Fluxo e refluxo do mar

Lina Veira: Crônica ‘Fluxo e refluxo do mar’

Lina Veira
Lina Veira
Foto tirada pela autora com a própria câmara
Foto tirada pela autora com a própria câmara

Saint-Exupéry, escreveu: “A verdadeira vida é intermitente”. Logo, nossas emoções e relacionamentos também são. Sim, pois quando amamos uma pessoa, não amamos o tempo todo, do mesmo modo desde o início, da mesma forma interrupta. Isso é impossível. E é exatamente neste movimento intermitente da vida, dos fluxos e refluxos de nossa existência, dos sentimentos e sensações que relações estão se perdendo e afundando na beira do mar. Tudo na vida tem fluxo e refluxo, um voltar a atrás, “um por que não?”

Jesus perdoou a tantos para recomeçarem.

 Como a maré a vida tem cheias  e vazantes. Nada é constante o tempo todo.

Tem coisa mais linda que as  ondas do mar quebrando na areia da praia tentando alcançar algo? Retornando confiante com  a mesma força, num vai e volta contínuo.

Confiamos tão pouco no fluxo e refluxo de tudo em nossa vida, seja no sentimento de um amor, de uma amizade, de nós mesmos. Quantas vezes foi preciso retornar, responder, ficar um pouco mais?

Quantas vezes tivemos medo de voltar?

Assim como o mar, vivemos ciclos: temos medo da vazante, da expectativa do silêncio, do vazio deixado entre uma onda e outra, das pausas, do barulho, do devolver e recomeçar. Decidimos nos apoderar do outro reassumindo sinônimos de posse, exigências e enganos,   na busca do conforto que desejamos. Mas só existe conforto e segurança no movimento do fluxo e refluxo da vida, se você enfrentar seu mar, suas ondas…Se você avançar e retornar quando for preciso,  se você entender e respeitar suas vazantes e cheias, seus limites e  ondas intermitentes, cristalinas e secretas, se você ouvir e responder, acolher  e devolver como um presente do mar…

 Que 2026 nos traga muitas possibilidades!

Você pode reviver sim!

Retornar.

Viver o start de uma nova história, o começo de tudo.

Continuar..

Você pode reviver sim!

Retornar.

Viver o start de uma nova história, o começo de tudo.

Lina Veira

Voltar

Facebook