Prêmio Caminhos da Literatura 

Criado pelo escritor e gestor cultural Henrique Rodrigues, o prêmio busca identificar, publicar e promover novas vozes literárias no Brasil

Prêmio Caminhos da Literatura
Prêmio Caminhos da Literatura

Prêmio Caminhos da Literatura representa uma iniciativa inovadora e inspiradora no cenário literário brasileiro. Criado pelo escritor e gestor cultural Henrique Rodrigues, o prêmio busca identificar, publicar e promover novas vozes literárias no Brasil. Com um foco especial em romances inéditos de autores estreantes, o prêmio oferece uma oportunidade única para novos talentos que ainda não tiveram a chance de publicar suas obras.

A editora Dublinense, conhecida por sua dedicação à ficção e não ficção literárias, é a responsável pela publicação da obra vencedora. Além disso, o autor ou autora premiado(a) receberá um adiantamento de direitos autorais de R$ 5.000,00 e uma tutoria sobre o mercado editorial do próprio Henrique Rodrigues. Este prêmio não apenas reconhece o talento e a originalidade, mas também oferece um suporte substancial para o desenvolvimento da carreira literária do vencedor.

Prêmio Caminhos da Literatura é aberto a autores brasileiros residentes ou estrangeiros residentes no país, maiores de 18 anos, que nunca tenham publicado um romance. As inscrições para a primeira edição ocorrem entre 22 de julho e 21 de agosto de 2024, com o resultado sendo divulgado em outubro do mesmo ano e o lançamento da obra previsto para o primeiro semestre de 2025.

Henrique Rodrigues, o curador do prêmio, é uma figura proeminente na literatura brasileira, com uma trajetória rica e diversificada que inclui a coordenação de projetos de incentivo à leitura e a experiência como professor de literatura. Sua visão para o Prêmio Caminhos da Literatura é clara: abrir caminhos para que novos escritores recebam um tratamento profissional na cena literária brasileira.

O prêmio também surge como uma resposta ao cerceamento da liberdade literária, um problema cada vez mais presente no Brasil e no mundo. Henrique Rodrigues enfatiza a importância da educação para a leitura como meio de combater a censura e promover a diversidade cultural e a pluralidade de vozes na literatura nacional. Para aqueles que não sabem, ele foi demitido do Sesc Nacional por ter se recusado a impedir, na última Flip, a leitura do romance vencedor do Prêmio Sesc do ano passado, a obra escrita por Airton Souza, ‘Outono de Carne Estranha’.

Em resumo, o Prêmio Caminhos da Literatura é mais do que um concurso; é um movimento que celebra a literatura e a liberdade de expressão, incentivando a descoberta e o crescimento de novos autores no Brasil. É uma porta aberta para aqueles que sonham em compartilhar suas histórias e contribuir para o rico mosaico da literatura brasileira.

SERVIÇO:

1º Prêmio Caminhos de Literatura

Inscrições: 22/07 a 21/08

Divulgação Resultado: 24/10

Site: www.premiocaminhos.com.br

Para conferir o Edital Clique aqui

Voltar

Facebook