Resiliência

José Antonio Torres: ‘Resiliência’

José Antonio Torres
José Antonio Torres
Imagem criada por IA da Meta – 27 de agosto de 2025, às 15:13 PM

A vida não é feita apenas de belos jardins, com flores formosas e perfumadas. Durante boa parte dela, temos que atravessar desertos, escalar montanhas íngremes e nadar com braçadas vigorosas para vencer as distâncias, os obstáculos e a correnteza contrária – que representam os nossos problemas e as nossas dificuldades – para alcançarmos os objetivos desejados.

Todo esse esforço não significa que serão sempre alcançados. É exatamente nesses momentos que precisamos redobrar nossas forças e determinação para recomeçar. É necessário que estejamos sempre determinados a caminhar e lutar para conseguir vencê-los. Não fomos criados para ficarmos estagnados. A vida é extremamente dinâmica, e quem se detém na caminhada e sucumbe às dificuldades, se perde em si.

A experiência adquirida e os obstáculos transpostos nos fortalecem. Essa força e essa determinação precisam ser empregadas sem qualquer esmorecimento. Que a resiliência seja a nossa catapulta diante das adversidades.

Ouviremos, ao longo da vida, palavras de desestímulo e, não raras vezes, nos momentos em que estamos mais fragilizados.

Diante das dificuldades, existem pessoas que poderão agir de formas diferentes. Haverá aqueles que se sentem derrotados, imersos em suas fraquezas e desânimo, e querem companhia para não se sentirem frustrados e derrotados solitariamente, e tentarão arrastar outros para naufragarem juntos. Haverá,
também, aqueles que alcançaram algum sucesso, mas que não querem assistir ao triunfo de outras pessoas que possam igualá-los ou mesmo superá-los. Esses são mesquinhos e sem um mínimo de fraternidade e respeito.

Por outro lado, existem os que lutam diariamente contra os medos, as incertezas, a insegurança e não se deixam contaminar nem abater diante de palavras negativas proferidas, para desistirem de caminhar, progredir e que pereçam estagnados na mediocridade de seus detratores. Esses são os vencedores!

Assim sendo, sejamos fortes e determinados a despeito de todas as contrariedades. Isso poderá incomodar os fracos, apáticos e mesquinhos, mas, por outro lado, poderá servir de exemplo e estímulo àqueles que querem reagir e não encontram ânimo. E para os mesquinhos e derrotistas, em vez de nos abalarmos com suas palavras infelizes e maledicentes, vamos demonstrar e transmitir-lhes ânimo e incentivo para mudarem a sua faixa vibratória e saírem do lamaçal existencial e das trevas em que vivem.

José Antonio Torres

Voltar

Facebook