de 2026 no Paúl em Moreno foi realizada a primeira reunião do Grupo Cultural Águia Nordestina de Bacamarteiros de Moreno PE, sob a gestão do presidente Reginaldo Alfredo, no extraordinário santuário de natureza, memória, arte e tradição, com apoio da República Alternativa Cultural sob a gestão do jornalista Bruno Feitosa.

No encontro foram abordados os temas relacionados aos trabalhos, encontros e eventos que serão concretizados durante o ano 2026 em prol da preservação do acervo histórico da cultura do bacamarte.

A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026 - Foto por Bruno Alves Feitosa e Diógenes José Vicente
A primeira reunião dos Bacamarteiros em 2026 – Foto por Bruno Alves Feitosa e Diógenes José Vicente

Na sequência da reunião houve um momento sagrado de reflexão cultural com a excelente culinária nordestina e as canções da cultura imaterial como o forró de raiz.

É o início de um marco da trajetória do ano 2026.

Saiba mais sobre os bacamarteiros: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacamarteiro

Logo do Grupo Cultural Águia Nordestina de Bacamarteiros de Moreno

Bruno Alves Feitosa
Correspondente do Jornal Cultural ROL pela cidade de Teresina (PI)

Voltar

Facebook




1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’

O evento acontecerá na Casa Kennedy, dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h

Cartaz da 1ª Feira Literária 'Nhô Bentico' e 'Teddy Vieira'
Cartaz da 1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’

No dia 9 de novembro de 2024, das 10h às 19h, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Casa Kennedy, acontecerá a 1ª Feira Literária ‘Nhô Bentico’ e ‘Teddy Vieira’.

A abertura oficial se dará às 10h e a entrada é franca.

A Casa Kennedy está sediada na Rua Prudente de Morais, 716 – Centro – Itapetininga (SP)

Em todo o espaço da casa Kennedy, os escritores serão distribuídos os escritores em acomodações com mesas e cadeiras, como se fossem stands, local onde todos ficarão livres para comercializar suas obras, fazer explicações sobre o livro a pequenos grupos que por ali passarem e, até mesmo, reflexões a respeito dessas obras.

Será franqueado levar banners, material fotográfico, livros etc.

A Programação contará com Exposição de Letras e Bordados, apresentação de Arte de Rua, Apresentação Hip Hop e… muito mais!

A Casa Kennedy solicita que o evento seja divulgado ao máximo, contando com a presença de amigos e familiares para prestigiar este evento de relevante importância cultural.

Programação

Voltar

Facebook




Exposição Nhe’ẽ Porã

Exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação chega ao Museu Paraense Emílio Goeldi

Exposição Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação

Mostra sobre as línguas indígenas do Brasil realizada pelo Museu da Língua Portuguesa terá novidades na passagem por Belém, como a exibição do Manto Tupinambá, de Glicéria Tupinambá

O patrocínio do Instituto Cultural Vale vai possibilitar a itinerância da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A primeira parada da mostra é o Museu Paraense Emílio Goeldi, onde ficará de 6 de fevereiro a 28 de julho de 2024, com uma novidade importante: o Manto Tupinambá, de Glicéria Tupinambá, fica em exposição junto com a mostra antes de embarcar para o pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza.

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que tem curadoria de Daiara Tukano e aborda as línguas dos povos originários do Brasil, foi realizada na sede do Museu da Língua Portuguesa de outubro de 2022 a abril de 2023.

O patrocínio do Instituto Cultural Vale à itinerância é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Com correalização do Museu Paraense Emílio Goeldi/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), conta ainda com os parceiros: Instituto Socioambiental, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Museu do Índio da FUNAI.

A realização é do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo.

O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale e da John Deere Brasil; com apoio do Itaú Unibanco e do Grupo Ultra.

Conta ainda com as empresas parceiras: Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis.

Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia.

A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu.

A reconstrução do Museu e a Temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/