Concurso de Microcontos de Humor
Carlos Carvalho Cavalheiro vence o Concurso de Microcontos de Humor. Premiação ocorreu neste final de semana
O professor, historiador, poeta e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 1º Lugar no 14º Prêmio Microcontos de Humor, certame que integra a programação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos eventos de maior destaque na cena do humor.
Surgido em 1974, em plena ditadura civil-militar, o Salão de Humor tem se pautado como uma reflexão sobre as questões sociais e políticas do mundo. Composto de diversas categorias como charges, cartuns, caricaturas, tiras, HQ, entre outras, o Salão de Humor tem estendido sua atuação para abarcar outras formas de manifestação do humor como é o caso da escultura e, também, do microconto de humor.
O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A 51ª edição integra a programação que celebra os 257 anos de Piracicaba.
Além das paralelas, o Salão de Humor deste ano traz de volta ao Engenho Central o famoso Mural do Canecão, feito pelo Ziraldo. A reinauguração do mural, restaurado, será no sábado, 31/08, no Armazém 9 do Engenho Central. Trata-se de um painel de lona, de 28 metros de largura e 4 metros de altura.
A cerimônia de premiação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba ocorreu no último sábado, dia 31 de agosto, no Armazém 14 do Engenho Central. Além da mostra principal, ocorreu também a inauguração da exposição dos trabalhos infantis do 22º Salãozinho de Humor.
O evento também se dedicou a destacar o papel das mulheres no humorismo. A mostra principal conta com 453 trabalhos, produzidos por 229 artistas, de 23 países. São 135 trabalhos a mais que a 50º edição, em 2023, que teve 318. São 97 caricaturas, 92 cartuns, 56 charges, 88 tiras, 30 da categoria Temático – Saúde, 48 do Temático Mulher, 16 esculturas e 26 obras do Prêmio Arcor Direto da Infância. A programação ainda contemplou música com o grupo piracicabano Choro de Saia, stand up comedy com a comediante sorocabana Cris Paiva e homenagens como para a artista Ciça Alves Pinto, uma das idealizadoras do Salão.
Carlos Carvalho Cavalheiro, professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, residente em Sorocaba, recebeu o Troféu de 1º Lugar do Concurso de Microcontos de Humor na mesma cerimônia. Cada participante pôde inscrever um microconto de até 280 caracteres que contenha teor humorístico para participar do concurso.
O Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba é promovido anualmente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e Biblioteca Municipal.
O microconto apresentado pelo professor Carlos Cavalheiro foi o seguinte:
Bienal
Amigos se encontram:
– O que achou da Bienal do Livro?
– Muito boa; pena que não teve o ano passado.
– Pior… Pelo que ouvi, também não terá o ano que vem.
– Que falta de organização, hein?
Essa é a segunda vez que Carlos Carvalho Cavalheiro vence o Concurso de Microcontos de Humor de Piracicaba. Em 2019 ele ficou em 2º lugar nessa disputa. Por outras duas vezes teve seu microconto selecionado, mas não obteve a classificação entre os três primeiros, figurando apenas no livro que é publicado como resultado da seleção dos melhores trabalhos enviados para o concurso.