O desabafo

Sandra Albuquerque: Poema ‘O desabafo’

Sandra Albuquerque
Imagem gerada pela IA do Grok – https://grok.com/c/902cfb86-be0e-4cf7-ae5d-08b4c965f493?rid=1df541ab-0c6a-4517-8ffe-63aceb43af6b

Ah, Painho!
Eu, aqui nesta terra de chão vermelho
Descalço, sentindo a quentura que do vapor sobe
Contrastando com esta brisa que levemente soa
E olhando as gaivotas pairando no ar
Após o seu lindo bailado
Desenhando entre as nuvens baixas
Um espetáculo a parte.
Ah, Painho…
Que saudade do tempo da inocência
Da infância com os meus bisavós
Esta paisagem era bem diferente:
Os rios eram mais extensos e volumosos
As árvores eram amontoadas e os verdes se misturavam.
O aroma das flores diversas, porém inconfundíveis.
O homem respeitava a fauna e a flora
Cada um tinha seu habitat intacto.
A mãe Terra era feliz.
Todos os dias o sol vistava os povos e ao crepúsculo, despedia-se, dando lugar a noite que se aproximava, com a chegada, aos poucos da lua e das estrelas.
O plantio e a colheita eram contados pelas luas.
A mulher dava à luz, orientada pelas 9 luas.
Comíamos o que a Mãe Terra nos oferecia através do solo,das matas e das águas dos rios e mares.
Caçávamos e pescávamos, apenas, para a sobrevivência.
À noite acendíamos as fogueiras e dançávamos ao redor delas, até a hora de repousar os nossos corpos nas redes produzidas pelas mulheres de nossas aldeias.
E era através da melodia dos pássaros pela manhã e dos uivos que ouvíamos a noite que fazíamos sons que se transformavam em doces e ricas melodias.
E a tua sabedoria nos dava a noção de criar os instrumentos musicais.
Os contos dos antigos eram o nosso saber.
Era tudo tão perfeito!
De repente, o homem branco chegou e tudo ficou diferente.
A ganância levou as nossas riquezas embora .
Agora é erosão, desmatamento, queimadas e extinção.
Trocaram a pureza pelo efeito estufa: o aquecimento global.
E o tempo agora é o nosso maior inimigo.
Ah, Painho!…
Que saudade que dá !

Sandra Albuquerque

Voltar

Facebook




Como é bom ter você aqui!

Sandra Albuquerque: Poema ‘como é bom ter você aqui!’

Sandra Albuquerque
Sandra Albuquerque
Imagem criada por IA da Meta - 09 de dezembro de 2025, às 10;30 PM
Imagem criada por IA da Meta – 09 de dezembro de 2025, às 10;30 PM

Era primavera
Eu naquela estrada
Tão vazia
Porém florida
Eu podia sentir o aroma das flores
Os pássaros gorjeavam
Um lindo cântico
Que mais parecia
Uma melodia
Orquestrada
Em harmonia
Num acorde principal.
A brisa soava lentamente
Tocava a minha pele
Desalinhada os meus cabelos
E eu continuava a caminhar
Naquela longa estrada
Infinda e sem curvas
E enquanto isto
Um pensamento
Tomava conta do meu
ser
E meu coração
Palpitava mais forte
E eu me perguntava
O que seria aquilo?
Um sentimento
De pura saudade
É porque você
Não estava ali.
Mas quem sabe
Que, com a chegada
Do verão que se aproxima…
Num voo fantástico
Eu lhe espere no aeroporto
Ansiosamente
E dentre a multidão
Entre malas e todas as bagagens
Entre sorrisos e lágrimas
Abraços apertados
De longa saudade
E beijos enamorados
Com os perfumes
Que se misturam
Surge você
E a minha alma suspira
Bem fundo
Como se dissesse:
Como é bom ter você aqui!

Sandra Albuquerque

Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 2025, as 10h30

Voltar

Facebook