- Jornal Cultural Rol - https://jornalrol.com.br -

Sobre beijo

Lina Veira: Crônica ‘Sobre beijo’

Lina Veira
Lina Veira

Imagem criada por IA do Grok - 09 de fevereiro de 2026, 
às 17:10 PM - https://grok.com/imagine/post/62672479-366d-40a4-aafe-68ab94ea5c29
Imagem criada por IA do Grok – 09 de fevereiro de 2026,
às 17:10 PMhttps://grok.com/imagine/post/62672479-366d-40a4-aafe-68ab94ea5c29

Entre tantos sabores e amores, e digam-se lá,  também traições.     

Quem nunca se decepcionou com um beijo?

Mas o que é o beijo, a não ser tantas emoções e sensações juntas? 

O beijo nos lembra de quem amamos, de amigos que escolhemos para estar ao nosso lado, de quem nos faz bem. Também  recordamos da história de Jesus, traído por Judas com um beijo. Um beijo de amigo, de quem dizia amá-lo  e  escolheu para estar ao seu lado. Um beijo traidor.  Mas por que Jesus se permitiu ser capturado por um beijo? 

Judas não entendeu a mensagem de Jesus, o seu chamado, o significado da palavra amigo. Judas não aproveitou o seu amor e a oportunidade de estar ao lado do mestre, amigo e filho de Deus que lhe amava tanto. Quantos Judas conhecemos? Com quantos JUDAS convivemos?

Assim como Judas, muitas não sabem aproveitar nosso amor, nossa dedicação e escolha. São absolutas demais para entenderem o significado de um sentimento, de uma  amizade, para aprenderem a amar ou acolher a história de alguém. Desprezam oportunidades, conduzem ao fim da relação, ao esquecimento, ao fim… São pessoas movidas pelos seus próprios umbigos  vazios, pelas suas próprias vontades materiais, meios e vantagens, deixando de enxergar o essencial que precisam. 

Assim era Judas, um moço EGOÍSTA, que não via Jesus como seu grande amigo e Salvador. E talvez isso tenha facilitado sua traição. Não sei. Quando percebeu que tinha traído e realmente ele era  seu melhor amigo, ele não se achou digno do perdão e, envergonhado, se matou… E tudo por um beijo.

 O beijo de Judas representa muito bem  a traição suprema disfarçada de amizade ou afeto. Simboliza a hipocrisia, falsidade, infidelidade e o ato de prejudicar alguém íntimo, sendo frequentemente usado para descrever traições políticas, de amizade ou lealdade no cotidiano.

A traição de Cristo. Representa a dissimulação  entre nós (fingir sentimentos), a falsidade e a perfídia.

Beijar  alguém é  uma profunda demonstração de bem querer. 

O beijo de Judas nos demonstra que, mesmo no convívio direto com Jesus, um ambiente ‘perfeito’ não garante bem querer, conversão interna e boas ações.

Judas se afundou na escuridão que ele escolheu  para nos alertar que mesmo o melhor exemplo, a evidência mais convincente, ou os melhores ensinamentos –  não podem, em si e por si mesmos, mudar o coração humano.

Lina Veira

Voltar [3]

Facebook [4]