Verônica Moreira toma posse na ALB Minas

Verônica Moreira representa a Academia Caratinguense de Letras e toma posse como Membro Fundadora da ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira

Posse de Verônica Moreira na ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira
Posse de Verônica Moreira na ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira

A literatura, a arte e a cultura foram celebradas em grande estilo durante a solenidade de instalação e posse da ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira, realizada no Shopping de Manhuaçu. O evento reuniu escritores, artistas, autoridades e amantes da cultura em uma programação que se estendeu por toda a tarde e avançou pela noite, tornando-se um marco para o fortalecimento das letras na região.

Representando a Academia Caratinguense de Letras, a escritora, poeta e produtora executiva de cultura Verônica Moreira tomou posse como Membro Fundadora da ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira, consolidando mais um importante capítulo de sua trajetória em defesa da cultura e da literatura brasileira.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a interpretação do Hino Nacional Brasileiro por Verônica Moreira. Com voz firme, emoção e profundo sentimento de patriotismo, ela conduziu o canto do hino, emocionando o público presente e conferindo ainda mais solenidade ao evento.

Ao lado de Verônica Moreira, também tomaram posse os escritores caratinguenses Karla Dornelas, Marinês e Bruno, fortalecendo a representatividade de Caratinga na nova seccional da ALB e evidenciando a riqueza da produção literária do município.

Ao todo, mais de 40 membros fundadores foram empossados, reunindo escritores, poetas, artistas e agentes culturais comprometidos com a valorização da literatura, da memória e da identidade cultural brasileira.

Outro momento de destaque foi a posse do Comendador Fabrício Santos, que assumiu oficialmente a presidência da ALB Minas – Seccional Zona da Mata Mineira, dando início a uma nova etapa de incentivo às letras, ao intercâmbio cultural e ao fortalecimento das ações literárias na região.

A cerimônia contou ainda com a presença do Presidente da ALB e de diversas autoridades e representantes da sociedade civil. Entre os convidados esteve a Vereadora de Caratinga, Jéssica da Silveira, que prestigiou o evento e reforçou a importância do apoio às iniciativas voltadas para a cultura e a educação.

A programação cultural foi um espetáculo à parte. Durante toda a tarde, o público acompanhou apresentações artísticas de música, dança, teatro e um sarau literário, proporcionando momentos de emoção, reflexão e celebração da arte em suas mais diversas expressões.

Delegada Cultural, Comendadora, palestrante, contadora de histórias e escritora, Verônica Moreira possui uma trajetória reconhecida nacionalmente por sua atuação em prol da valorização da cultura. Entre suas principais obras estão o livro infantil “Vekinha… Vamos Cuidar do Meio Ambiente”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo em 2023, e o livro de poesias “Territórios e Paisagens”, premiado com o segundo lugar no Prêmio Fanzine na categoria Melhor Livro de Poesia e indicado para participação na FLICG, na Bahia.

Verônica Moreira também é Embaixadora da Paz pela OMDDH, membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) e integrante de diversas academias e instituições culturais brasileiras, sendo reconhecida por sua dedicação à literatura, à arte e à formação de leitores.

Encerrando a programação, a noite foi marcada por um clima de confraternização, celebração e afeto. Os participantes registraram o momento com inúmeras fotografias, reencontros, abraços e demonstrações de carinho, simbolizando a união entre escritores, artistas e promotores da cultura. Mais do que uma cerimônia de posse, o encontro representou o fortalecimento de laços, o nascimento de novos projetos e a reafirmação do compromisso coletivo com a promoção da literatura e da cultura brasileira.

Marinês Gonçalves, Verônica Moreira,Arlete Campos, Suely Frias Cunha e Karla Dornelas
Marinês Gonçalves, Verônica Moreira,Arlete Campos, Suely Frias Cunha e Karla Dornelas

Marinês Gonçalves, Verônica Moreira, Jéssica da Silveira e Karla Dornelas

Verônica Moreira, Gabriela Santos, Graziela Sabino e Fábio Santos

Voltar

Facebook