Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que inspiram

Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que inspiram conquista o Brasil e Portugal e celebra artistas que transformam a cultura com sensibilidade e poesia

Logo do Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que inspiram
Logo do Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que inspiram

Idealizado por Priscila Mancussi e Leandro Flores, o prêmio ultrapassa fronteiras, valoriza artistas brasileiros e portugueses e será celebrado em homenagem especial na Câmara Municipal de Sorocaba

O Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que Inspiram vem se consolidando como uma das mais importantes iniciativas culturais do país, unindo artistas, escritores e agentes culturais em torno da arte, da poesia e da empatia. Criado por Priscila Mancussi e Leandro Flores, o prêmio integra o Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba e nasceu com o propósito de reconhecer e celebrar vozes que inspiram, que cultivam a beleza da arte e que transformam o mundo pela sensibilidade.

A repercussão desta edição foi extraordinária. O prêmio ganhou visibilidade nacional, alcançando artistas de diversas regiões do Brasil e, pela primeira vez, e também de Portugal — uma prova de que a arte cultivista rompe fronteiras e fala uma língua universal: a da alma humana.

Entre os artistas premiados estão Aline dos Santos (Sorocaba/SP), Alexandre Carneiro Lima (Votorantim/SP), Altamir Costa (Maricá/RJ), Arthur Souto (Santo André/SP), Augusto Vicenzio (São Bento do Sapucaí/SP), Carina Gameiro (Araçoiaba da Serra/SP), Carlos Carvalho Cavalheiro (Sorocaba/SP), Cris Vaccarezza (Feira de Santana/BA), Dalila Nascimento (São Paulo/SP), Danilo José de Lima (Sorocaba/SP), Daniel Soares Filho (Rio de Janeiro/RJ), Débora Domingues (Sorocaba/SP), Débora Tauane (Alagoinhas/BA), Djalma Moraes (Santos/SP), Don Policarpo (São Paulo/SP), Elaine Perez (Sorocaba/SP), Eric Silva (São Paulo/SP), Fábio Alves (São Paulo/SP), José Antonio Torres (Belford Roxo/RJ), José Feliciano Delfino Filho (Zezo) (Sorocaba/SP), José Rui Camargo (Taubaté/SP), Josemir Lemos (São Caetano do Sul/SP), Lana Coelho (Magalhães de Almeida/MA), Leonardo Andreh (São Paulo/SP), Leandro Flores (São Paulo/SP), Luana Barreto (Lisboa/Portugal), Luiz Roberto Nascimento (São Paulo/SP), Marcela Oseas Ferreira (São José/SC), Mari Santos (Queimada Nova/PI), Mayara Lopes (Santos/SP), Patrícia Oliveira (Cordeiros/BA), Patrícia Roberta Xavier (Afogados da Ingazeira/PE), Paulo Brito (Candeias/BA), Paulo Medrado (Vitória da Conquista/BA), Renata Barcellos (Rio de Janeiro/RJ), Ricardo Oliveira (São José/SC), Ricco (São Paulo/SP), Rivalde Silva (Sorocaba/SP), Samantha Schepanski (Sarandi/RS), Sandra Stabile de Queiroz (Salvador/BA), Shirley Ferro – Poetisa da Luz (São Paulo/SP), Su Canfora (Mogi das Cruzes/SP), Vânia Moreira (Sorocaba/SP) e Yago Tadeu Scorsetti (Eldorado/SP).

Cada nome representa uma semente cultivada em solo fértil de arte e sensibilidade. São poetas, escritores, músicos e artistas visuais que, por meio de suas obras, inspiram o público e transformam a realidade ao seu redor.

A liderança de Priscila Mancussi, escritora, professora e poeta sorocabana, ao lado de Leandro Flores, idealizador do Movimento Cultivista Brasileiro, tem sido essencial para o crescimento e o fortalecimento dessa rede de afeto e cultura. Ambos acreditam que a arte é um caminho de resistência, empatia e união — valores que sustentam o espírito cultivista desde sua origem.

Como gesto de reconhecimento público, os premiados receberão uma homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba, concedida pelo nobre vereador Fábio Simoa, grande incentivador das expressões artísticas e da valorização da cultura local. Sua postura sensível e seu apoio aos artistas reforçam a importância do diálogo entre o poder público e os agentes culturais da cidade, fortalecendo a cena literária e poética de Sorocaba.

A repercussão do prêmio também ecoou em espaços de difusão cultural, como o podcast “todapoesiavaniamoreira”, apresentado por Vânia Moreira, integrante do Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba. No programa, diversos premiados compartilharam suas histórias e reflexões sobre a importância do reconhecimento, fortalecendo o elo entre a arte e a comunidade.

Mais do que uma cerimônia, o Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que inspiram é um manifesto poético que reafirma a necessidade de cultivar empatia, humanidade e beleza em tempos de pressa e distanciamento. Sob o olhar inspirador de Priscila Mancussi e Leandro Flores, o movimento segue florescendo, fazendo da poesia uma ponte entre corações e territórios.

Serviço

Prêmio Cultivista Sorocaba – Vozes que Inspiram

Idealização: Priscila Mancussi e Leandro Flores

Realização: Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba

Homenagem especial: Vereador Fábio Simoa – Câmara Municipal de Sorocaba

Participações especiais:
Podcast ‘todapoesiavaniamoreira’ com Vânia Moreira

Contato para imprensa:
movimentocultivista@gmail.com

Redes sociais: @movcafecompoemas.sorocaba | @priscilamancussi | @leandroflorespoeta


Voltar

Facebook