Ceniza y Miel

Carlos Javier Jarquín:
Presentación de la novela ‘Ceniza y Miel’, de Tatiana Serrano – A cobertura completa do lançamento literário que uniu a sensibilidade de Julieta Dobles e a força da nova literatura costarriquenha

Logotipo da sedção O Leitor Participa
Tatiana Serrano (izquierda) y Julieta Dobles Yzaguirre, durante la presentación de la novela Ceniza y Miel (Uruk Editores), el pasado lunes 21 de septiembre, en el Museo Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia, en San José, Costa Rica. Foto cortesía de Tatiana Serrano

Na última segunda-feira, 21 de setembro, a partir das 18h, foi apresentado oficialmente o romance Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026), da autora costarriquenha Tatiana Serrano, no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia, em San José.

Durante a apresentação, a comentarista foi a poeta costarriquenha Julieta Dobles Yzaguirre. Em sua intervenção, ela destacou que Ceniza y Miel “merece ser lido com calma e desfrutado com tempo, pois faz as delícias de todo tipo. Com uma capa tão divertida e louca quanto o romance — obra da artista plástica e visual costarriquenha Marcia Salas, que acabou de chegar e está aqui presente —, o livro chama imediatamente a atenção de seus possíveis leitores”.

Ela também expressou sua admiração e comentou:

É surpreendente que sua autora consiga escrever a história da família Patay usando um narrador-testemunha que mal iniciou a adolescência. O garoto Tomás, mais conhecido como Tomasito, cujo sobrenome Patay vem de sua mãe, é filho de uma das filhas do avô. Seu pai foi ausente em sua vida e nunca o reconheceu; então, o avô, no final, se compraz em saber que esse menino tem o sobrenome Patay e vai seguir adiante com a família, embora não tenha sido reconhecido pelo pai… Mas realmente me surpreendeu que uma escritora jovem que publica seu primeiro romance alcance tal grau de experiência vital para o leitor, a ponto de este conseguir se lançar de cabeça na leitura e ler com a avidez com que eu li. Eu o li em pouquíssimos dias. Entre os personagens criados pela autora, plenos de significado, podemos reconhecer alguns protótipos comuns em nossa sociedade, tanto entre os homens quanto entre as mulheres do romance…”.

Tatiana Serrano, muestra la portada de su novela Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026). Foto cortesía de Tatiana Serrano
Tatiana Serrano, muestra la portada de su novela Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026). Foto cortesía de Tatiana Serrano

Prezada Tatiana: Qual é a temática central abordada em Ceniza y Miel e a que público o romance se dirige?
Ceniza y Miel introduz o leitor no universo da família Patay. Este é um clã onde a vida e a morte, os afetos, a memória e os vínculos familiares convivem com naturalidade, ternura, humor e ironia. Através de personagens cativantes, contradições reconhecíveis e um equilíbrio entre humor, ternura e ironia, a obra reflete sobre aquilo que herdamos e sobre as histórias familiares que moldam nossa identidade. Esta é uma história construída ao redor daquilo que herdamos, das pessoas que nos precederam e dos relatos familiares que, de uma maneira ou de outra, terminam formando parte de quem somos.

Ceniza y Miel é direcionado a pessoas que desfrutam de histórias sobre os vínculos, a memória, as famílias e as marcas que as gerações anteriores deixam em cada uma das pessoas que conformam esse grupo social. O romance se conecta especialmente com quem aprecia personagens marcantes, contradições humanas e um humor que acompanha inclusive os momentos difíceis.

Ceniza y Miel é o seu primeiro romance. Que impressões você tem recebido dos seus primeiros leitores e o que significou para você esta estreia no gênero do romance?
Os leitores têm sido muito generosos na recepção do romance. Muitos se aproximaram para comentar que a obra lhes pareceu refrescante, amena e agradável. Um dos aspectos em que a maioria coincide é que se trata de um romance diferente do que está no mercado e das propostas literárias habituais. Comentam que se conectam com a história desde o início e que o final se mostra cativante. Destacam que os personagens permanecem com eles. Existe uma coincidência entre os leitores de que o romance é percebido como natural, crível, contando com verossimilhança e sentido.

Carlos Jarquín con la portada de Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026), Foto: 23 de septiembre de 2026. Cortesía de Carlos Jarquín.

Desde sua apresentação inicial no marco da Feira Internacional do Livro da Costa Rica, Ceniza y Miel chamou a atenção de leitores e meios culturais. O jornal La Nación o incluiu entre as “Cinco joias imperdíveis” da Feira Internacional do Livro, enquanto o Semanario Universidad o destacou entre três romances de mulheres publicados pela Uruk Editores.

Esta estreia no gênero do romance significou uma experiência muito importante para mim, porque Ceniza y Miel é construído a partir de treze relatos interconectados. Cada capítulo se sustenta como um episódio completo, mas a soma das histórias conforma o romance da família Patay; cada capítulo é uma porta para um momento determinado no clã. Gosto de concebê-lo como um prato no qual cada capítulo traz um aroma, um sabor e uma cor particular, mas todos juntos produzem uma explosão de sabores.

Escolhi uma estrutura fragmentada porque as memórias não são lineares. Além disso, um mesmo acontecimento pode se transformar em uma história completamente diferente dependendo de quem o lembre ou o conte. Por isso, a unidade do livro não é cronológica: constrói-se a partir dos personagens, dos vínculos familiares e dos elementos que reaparecem ao longo do romance. Escrever um romance a partir de relatos interconectados foi uma aposta ambiciosa, porque eu queria conservar a intensidade do conto, um gênero que me apaixona por sua precisão, sua contenção e pela escolha muito consciente de cada palavra, e ao mesmo tempo aproveitar as liberdades do romance, que permite construir o efeito com pequenos golpes acumulativos.

No último dia 21 de setembro, você apresentou oficialmente Ceniza y Miel no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia. O que significou para você apresentar seu livro neste museu?
As apresentações de obras sempre são um ápice dentro do processo de publicação que acompanha todo texto. São momentos desfrutados porque se trata de compartilhar com diferentes setores os detalhes da obra, desde o processo criativo até as decisões, seleções e a história da própria história. Apresentar Ceniza y Miel no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia foi, além da apresentação de um livro em um espaço cultural, o encontro de um romance construído ao redor da memória, da família e das marcas do passado com um lugar que também resguarda a memória histórica.

Nessa apresentação, a poeta Julieta Dobles foi a comentarista da sua obra. O que representou para você contar com a voz e a leitura dela no lançamento do seu primeiro romance?

Contar com a voz e a leitura de Julieta Dobles na apresentação de Ceniza y Miel foi uma honra muito especial. Dona Julieta Dobles é uma das vozes mais reconhecidas e queridas da poesia costarriquenha contemporânea. O trabalho que ela desenvolveu através da formação em universidades e oficinas é fundamental. Sua trajetória literária, sua sensibilidade e sua contribuição contínua para a cultura nacional a convertem em uma figura de grande relevância dentro das letras costarriquenhas.

Ela dedicou sua vida à escrita, à docência e à reflexão poética, e sua obra faz parte essencial do panorama literário do país. Por isso, o fato de ela ler e comentar meu primeiro romance teve um significado profundamente emotivo e simbólico. Sua visão não apenas trouxe uma leitura sensível e generosa da obra, mas também acompanhou esta estreia a partir de um lugar de experiência, autoridade literária e proximidade humana. Para mim, sua presença representou uma espécie de boas-vindas ao gênero do romance por parte de uma escritora admirada, uma autora cuja palavra tem peso, memória e uma enorme legitimidade dentro da literatura costarriquenha.

Carlos Javier Jarquín

Voltar

Facebook




Christian Tămaș

Cristina Rhea

‘Entrevista com o escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș’

Logotipo da seção Entrevistas ROLianas
Logotipo da seção Entrevistas ROLianas

“O que me preocupa, na verdade, é a busca por um caminho de retorno do ser humano às suas realidades e valores últimos, cada vez mais sufocados pela arrogância megalomaníaca do homem contemporâneo.” (Christian Tămaș)

Crhistian Tamas - Arquivo pessoal
Christian Tămaș – Arquivo pessoal

Queridos amigos, tenho a grande alegria e a honra de dar continuidade à minha série de entrevistas na maravilhosa revista Jornal Cultural ROL, com trechos da minha entrevista com o ilustre escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș.

É escritor, filósofo, orientalista e tradutor de oito línguas estrangeiras (árabe, francês, inglês, italiano, espanhol, português, catalão e irlandês), consultor de Ciências Humanas do IBC – Cambridge (Reino Unido) e pesquisador da Universidade „Al. I. Cuza“, em Iași (Romênia), além de professor de língua e civilização árabe no Centro Cultural Árabe de Iași (Romênia).

Christian Tămaș é Doutor “Magna cum laude” em Filosofia, com a tese “Estratégias de comunicação no Alcorão”. As línguas estrangeiras nas quais atua como tradutor são: árabe, francês, espanhol, italiano, português, catalão, inglês e irlandês (celta).

Também é membro da União dos Escritores da Romênia.

Capa do livro ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013
Capa do livro ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013

A entrevista foi publicada no meu quarto livro de entrevistas, ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013).

O volume contém 32 entrevistas com 29 personalidades culturais e sociopolíticas da Romênia contemporânea, nas quais analiso diversos aspectos da vida política, socioeconômica e cultural da Romênia, bem como as formas pelas quais esses aspectos foram afetados pela ideologia comunista e pela transição para a democracia após 1989.

Os temas abordados nessas entrevistas tratam da ideia de nação romena e do destino do povo romeno nos planos cultural, social, histórico e político, analisando o processo do comunismo na Romênia, o período de transição pós-comunista e o período da monarquia constitucional romena.

Nascido em 13 de novembro de 1964, o escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș é uma personalidade única no âmbito da cultura romena.

Sua obra é abrangente e inclui: trabalhos especializados (livros); artigos e estudos; trabalhos apresentados em conferências, congressos e colóquios nacionais e internacionais; prefácios, estudos introdutórios, notas e comentários, organização e preparação de edições; traduções (livros); além de numerosos artigos, resenhas e traduções publicados em periódicos culturais romenos e internacionais.

Parte de seus trabalhos foi incluída em dicionários e obras de referência biobibliográficas de instituições internacionais especializadas (Centre for Translations and Textual Studies, Irish Research Council for Humanities and Social Sciences, Dublin, Irlanda; International Biographical Centre, Cambridge, Reino Unido; American Biographical Institute, Raleigh, Carolina do Norte, EUA).

Além disso, Christian Tămaș recebeu importantes prêmios nacionais (Prêmio da União dos Escritores da Romênia – Filial de Iași, Romênia, 2008; Prêmio de Tradução do Festival Internacional „Lucian Blaga”, Alba Iulia, Romênia, 2011) e internacionais (Prix Na‘man, Beirute, Líbano, 2007; Medalha de Ouro por Excelência Intelectual, Lima, Peru, 2012).

Sempre que nos encontramos, tive o mesmo sentimento: o de que qualquer diálogo com Christian Tămaș é único e, depois de apenas alguns minutos de conversa, transforma-se em um verdadeiro colóquio espiritual, no qual você, como ouvinte, assiste, mudo de assombro, à essência conflituosa/benéfica dos temas mais debatidos do mundo contemporâneo: o mundo árabe, o cristianismo, o espaço ocidental, os horizontes transcendentais, a sacralidade, a modernidade, a comunicação religiosa, a condição humana, o neopaganismo contemporâneo, a ideologia, a sociedade pluralista, a hegemonia mundial, o comunismo e o capitalismo.

Convido vocês a lerem trechos da entrevista a seguir, realizada em 2013, na qual analisamos grande parte desses temas fundamentais do mundo contemporâneo.

Rh. C.: O intelectualidade romena corre atualmente o risco de ser eliminada do cenário social e político da sociedade?

Ch. T.: A intelectualidade romena, infelizmente, já foi eliminada dos cenários aos quais o senhor se refere. E aqui me refiro ao verdadeiro intelectual, não àquele que possui um diploma de ensino superior. Mas isso é uma consequência natural da falta de clareza e de visão que a sociedade romena enfrenta em seu conjunto. E isso, por sua vez, é consequência do choque representado pela Revolução de 1989, uma mudança brusca e radical de uma maneira de compreender o mundo, por assim dizer, para outra, diametralmente oposta. Mais ou menos como na história de Abu Hasan, que certa manhã acordou califa.

Em nosso país, o comunismo deixou marcas profundas, por meio de uma “nivelização pela base” da sociedade, da destruição sistemática da individualidade e do deslocamento da atenção desta para a comunidade — mas não de uma comunidade entendida como o conjunto das individualidades de seus membros, e sim como uma multidão amorfa. É claro que os outros povos da Europa Central e Oriental que compartilharam nosso destino também passaram por isso, mas a tradição e a experiência pré-comunistas às quais me referi em determinado momento fizeram com que as sequelas do totalitarismo assumissem uma gravidade diferente em cada caso.

Ora, se o intelectual tem seu lugar (e sua razão de ser) no seio da comunidade, ele se torna um elemento negligenciável aos olhos de pessoas manipuladas e impedidas de desenvolver plenamente sua individualidade.

Rh. C.: O que significa o tipo de pesquisa científica que o senhor propunha, em 2013, no plano europeu e mundial?

Ch. T.: Não saberia dizer o que isso significa. Poderia, entretanto, dizer para onde ela se dirige: para o conhecimento da realidade do “outro”, tal como ela é, sem distorções nem preconceitos, com o objetivo de estabelecer uma base para o diálogo e a compreensão entre os seres humanos. É para isso que se voltam minhas preocupações e pesquisas das últimas décadas, não apenas desde 2009, ano de minha chegada à Universidade “Alexandru Ioan Cuza”, em Iași, e é também para isso que continuarão voltadas no futuro.

O que me preocupa, na verdade, é a busca por um caminho de retorno do ser humano às suas realidades e valores últimos, cada vez mais sufocados pela arrogância megalomaníaca do homem contemporâneo, para parafrasear o filósofo espanhol Milán-Puelles, que nos torna prisioneiros de uma autossuficiência cada vez mais desprovida de horizontes transcendentais.

Sinto que essa é a missão que me foi confiada e que me esforço para levar a bom termo, dentro das minhas possibilidades.

Rh. C.: Quais são as diretrizes que definem e a situação profissional do escritor/pesquisador romeno? Um bastardo da Europa? A elite intelectual europeia?

Ch. T.: É difícil definir as diretrizes que caracterizam o escritor ou pesquisador romeno. Isso depende de cada indivíduo, de seu horizonte, de seus ideais e dos objetivos concretos que estabelece para si. Em essência, elas são — ou deveriam ser — as mesmas de todos os escritores ou pesquisadores do mundo.

Em uma sociedade normal, plenamente “estruturada”, depende em grande medida dele tornar-se um “bastardo” ou um membro da “elite” intelectual de um país ou de um continente. Depende dele e da maneira como sabe compreender e assumir a missão que lhe cabe neste mundo.

Quanto à sua situação profissional, ela está longe de ser invejável, pois parece que, em nosso país, se confirmam as palavras do Salvador, que dizia que “ninguém é profeta em sua própria terra”. A falta de transcendência de nosso universo interior e exterior nos dota, enquanto sociedade, de umas formidáveis viseiras que nos impedem de enxergar além do estreito campo de visão que nos é imposto. Daí também a crescente falta de apetite por tudo aquilo que significa cultura e educação.

Rh. C.: O comunismo tentou minar a identidade cultural da Europa Oriental. O que a Romênia trouxe de novo e o que preservou, nesse espaço geográfico, especialmente no que diz respeito à cultura?

Ch. T.: Em primeiro lugar, não acredito que se possa falar de uma identidade cultural stricto sensu da Europa Oriental anterior ao comunismo. Os povos dessa região provêm de duas vertentes da espiritualidade e, consequentemente, da cultura cristã: a católico-protestante, de um lado, e a ortodoxa, de outro, que evoluíram de maneiras bastante diferentes.

O comunismo procurou minar, ideologicamente falando, as características dos povos sobre os quais estendeu seu domínio, tentando nivelar as diferenças sob as esteiras do totalitarismo, mas não conseguiu. Os povos dessa região da Europa permaneceram os mesmos, assim como suas mentalidades.

É difícil dizer o que a Romênia trouxe de novo. Quanto ao que preservou, manteve suas tradições e sua língua, que somente agora correm o risco de se perder. É um paradoxo, sem dúvida, mas apenas aparentemente. A falta de liberdade, em seu sentido absoluto, destrói as almas; a liberdade as rouba.

Rh. C.: A escola romena tem futuro?

Ch. T.: Qualquer discussão a respeito da “Escola romena” (que não consigo deixar de comparar, quase por reflexo, com a situação da educação nos demais países europeus) me faz pensar em uma pintura do artista alemão do século XVI, Hans Baldung Grien, intitulada “As Três Idades do Homem”.

Ali, à esquerda, aparece uma mulher nua, jovem e bela — a “escola” europeia, na minha visão, ou a “escola” como ela deveria ser —, enquanto, no centro, aparece uma mulher também nua, mas enrugada e descarnada, cujos ossos são mantidos unidos apenas pela pele; atrás dela está a morte, olhando por cima de seu ombro: a “escola” romena e seu futuro. É a resposta mais direta que posso lhe dar.

Rh. C.: Qual é a importância da cultura do Leste para a Europa?

Ch. T.: É muito importante, pois reflete as mentalidades, as ideias e as tradições de povos que sempre fizeram parte desse espaço cultural, que professaram a mesma religião cristã, compartilharam os mesmos tipos de valores e enfrentaram ameaças comuns ao longo da história.

Apesar dos conflitos de todos os tipos e das duas guerras devastadoras do século passado, a Europa, seja Ocidental ou Oriental, do ponto de vista espiritual ou ideológico, sempre constituiu uma comunidade circunscrita ao mesmo espaço interior que seus povos foram destinados — ou condenados — a administrar da melhor maneira que conseguiram.

Rh. C.: Em que consistiu o naufrágio do regime comunista na Romênia? Foi semelhante ao dos países da Europa Oriental? Quais são atualmente os grandes sofrimentos do povo romeno e os perigos que a Romênia enfrenta (no plano europeu e mundial — refiro-me sobretudo às alianças político-econômicas e à invasão da religião na vida da sociedade)?

Ch. T.: O comunismo foi, desde o início, uma utopia no sentido mais pleno da palavra e, por isso, fracassou tanto na Romênia quanto nos demais Estados europeus. E as causas de seu naufrágio foram mais ou menos as mesmas. Talvez tenham diferido apenas as nuances, não a essência.

O grande fracasso do comunismo, que também provocou sua queda, foi o econômico, fato que desencadeou uma reação em cadeia. O rebanho, se não recebe alimento, dispersa-se.

Quanto aos sofrimentos do povo romeno, sobretudo no plano europeu, acredito que eles gravitam em torno de uma crise de identidade. A velocidade das mudanças na Europa nas últimas duas décadas talvez seja um pouco rápida demais para nós, acostumados, quase geneticamente, a outro ritmo e a outra maneira de vivenciar a passagem do tempo.

Quanto aos perigos determinados pelas alianças político-econômicas, eles são os mesmos que dizem respeito aos nossos aliados: crises econômicas, conflitos internacionais…

O maior perigo vem de dentro, de nós mesmos, por assim dizer, da falta de coerência que marca nossas ações. Esse é o maior perigo que se manifesta, em um nível mais elevado, por meio da crise de identidade mencionada anteriormente.

E ele não está relacionado a uma invasão da religião na vida da sociedade, mas, ao contrário, ao seu afastamento ou, melhor dizendo, ao fato de a religião estar sendo empurrada para as margens da sociedade. A invasão à qual você se refere é apenas aparente e está relacionada, na melhor das hipóteses, a aspectos formais, ritualísticos, e não às essências. A exacerbação do ritualismo no âmbito de uma religião constitui um sinal clínico de sua morte.

A presença da religião na vida de uma sociedade, seja aqui ou em qualquer outro lugar, não diz respeito ao que você faz quando vai à igreja, mas ao que faz fora dela; em outras palavras, à maneira como você entende que deve viver efetivamente aquilo que professa.

Rh. C.: O que os seres humanos representam para o senhor? Eles nascem necessariamente com alma e consciência?

Ch. T.: O ser humano é uma criação de Deus, de quem recebe tanto a alma quanto a consciência. Ele nasce, portanto, bom, com alma e consciência, que conserva até o fim de sua existência. O que acontece com ele ao longo de sua existência terrena depende, em ordem cronológica, em grande medida, de uma série de fatores sociais presentes em seu entorno imediato, que condicionam seu desenvolvimento: os pais, os educadores, os amigos, a sociedade.

Por ser uma criação de Deus, assim como eu também sou, o ser humano é meu semelhante, é uma alteridade na qual eu me reconheço.

Uma entrevista realizada por Rhea Cristina. Qualquer uso do conteúdo desta entrevista implica citar a fonte e requer o consentimento prévio por escrito de Rhea Cristina. Todos los derechos reservados © Rhea Cristina, www.cristinarhea.wordpress.com  

Rhea Cristina

Voltar

Facebook