Comenda Defensor do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro

A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha

Logo da FEBACLA
Logo da FEBACLA
Comenda Defensor do Patrimônio Histórico e cultural Brasileiro
Comenda Defensor do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro

O Presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, estabeleceu na data de 25/04/2018 a criação da COMENDA DEFENSOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO.

A COMENDA DEFENSOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO será concedida a instituições e personalidades de todo Brasil, que se destacaram ao longo dos anos, na proteção, preservação e valorização do patrimônio cultural do país, seja material ou imaterial. Esta defesa pode ocorrer em diversos âmbitos mediante políticas públicas, iniciativas de preservação, pesquisa, educação e difusão do conhecimento sobre a cultura brasileira.

A expressão Patrimônio Histórico e Cultural tem a ver com tudo aquilo produzido, material ou imaterial, pela cultura de cada sociedade. Isso devido à importância cultural e científica de cada lugar, sendo o principal objetivo, preservar as riquezas naturais de todas as comunidades, para as pessoas presentes e as que ainda virão. Afinal, os Patrimônios Históricos alimentam e fomentam as culturas dos diversos povos.

Os bens que são considerados Patrimônios Históricos Culturais são: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos, em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, e outros representantes das inúmeras culturas existentes ou que já existiram no mundo.

A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha.

A Solenidade de outorga será realizada na seguinte data:

Dia 28 de junho (sábado) às 16h (Horário de Brasília), evento virtual na plataforma Google Meet e Transmissão ao vivo pela TV CHANNEL NETWORK.

Solicite o edital

Voltar

Facebook